Decoração

As melhores dicas para escolher organizadores de gavetas

As melhores dicas para escolher organizadores de gavetas

Uma decoração bem-sucedida passa não só por ter espaços harmoniosos e bem planeados com todo o tipo de móveis, quadros e peças decorativas a condizer. Também deve existir uma forte componente de organização que lhe permita manter os ambientes ordenados, transmitindo sensações de paz e conforto e afastando-se do caos que a desorganização visual tem tendência a criar. Claro que esta máxima se estende ao interior dos seus móveis, para garantir que consegue navegar pelos seus pertences sem qualquer tipo de restrição.

Uma casa arrumada e organizada influencia o seu estado de espírito e se não conseguir encontrar determinado objeto no meio da confusão dos seus armários isso vai ter repercussões no seu humor. Assim sendo é importante manter tudo organizado e uma boa forma de adjudicar zonas e manter no mesmo sítios os objetos do mesmo é tipo é utilizar organizadores de gavetas. Tal como o nome indica são próprios para gavetas mas nada o impede de os utilizar também em estantes ou armários. O segredo está no tipo de organizador: há uns que se adequam melhor a móveis fechados e outros a móveis abertos.

Podem ser utilizados em todo o tipo de divisões: quarto, closet, sala de estar, cozinha, garagem, casa de banho, ajudando a minimizar o número de itens que tem em casa e a controlar o seu consumo. Consegue encontrá-los em vários tamanhos, formas e materiais, sendo que uns são logicamente mais caros que outros – geralmente o preço varia consoante o tamanho e o material do organizador. E porque sabemos que nas lojas de decoração especializadas existem vários tipos de organizadores, o que pode dificultar a sua escolha, reunimos neste artigo algumas dicas para eleger os organizadores certos e explicamos como pode tirar melhor partido destes pequenos salva-vidas.

Leia também: Closet: como o manter organizado

Faça um plano

Parece óbvio, mas há quem ainda negligencie os espaços que pretende organizar por falta de planeamento. A chave para uma organização bem-sucedida é analisar tudo até ao mais ínfimo pormenor. Falamos essencialmente das medidas das suas gavetas. Hoje em dia há muitos móveis que apresentam um padrão standard, mas também é muito natural que tenha aí por casa mobílias que fujam aos valores normais por se tratarem de peças feitas à medida. Por isso é importante agarrar numa fita métrica e anotar o comprimento, largura, altura e profundidade dos espaços que pretende organizar. Deve também estipular o orçamento máximo para este projeto e fazer uma pesquisa pelas lojas para ver o que irá encontrar, como por exemplo o IKEA, o Espaço Casa, a hôma, a Loja Viva ou o Leroy Merlin.

Escolha os organizadores segundo o local a pôr em ordem

As casas são todas diferentes uma das outras, tal como as famílias que habitam nelas. Nem toda a gente tem o mesmo tipo de necessidades, por isso na hora de ir comprar os seus organizadores é importante ter em mente o local a pôr em ordem. Madeira, metal, acrílico e tecido são alguns dos materiais mais utilizados pelos organizadores de gavetas. Existem um sem-fim de opções desde os cestos, às caixas, passando pelos organizadores de roupa e de maquilhagem. Imagine que o seu projeto é uma casa de banho para as crianças: certamente que será mais conveniente escolher organizadores transparentes que facilitem a procura pelos itens pretendidos. Da mesma forma deve considerar organizadores opacos (como cestos de madeira) para as divisões com armários abertos, evitando que seja visível o seu conteúdo.

Não se esqueça dos rótulos

Esta é dica é especialmente útil nos casos em que não é possível visualizar o conteúdo dos organizadores. Deve adicionar rótulos para que nunca perca o fio à meada e saiba sempre encontrar aquilo que procura.

Faça divisões por categorias

Não adiante investir em organizadores de gavetas se o seu objetivo não for criar um sistema coerente. Exemplificando, não faz sentido nenhum misturar os seus produtos de higiene com a sua roupa ou os talheres com as panelas e tachos. Assim sendo é importante que atribua a cada organizador uma categoria e que se comprometa a manter o sistema diariamente a fim de evitar a desordem.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Veja também

Ultima actualização: 16 maio 2022
Botão Voltar ao Topo