Finanças

Dicas para poupar na conta do supermercado

Dicas para poupar na conta do supermercado

Se há conta que pesa no orçamento mensal dos portugueses é a do supermercado, sendo provavelmente a maior fatia de despesa das famílias portuguesas. Esta é uma realidade que não é recente, mas que nos últimos meses tem sido mais premente: como consequência do conflito entre a Ucrânia e a Rússia temos vindo a assistir a um aumento a pique dos preços dos bens de consumo essenciais e da energia, particularmente o preço dos combustíveis. Segundo dados revelados pela TVI, Portugal é neste momento um dos países europeus com maior inflação, sendo que no mês de abril atingiu os 7,2%, o número mais elevado dos últimos 29 anos.

Contas feitas a fatura acaba sempre por sair mais elevada no bolso dos portugueses que agora necessitam de fazer ainda mais contas à vida. Exemplificando, se antes conseguia adquirir um pacote de farinha de marca branca por apenas 0,40€, agora o preço marcado nas prateleiras do supermercado é mais do dobro. Um aumento demasiado pesado que é paralelo a todos os tipos de alimentos.

Não existe previsão para os preços baixarem, pelo que a solução passa por um ajuste do orçamento familiar. E foi a pensar nesta situação que reunimos neste artigo algumas dicas para o ajudar a poupar na conta do supermercado. Ora veja.

Pode interessar-lhe: Perguntas e respostas sobre Fundo de Emergência

Faça uma lista de compras

Ter uma lista de compras é fulcral para quem pretende poupar algum dinheiro na compra do supermercado. Esta prática facilita imenso a sua vida na altura de fazer as suas compras já que saberá ao certo os alimentos que estão a faltar na sua casa. Claro que a par de uma boa lista de compras também necessita de ter algum controlo para não comprar alimentos desnecessários. Um capricho de vez em quando não faz mal, mas para que esta solução funcione deve restringir-se áquilo que tem na sua lista de compras.

Planeie as suas refeições semanais

Se por um lado é importante inventariar os alimentos que tem por casa e aqueles que necessita de adquirir no supermercado, por outro é também importante fazer um planeamento de forma atempada das suas refeições da semana. Isto vai facilitar a sua próxima ida ao supermercado, além de possibilitar a limitação dos gastos. Terá de ser mais criativo na sua cozinha e utilizar os alimentos que já tem à mão para não acabarem no caixote do lixo por conta da aproximação do fim do prazo de validade.

Procure por promoções

Todos os supermercados disponibilizam semanalmente o seu folheto de promoções, seja via papel ou digital. É importante estar sempre de olho à baixa dos preços dos seus artigos favoritos a fim de poupar alguns euros. Não se esqueça de aproveitar para fazer compras estratégicas de alimentos que necessita ter sempre em casa, restringindo-se aos bens essenciais.

Aposte nos produtos de marca branca

São igualmente bons e oferecem uma boa relação qualidade-preço em comparação com os produtos de marca. Há cada vez mais produtos de marca branca nas prateleiras dos hipermercados portugueses. Todos os meses as grandes cadeias retalhistas lançam novidades a preços aliciantes e amigos da carteira, oferendo assim linhas de produtos de marca própria cada vez mais completas. Aos comprar produtos de marca branca estará a poupar vários euros a longo prazo, sem sacrificar as suas necessidades.

Compare os preços

Os valores dos alimentos mudam consoante cada retalhista. Por isso é muito importante que antes de fazer qualquer tipo de investimento proceda a uma análise comparativa dos produtos em vários supermercados. Terá de fazer algumas contas para determinar que superfície comercial lhe oferece os preços mais aliciantes.

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Finanças

Ultima actualização: 15 maio 2022
Botão Voltar ao Topo