Lifestyle

Guia para escolher as suas lâmpadas

Guia para escolher as suas lâmpadas

Depois de lhe apresentarmos um guia para escolher a iluminação da sua casa, no artigo de hoje vamos falar sobre lâmpadas. Isto porque são elas que estão na base de qualquer projeto de iluminação. Atualmente, existem várias opções no mercado o que pode tornar a escolha da sua nova iluminação complexa e mais confusa. A oferta varia entre tipos, potências e cores, que logicamente também influenciam o preço das lâmpadas. Note que cada modelo tem finalidades e usos diferentes, por isso é importante estar a par de quais são as utilizações, as especificações e as vantagens e desvantagens de cada tipo de lâmpada. Explicamos-lhe tudo:

Pode interessar-lhe: Iluminação: como escolher a melhor para a sua casa

Tipos de lâmpadas

Apresentamos-lhe agora 4 tipos de lâmpadas muito utilizadas na decoração de espaços interiores:

Lâmpada incandescente

Coube ao empresário, inventor e cientista Thomas Edison, a construção da primeira lâmpada incandescente comercializável em 1879. Na altura, foi um feito reconhecido à escala mundial, mas a verdade é que hoje em dia, as lâmpadas incandescentes são as menos desaconselhadas, dada a sua baixa eficiência energética. Por outras palavras, este tipo de lâmpada consome muita energia e gera pouca luz. Apesar disso, são normalmente as opções mais baratas, sendo utilizadas em casas, espaços comerciais, iluminação decorativa (como os candeeiros de pé) e até mesmo na iluminação interna de fogões e frigoríficos.

Emitem um luz amarelada ótima para criar ambientes mais aconchegantes e pode encontra-las em diferentes formatos: bulbo transparente, bulbo leitoso (não ofuscante), lâmpada vela ou lâmpada para fogão. Note ainda que, há quem diga que os utilizadores de ar-condicionado, ao instalarem este tipo de lâmpadas, podem aumentar ainda mais os seus gastos, já que estas elevam a carga térmica da divisão.

Lâmpada fluorescente

Contrariamente ao tipo anterior, as lâmpadas fluorescentes apresentam alta eficiência e baixo consumo de energia, sendo que são 80% mais económicas que as lâmpadas incandescente. Oferecem uma eficiência luminosa maior e uma vida útil mais elevada, aproximadamente 10.000 horas. Existem 3 modelos:

  1. tubular – a mais comum e antiga. Requer o uso de reatores eletrónicos externos;
  2. compacta eletrónica – acende automaticamente, graças ao reator integrado na própria lâmpada;
  3. compacta não integrada – não apresenta o reator incluído na própria lâmpada

São muito usadas na iluminação de interiores residenciais, assim como iluminação decorativa. Este tipo de lâmpadas pode ser encontrado em várias tonalidades de cor, particularmente as brancas e azuladas. Isto significa que pode adaptar facilmente a luz à divisão pretendida: ou seja, para locais como a cozinha e a casa de banho são indicadas as lâmpadas de tonalidades mais claras. Para divisões como o quarto, o ideal será escolher uma luz mais suave para criar aconchego e conforto.

Lâmpada halógena

Semelhantes às lâmpadas incandescentes, as halógeneas oferecem uma redução de até 40% no consumo de energia. São mais potentes e apresentam um tempo de vida de aproximadamente 2.000 horas. Este tipo de lâmpadas é muito utilizado para criar destaques na decoração, já que possuem um feixe de luz direcionado, sendo muito usadas em vitrinas.

LED

As mais modernas e aconselhadas por especialistas dado a sua versatilidade de aplicações e o custo-benefício. Convertem diretamente a energia elétrica em luminosa, através de micro-chips e são capazes de proporcionar uma redução de até 90% no consumo. Mais amigas do ambiente, as lâmpadas LED consomem pouca energia e apresentam uma alta durabilidade, em média 15.000 horas. Logicamente que as LED não são só vantagens, mas quase. Um ponto em desfavor deste tipo de lâmpadas é o preço, já que é sensivelmente mais elevado do que as opções já enumeradas. No entanto, a verdade é que a longo prazo acabam por compensar, especialmente no que respeita ao valor da fatura da eletricidade ao final do mês. As lâmpadas LED existem em vários formatos e cores, sendo extremamente versáteis. Note ainda que estas lâmpadas quase não emitem raios Ultravioleta, sendo ideais para quem tem em casa crianças curiosas, já que não queimam ao toque.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

  • Como transformar a sua casa de banho num spa
  • O que é o Hygge e como o levar para dentro de casa
  • plantas para ter em casa e que diminuem humidade

Ultima actualização: 11 fevereiro 2022
Botão Voltar ao Topo