Imobiliário

Como criar um escritório em casa eficiente

Como criar um escritório em casa eficiente

No último ano o teletrabalho foi implementado à larga escala em todo o mundo. Para muitos foi a notícia por que esperavam há anos, mas para outros tornou-se um desafio. Muitas casas não estão preparadas para ter um escritório equipado como nas empresas e isso pode influenciar diretamente a produtividade do trabalho. Saiba como criar um espaço de trabalho em casa eficiente, para ser o próximo funcionário do mês!

O espaço

escritório em casa na sala

O local onde vai criar o seu escritório depende das áreas que existem na sua casa, se tem um quarto de arrumações livre é a altura ideal para o transformar. Se vive numa casa mais pequena sugerimos que encontre um cantinho onde se consiga concentrar melhor, seja ele no quarto, na sala ou na cozinha.

Evite criar o “escritório” numa área em que costuma passar a maior parte do tempo, se for o caso da sala e não tiver outra alternativa, vire a mesa numa direção diferente do sofá. De outra forma vai ser mais difícil desconectar e tornar-se mais eficiente.

Se utilizar a mesa de jantar como secretária, certifique-se de que no final do dia arruma todos os materiais de “escritório”.

Iluminação

escritório em casa com iluminação natural livros e plantas

Se for possível opte por um local com maior incidência de luz solar. Uma boa iluminação natural torna o ambiente mais agradável e evita gastos de luz em excesso.

As lâmpadas que escolher devem ser brancas e preferencialmente LED, para além de emanarem mais luz do que as amarelas, mantém-nos mais despertos. A luz amarela é relaxante e no momento do trabalho não é a ideal.

É importante que a luz fique de frente para si, se ficar nas costas vai criar sombras e um ambiente escuro. É importante que a área esteja o mais iluminada possível para conseguirmos escrever, ler e procurar papéis que sejam necessários.

Materiais essenciais a ter no escritório em casa

escritório em casa com arrumação para arquivos, um secretária espaçosa e uma cadeira ergonómica

O mais importante de trabalhar em casa é ter o máximo de conforto possível, tal como se estivesse no escritório. O desconforto provoca distração, que retira produtividade ao seu trabalho.

  • Uma boa mesa: a mesa ideal para trabalhar deve ter 120×70 cm. Deve ter espaço para o seu computador, para cadernos, folhas e todos os materiais que necessita no seu local de trabalho.
  • Uma cadeira confortável. A postura que tem durante o trabalho é muito importante. Se estiver numa cadeira em que não se sinta bem, vai começar a sentir dores de costas e a perder o foco de trabalho. Não precisa de ser uma cadeira muito cara, basta uma cadeira ergonómica.
  • Organizadores de escritório. Evite a desorganização ao colocar todos os documentos em caixas ou capas.
  • Um aquecedor ou uma ventoinha. Trabalhar com muito frio ou muito calor não é confortável e é mais uma fonte de distração. Muitas casas em Portugal não estão adequadamente equipadas para enfrentar o frio, por isso, um aquecedor a óleo ou um aquecedor termoventilador podem ser soluções mais baratas e imediatas para os dias mais frescos.

Cor 

escritório em casa decorado com cores claras, quadros e arrumação

As cores interferem diretamente na concentração e no humor. Escolha as cores que mais gosta. As cores mais claras, como o branco ou tons pastel, dão a sensação de espaço e tranquilidade. Cores mais vibrantes, como o vermelho e cor de laranja, são estimulantes. Adapte também consoante a sua personalidade, se for mais nervoso opte pelos tons claros.

 

As plantas são as nossas melhores amigas 

escritório em casa decorado com plantas e flores

Criar um escritório com plantas pode ajudar a diminuir o stress e a aumentar a produtividade. E se vive numa cidade torna-se ainda mais fundamental adicionar elementos naturais ao seu local de trabalho. As plantas ajudam a reduzir as toxinas do ambiente, criando um escritório não só mais eficiente e confortável, como limpo.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 11 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo