Decoração

Vitrinas em casa: decoração e usos

Como decorar vitrinas

Quando falamos em vitrinas, o primeiro pensamento vai logicamente para as montras das lojas. São verdadeiros expositores em ponto grande mas a verdade é que também os pode levar até a sua casa e colocá-los nas divisões que pretender. Tradicionalmente, são instaladas nas cozinhas ou salas de estar, mas há cada vez mais apreciadores de uma vitrina no escritório e até mesmo, na casa-de-banho.

De madeira, metal, totalmente em vidro ou abertas, existem várias opções para incorporar este móvel na sua decoração, o difícil é mesmo escolher o mais adequado. No entanto todas as vitrinas lhe darão a possibilidade de armazenar coleções, pessoais ou de itens de casa de uma forma elegante e apelativa. Falamos por exemplo, do serviço de louça com fio de prata para usar nos jantares especiais de família ou até da coleções de figuras da Funko. No fundo servem para guardar objetos de grande valor que pretende conservar por mais tempo, e simultaneamente acabam por os expor. Mas há mais formas de incorporar vitrinas na sua decoração. As possibilidades são infinitas e hoje trazemos-lhe 4 sugestões de maneiras como pode utilizar e decorar este tipo de mobília.

Também lhe pode interessar: 8 dicas para decorar a casa com sucesso

Antes de investir numa vitrina…

Considere o local onde ela irá estar exposta. Isto porque certos materiais não se dão bem em todos os ambientes. É o caso da madeira na casa-de-banho: se decidir colocar uma vitrina neste espaço, opte por materiais resistentes à humidade, como o vidro. Não se esqueça, também, de tirar todas as medidas necessárias ao espaço para depois não ser apanhado de surpresa caso a vitrina de sonho não caiba no cantinho da sala de estar.

De igual forma, deve considerar o seu orçamento. Existem possibilidades para todos os gostos nas mais variadas superfícies comerciais, mas sem dúvida que as vitrinas da IKEA são um caso a considerar – económicas e esteticamente apelativas.

Por fim, tenha em conta a finalidade da vitrina: talvez uma vitrina de parede não seja a mais adequada para guardar pratos, copos e serviços de chá, que têm tendência a partir.

vitrina louça

Mostramos-lhe agora 4 usos pouco convencionais deste tipo de móvel.

Como um jardim interior

vitrina para plantas

A moda tem vindo a crescer e há cada vez mais adeptos das estufas em vitrinas, especialmente se estas forem feitas a partir de mobiliário do IKEA. Inclusivamente existe até uma comunidade no Instagram de partilha das IKEA Greenhouse, seguida por cerca de 142 000 pessoas. Mas para que servem estas pequenas estufas? Servem essencialmente para guardar as plantas mais sensíveis à temperatura e luminosidade. São verdadeiros projetos DIY (do it yourself) que ficam bem em qualquer tipo de ambiente.

Como arquivo de escritório

arquivos de escritório vitrina

Organizar de forma apelativa os arquivos de escritório é uma verdadeira dor de cabeça. Há quem opte pelas gavetas, por estantes ou mesmo vitrinas. Esta é uma opção mais bonita a nível estético, que irá dar um ar muito mais sofisticado ao seu espaço de trabalho.

Leia também: Saiba como organizar os arquivos do seu escritório

Como expositores de sapatos

vitrina para sapatos

Quer dinamizar o espaço do seu closet? Se tiver oportunidade de incluir uma vitrina para sapatos na divisão, arrisque e verá como vais ficar satisfeito com o produto final. No caso dos aficionados por esta peça de vestuário, que têm sempre muitas opções, o melhor é optar por mostrar na vitrina os sapatos, sapatilhas e botas de maior valor para os conservar durante mais tempo.

Como um mini-bar

vitrina bar

Ainda é do tempo dos canto-bares? Utilizadas, maioritariamente, na sala de estar as vitrinas mini-bar têm a mesma função e um tamanho mais pequeno. Podem incluir todo o tipo de bebidas, copos, especiarias e demais ingredientes e utensílios que sejam necessários para a criação de bebidas e cocktails deliciosos. Elegantes e versáteis, são particularmente uteis nos dias em que recebe várias vistas em casa, que certamente apreciarão um bom gin ou um licor.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 16 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo