Finanças

Poupe na eletricidade com a tarifa bi-horária

Tudo sobre tarifa bi-horária

É sabido que o preço da eletricidade subiu com a chegada de 2022, por isso todas as dicas que o possam ajudar a poupar serão certamente uteis. Reduzir o valor da eletricidade não é fácil, mas também não é impossível. A mudança de alguns hábitos pode influenciar o valor da fatura: apagar as luzes quando não as está a usar, desligar da ficha os eletrodomésticos em standby e reduzir o número de vezes que abre a porta do frigorífico, são exemplos de práticas que lhe vão salvar alguns euros ao fim do mês. Mas também importa perceber se a tarifa que tem neste momento em vigor está de acordo com as suas necessidades.

Note que, mudar a tarifa da sua fatura é uma solução eficiente e duradoura, mas tudo depende do seu padrão de consumo diário de eletricidade. Por outras palavras, importa perceber quais são os períodos do dia em que faz mais uso da eletricidade e não do total de energia que gasta por dia. Isto porque, o valor a pagar por quilowatt-hora (kW) depende muito do tipo de tarifa que tiver contratada com o fornecedor de eletricidade. Existem três tipos de modalidades: tarifa simples, bi-horária ou tri-horária.

Também lhe pode interessar: Como poupar na fatura da luz

Tipos e diferenças entre tarifas de eletricidade

Note que todos os fornecedores de energia dispõem destes três tipos de tarifas, que reiteramos, deverão ser escolhidas consoante o seu padrão de consumo.

Tarifa simples

A mais comum, neste tipo de tarifa o preço por kW consumido é único, ou seja, paga sempre o mesmo valor por cada Kw que gasta, independentemente da hora do dia.

Tarifa bi-horária

O nome é revelador do objetivo desta tarifa: nela existem dois preços para o quilowatt-hora consumido que depende do período em que é gasto. O preço por kW depende do ciclo horário contratado (hora do dia, dia da semana ou fim de semana, estação do ano).Existem dois tipos de horas:

  • Horas de vazio: o preço é mais baixo comparado com o valor pago na tarifa simples (normalmente noite e fim de semana);
  • Horas fora de vazio: o preço é mais alto, e superior ao valor pago por kW na tarifa simples.

Note ainda que as horas do dia consideradas como horas de vazio ou fora de vazio dependem do ciclo horário que escolher: Ciclo diário ou Ciclo semanal.

Tarifa tri-horária

Menos utilizada que a tarifa bi-horário, na tarifa tri-horária são propostos três preços para o kW, dependendo dos tipos de horas:

  • Horas de vazio: preço mais baixo (normalmente noite e fim de semana);
  • Horas cheias: preço intermédio;
  • Horas de ponta: preço mais alto.o preço por kW depende do ciclo horário contratado (hora do dia, dia da semana ou fim de semana, estação do ano)

Nela também existem dois ciclos: Ciclo diário ou Ciclo semanal.

No fundo as tarifas bi-horária e tri-horária adaptam-se à procura de energia, isto porque o padrão de consumo do cliente não é o mesmo a todas as horas do dia. Existem horários em que a eletricidade é mais barata, já que existe menos procura – durante a noite e aos fins de semana – e horários em que a energia é mais cara – durante o dia.

Por esta lógica, ao usar mais energia durante as horas mais baratas, pode conseguir reduzir o valor da sua fatura da luz. Todavia, é recomendado que analise e adapte o seu padrão de consumo.

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre ‘Finanças

Ultima actualização: 02 fevereiro 2022
Botão Voltar ao Topo