Lifestyle

6 dicas para trabalhar as suas plantas ou jardim

É conhecido o gosto por plantas de muitas pessoas, que, no entanto, não têm muito tempo livre e, por vezes, conhecimentos suficientes para se dedicarem como gostavam a essa paixão. Ter um jardim bonito dá trabalho, mas pode ser atenuado, para além de que é uma excelente terapia para os tempos agitados que vivemos.

Para quem é um iniciante nos temas da botânica de interiores e tem o sonho de ter uma casa com uma área verde generosa, as dúvidas são quase sempre as mesmas. Mas há poucas dicas fundamentais para cuidar de plantas e, acima de tudo, saber adaptar o espaço que se tem em casa, ao ambiente, à luz e, claro, às próprias plantas que se escolhe.

Apesar de ser uma tarefa, por vezes, trabalhosa, há formas de a tornar mais fácil e simples. Nesse sentido, deixamos algumas dicas para viver essa paixão pelas plantas de forma a conseguir um jardim a seu gosto, usando o (pouco) tempo livre que tem.

Para começar deve observar bem o terreno. Deve fazer-se um primeiro reconhecimento exaustivo do local e uma revisão geral, aproveitando para fazer uma observação atenta ao que o rodeia para fazer rapidamente um diagnóstico.

De seguida, deve avaliar-se as necessidades de rega. Tocar no substrato ou pegar nos vasos para aferir o peso é uma boa forma de reconhecer o estado de seca das plantas. Se os vasos estiverem leves é certo que terão poucas reservas de água.

Por outro lado, deve manter-se sempre o jardim limpo. Usando uma vassoura de jardim ou a um aspirador/soprador, deve retirar-se todos os resíduos como palhas, ramos, folhas, frutos caídos, papéis e outros detritos. Isto é suficiente para manter a boa imagem e não deixar que o jardim tenha aspeto de abandonado.

No caso de o seu jardim ser na forma de vasos, deve ter-se especial atenção à quantidade de água. Ou seja, deve assegurar-se que não só as plantas não têm falta de água, mas também que não se encontram encharcadas. A morte das plantas é mais frequente por excesso do que por falta de rega.

Retirar o material murcho é outra ação essencial. Com uma tesoura de podar, corte as flores, as inflorescências e os frutos que se encontram murchos ou que já estão podres. Esta operação é também eficaz como ação de poda que provoca novas florações na maioria dos casos.

Neste sentido, deve ainda ter um absoluto controlo sobre as ervas daninhas, usando um herbicida amigo do ambiente ou fazendo-o mesmo manualmente.

Por fim, deve ter-se em atenção alguns cuidados para que as plantas possam desenvolver-se harmoniosamente.

Assim, não se deve colocar as plantas demasiado perto das janelas e muito expostas ao sol direto, nem tão pouco demasiado próximas de aparelhos de ar condicionado ou de aquecedores. Por outro lado, deve ter-se em atenção as dimensões dos vasos, pois vasos demasiado pequenos ficam praticamente ocupados pelas raízes, enquanto vasos muito grandes acabam por reter água a mais para as necessidades da planta.

Ultima actualização: 18 outubro 2020
Botão Voltar ao Topo