Decoração

Pantone: 5 formas de incorporar as cores do ano na sua decoração

5 formas de incorporar as cores do ano na decoração da sua casa

Desde 2000, que o Pantone Color Institute revela todos os meses de dezembro qual será a cor do ano. Uma escolha que afeta tendências de várias indústrias como a moda, a cosmética e claro, a decoração. Em 2021 tivemos o privilégio de contar, não com uma, mas com duas cores de destaque: Illuminating, um amarelo vibrante, e Ultimate Gray, um cinza neutro que contrasta com a vivacidade do primeiro tom.

Na altura da revelação das eleitas Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute, disse que “A seleção de duas cores independentes destaca como os diferentes elementos se unem para expressar uma mensagem de força e esperança, que é duradoura e edificante, transmitindo a ideia de que não se trata de uma cor ou de uma pessoa, mas de mais do que uma”. Estamos a pouco mais de três meses da revelação de qual será a cor de 2022, mas nunca é tarde de mais para fazer mudanças e seguir tendências. Ainda vai a tempo a de incorporar estes dois tons na sua decoração e o Imovirtual explica-lhe como:

Leia também: A cromoterapia: como escolher as cores para a sua casa

Troque de sofá

Talvez até precise de trocar o seu sofá por um novo, mais confortável e esta seja a desculpa perfeita para apostar numa peça de mobiliário mais arrojada e fora da caixa. Se não estiver disposto a desfazer-se do seu atual sofá, pode sempre dar-lhe uma nova vida, mudando as capas para adicionar alguma cor à sua divisão. Claro que o resto da decoração teria de ser ajustada para ficar em sintonia com esta peça de destaque. Por isso, se não estiver disposto a esse trabalho, já referimos que há uma segunda cor do ano? Pois é, um sofá no tom Pantone Ultimate Gray seria perfeito para os amantes de decoração mais neutra e sofisticada.

Alegre a sua cozinha

Alguma vez ouviu a frase “o segredo está nos detalhes?”. Pois é, não precisa de muito para dar um ar de sua graça à sua cozinha – mas se quiser fazer obras mais profundas, estamos sempre a favor de mudanças. Pode dar uma nova cara ao espaço adicionando as cores do ano da Pantone nos pequenos detalhes e lembre-se: não há que ter medo de arriscar no amarelo. Se os seus eletrodomésticos forem em tons cinza tanto melhor: embora possam não corresponder exatamente à cor do ano, encaixaram perfeitamente nesta junção. Estas são algumas sugestões do que pode fazer para alegrar a sua cozinha:

  • Pintar os vasos de plantas;
  • Investir num corredor de mesa em tons amarelos;
  • Mudar as ilustrações penduradas no frigorífico para as desenhos e frases nas cores do ano;
  • Alterar os rótulos da prateleira das especiarias;
  • Dar largas à imaginação, pintando as cadeiras de amarelo;
  • Apostar num jogo de toalhas de mãos e panos de cozinha a condizer com o tom Illuminating;
  • Substituir o seu antigo conjunto de utensílios pretos por um em tons amarelos;
  • Trocar as suas cerâmicas por peças nas cores do ano.

Inspiração: 9 sugestões de cozinhas

Crie uma parede de destaque

Uma parede de destaque pode ser criada recorrendo a vários tipos de material: tinta, azulejos, cimento, papel de parede, quadros, são alguns deles. Todos estes exemplos permitem-lhe incorporar as cores do ano da Pantone, sendo uns mais fáceis de conseguir que outros. Dependendo da divisão em que pretenda criar a sua parede de destaque e a dimensão do espaço deve definir aquele que melhor se adapta às suas necessidades – assim como a cor. Qual das duas será a melhor para o hall de entrada? E para a sala de estar?

Aposte em mantas, almofadas, tapetes e edredons

Uma dica que pode ser aplicada tanto nos quartos como na sala de estar é a da troca dos têxteis. Basta trocar as capas das almofadas, edredons e investir em novas mantas para dar outra dimensão ao espaço. Se for adepto de carpetes e tapetes, considere colocar na sua sala de estar ou mesmo por baixo da sua cama para aumentar a sensação de conforto. E lembre-se: o melhor será misturar o tom amarelo com alguns detalhes cinzentos para assim melhor incorporar as cores do ano da Pantone na sua decoração.

Mude os cortinados

Se está a ponderar em adquirir um sofá amarelo para a sua sala, talvez seja demasiado comprar cortinas para fazer pandam. Mas se não estiver disposto a fazer tal investimento, esta é uma mais uma das soluções para poder incorporar a cor do ano da Pantone Illuminating na sua decoração. Claro que pode sempre mudar as suas cortinas para um tom mais escuro, mas isso irá criar uma ideia errada do espaço e bloquear a luz natural da sua habitação. Por isso, porque não comprar uns cortinados amarelas para alegrar o seu dia.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 08 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo