Decoração

Tudo sobre as mezzanine

Tudo sobre as mezzanine

Alguma vez ouviu falar das mezzanine? Trata-se de um estrangeirismo de origem francesa, derivado do italiano, que define uma plataforma circulável e elevada em relação ao pavimento de uma divisão, ligada por uma escada de acesso, cujo objetivo é aumentar a área habitável. Por outras palavras, trata-se de um piso adicional criado num certo local da casa – sala ou quarto, geralmente. As mezzanine são normalmente instaladas sobre pilares ou vigas apoiadas em paredes, existindo também a alternativa de serem suspensas.

Antigamente, esta estrutura era muito associada aos armazéns de tetos altos, tendo por isso um caráter industrial. No entanto, as mezzanine podem ser utilizadas como uma forma elegante de otimizar o espaço de apartamentos ou moradias pequenas, desde que os seus tetos sejam ligeiramente elevados. De outra forma, não conseguirá instalar uma estrutura deste género, que necessita de áreas com pelo menos de 4 metros de altura.

Pode interessar-lhe: 6 países e os seus estilos de decoração

No fundo, podemos dizer que as mezzanine são uma ótima solução para tornar habitações de teto alto em espaços mais acolhedores e imersivos, já que o piso extra oferece uma maior profundidade e substância. Esta também pode ser uma boa alternativa para quem pretende aumentar a área útil das divisões de uma forma mais rápida e simples, já que a sua instalação não obriga à execução de obras de alteração da estrutura principal da casa. E para quem pretende livrar-se da desordem visual, saiba que esta solução ajuda a criar mais arrumação, e consequentemente, mais harmonia nos espaços.

exemplo de mezzanine

Exemplo de uma mezzanine transformada em biblioteca.

É muito comum que o espaço adicional de uma mezzanine, sirva para acomodar um novo canto de leitura, um ginásio, um escritório ou ate mesmo uma cama num quarto de crianças. Tudo depende do formato que escolher: um mezzanine aberto adapta-se particularmente bem às áreas pequenas, criando uma ilusão de grandeza. Já os mezzanines fechados oferecem privacidade, o que até permite a criação de uma casa de banho.

De um modo geral, as estruturas podem ser construídas em cimento, madeira ou ferro, mas existem modelos que permitem a desmontagem do piso extra. Há também que opte pelo vidro, evoca pureza e espaço, conferindo amplitude ao espaço, já que permite que a luz seja filtrada no mezzanine, integrando-o visualmente na decoração de forma eficaz. De um modo geral, são estruturas seguras, devendo ser projetadas consoante o tamanho das divisões da casa e o peso daquilo que irão suportar, para assim não existir risco de colapso ou impacto nas paredes de suporte.

mezzanine numa sala de estar

As mezzanine podem ser utilizadas em divisões como a sala de estar ou o quarto das crianças.

Em Portugal, existem empresas de construção civil que executam este tipo de trabalho e numa pesquisa rápida pela internet, facilmente encontrará profissionais especializados, capazes de lhe oferecer um orçamento adequado às suas necessidades. Note ainda que o preço de um mezzanine é influenciado por um conjunto de fatores, como a área, tamanho e materiais a serem usados, além de, claro está, a mão-de-obra.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 18 março 2022
Botão Voltar ao Topo