Novas construções imobiliárias amigas do ambiente

28 abril 2020

De Alexandre Luís

Novas construções imobiliárias amigas do ambiente

Novas construções imobiliárias amigas do ambiente

Um dos objetivos principais das empresas de construção é a realização de um edifício que satisfaça a funcionalidade pretendida, e que ao mesmo tempo tenha como características: durabilidade, segurança, estética, funcionalidade, ser economicamente viável e ter o menor impacto ambiental possível.

Para ter uma construção sustentável, é preciso assegurar a salubridade dos edifícios, maximizar a sua durabilidade, utilizar materiais ecoeficientes e incorporar energias sustentáveis no projeto em questão.

Em Portugal, a luz solar como fonte renovável, produtora de energia elétrica, é cada vez mais desejável e viável, devido à nossa localização geográfica e excelente em exposição solar. Cada vez mais os novos empreendimentos têm em conta as energias sustentáveis, optando por incorporar, por exemplo, painéis solares nos telhados. Isto vai ajudar o comprador a economizar, pois estes painéis fotovoltaicos podem produzir uma boa parte da energia necessária para o seu imóvel e caso produza mais do que precisa, pode armazenar em baterias para depois utilizar ou vender à rede elétrica.

Outro tipo de energia sustentável, apesar de menos utilizado ainda, é a energia geotérmica, sendo esta uma energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. Esta é vantajosa pois é uma energia limpa, não prejudica o planeta, flexível e fiável, sendo que as centrais desta energia renovável podem funcionar 24 horas por dia.

 

Novos empreendimentos que utilizam estas tecnologias sustentáveis:

 

-Janelas do Pinhal Empreendimento residencial composto por 24 apartamentos novos, a estrear, está localizado em zona residencial e de serviços e da estação de comboios do Pinhal Novo. As várias unidades em comercialização têm as cozinhas equipadas e são dotadas de um sistema de aquecimento de águas por painéis solares.

- Moradias Sustentáveis em Sintra Localizado entre a vila de Colares e o centro histórico de Sintra, este aldeamento faz parte de um projeto único junto ao Parque Natural de Sintra-Cascais, uma zona que constitui património nacional. As moradias seguem o conceito de casa saudável, orientando-se por princípios de construção sustentável, nomeadamente pela aplicação de materiais naturais e ecológicos, tecnologias de baixo impacto ambiental, e prevendo uma ampla área de espaços verdes em todos os lotes.

LR Residence - Quinta da Raposeira O Condomínio LR Residence – Quinta da Raposeira é um projecto imobiliário de qualidade singular que se distingue pela modernidade, luxo e conforto, e que fica localizado em Odivelas. Disponibiliza apartamentos com grandes áreas e excelentes acabamentos, com destaque para os amplos terraços e grandes varandas, permitindo que as diferentes tipologias beneficiem de fantásticas vistas e de um cenário de luz constante. Para além dos inúmeros pormenores exclusivos, este empreendimento dispõe de painéis solares, lareira com recuperador de calor, estores térmicos nos quartos,e construção com blocos térmicos e acústicos.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como 'O Consultor'. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Veja também

Ultima actualização: 14 julho 2021

Partilhar