Otimize o espaço da sua garagem

27 março 2021

De Maria Luísa

Otimize o espaço da sua garagem

A garagem é aquela divisão da casa que junta uma miscelânea de coisas num espaço que foi concebido apenas para guardar o carro. Se por um lado esta situação até se verifica para quem vive em ambiente de apartamento ou condomínio privado, por outro quem vive numa moradia e dispõe de uma garagem inteira tende a acumular muita tralha e a não fazer o melhor uso do espaço. Ou por outro lado, a limitar-se a fazer uso dela para guardar o carro e a não aproveitar um espaço que poderia servir para muita coisa.

Encontre aqui as moradias com garagem à venda no Imovirtual

Porém, dependendo do tamanho da garagem e do seu carro, pode criar uma área multifuncional harmoniosa, que simultaneamente acondicione os seus pertences, o seu veículo e algum dos seus hobbies. Confira as nossas dicas para organizar a sua garagem e descubra que tipo de espaços pode criar nela.

 

Seleção e limpeza

garagem limpa e arrumada

Ao pensarmos numa garagem, associamos a mesma a um local sujo e desorganizado. Mas não tem de ser assim. O primeiro passo para ter uma garagem otimizada e multifuncional é livrar-se de algumas das “tralhas” e fazer uma limpeza. Deite fora, doe ou ofereça a amigos e familiares aquilo que já não precisa ou que não usa. Por exemplo, pode dar uma nova casa aquelas 3 bicicletas pequenas que já não servem aos seus filhos ou à coleção de revistas de culinária que já não o inspiram para cozinhar e só ocupam espaço. Mantenha apenas aquilo que é essencial, que lhe traga algum tipo de memórias ou que algum dia pode vir-lhe a fazer falta. Se precisa de alguma inspiração para aplicar as técnicas de seleção e escolha experimente ver uma das séries da Netflix sobre organização.

 

Prefira uma arrumação vertical

garagem com carro tapado e prateleiras de arrumação

Depois de escolhidas as “tralhas” que pretende manter, opte por armazená-las sob a forma de arrumação vertical. As caixas plásticas transparentes são ótima solução para dividir os itens por secção e para criar este tipo de organização, empilhando-as umas em cima das outras. Além de serem económicas e fáceis de encontrar em qualquer loja, existem em diversos tamanhos o que possibilita o armazenamento de um grande número de objetos. Para ser mais fácil de ser orientar no meio de tantas caixas, pode criar rótulos com o nome dos itens/secções e na hora de montar a sua arrumação vertical, vire-os todos para o mesmo lado para uma fácil visualização.

Se pretender um método esteticamente mais apelativo para armazenar as suas coisas, pode sempre optar por prateleiras ou estantes com opção de arrumação fechada. Trata-se de uma opção mais cara, e que exige montagem, logo, mais tempo para despender, e que cujo espaço para armazenamento pode variar consoante o tipo de móveis escolhidos. Tenha em atenção que se optar por este método de armazenamento terá de fazer uma seleção de itens muito maior. Apesar das suas condicionantes, trata-se de uma opção a considerar, especialmente se a parte estética for um ponto importante no seu dicionário. É que ao adicionar prateleiras ou estantes à sua garagem ao invés de caixas, irá criar uma estética muito mais limpa e apelativa, desmistificando a ideia de que a garagem é um depósito de “tralhas”.

Considere o tamanho das áreas

garagem vazia

A principal função da garagem é logicamente a de acondicionamento de um ou mais automóveis. Por isso, na hora de ajudicar novas funções a esta divisão, deve ter em mente as dimensões da mesma e o qual o espaço reservado a cada finalidade. Comece por assegurar a medida da área para guardar o carro e só depois as medidas para a arrecadação de coisas e para espaço extra, que eventualmente poderá dar lugar a um local de prática de um hobbie.

 

Os hobbies que pode praticar na sua garagem

homem a fazer exercício na garagem

Para tornar a garagem num espaço verdadeiramente multifacetado pode criar um espaço dedicado a um dos seus hobbies. A escolha dependerá certamente das suas preferências pessoais, mas podemos assegurar que o local onde guarda o seu carro é simultaneamente um bom sítio para instalar um escritório para trabalhar ou mesmo para gerir o seu negócio. A garagem também é um ótimo local para: montar uma sala de cinema; construir um mini-ginásio e um estúdio de dança; criar um atelier de pintura, escultura ou bricolagem; ter uma oficina para automóveis; estruturar uma sala de jogos ou um estúdio improvisado para gaming; construir um circuito de obstáculos para a prática de skate ou patins. Estas são algumas das opções, mas é claro que muitas mais há, tudo depende da sua imaginação.

Incorpore itens decorativos   

homem a arranjar bicicleta numa garagem com papel de parede industrial

Quem disse que não podia decorar a sua garagem estava muito enganado. Considere aplicar um papel de parede resistente e com um design apelativo para dar outra imagem à divisão e acompanhe o tema do mesmo com peças chamativas e singulares. Por exemplo, quadros e ilustrações a decorarem as paredes, lâmpadas decorativas a iluminarem a atmosfera, plantas artificiais para criar tranquilidade. As possibilidades são infinitas e a suas escolhas podem retirar inspiração do espaço que adjudicou ao seu hobbie. Lembre-se que a garagem é uma divisão como outra qualquer e que apesar de ser uma divisão multifuncional, pode sempre dar um toque e brilho com um design mais arriscado e edgy para a tornar mais integrante.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre 'Decoração' do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 14 julho 2021

Partilhar