Decoração

FengShui: regras para colocar os seus espelhos

As regras para colocar os seus espelhos segundo o FengShui

Se pretende seguir as regras do Feng Shui para harmonizar os espaços da sua casa com espelhos, conheça algumas regras e saiba quais os melhores locais para colocá-los. 

O Feng Shui é uma arte milenar chinesa que busca a harmonização energética dos seus ambientes através do posicionamento dos objetos, iluminação e cores. Conserva as energias positivas e redireciona as negativas trazendo mais equilíbrio. 

Se está a pensar na decoração da casa e gosta de espelhos, saiba que através da utilização do Feng Shui conseguirá tirar melhor partido deste objeto, fazendo dele um grande aliado na obtenção de resultados positivos. 

Os espelhos podem dar uma sensação de amplitude, iluminar cantos escuros e refletir objetos bonitos trazendo boas vibrações. No entanto, quando não são utilizados da forma correta, podem trazer problemas energéticos. Vamos então saber como usá-los corretamente?  

 

Segundo o Feng Shui, quais são os melhores sítios para colocar um espelho?

Espelho no Hall de entrada

A entrada da sua casa pode ser um ótimo local para ter um espelho, afinal sempre dá jeito um último olhar no visual antes de sair de casa. Mas, cuidado, de acordo com as regras do Feng Shui, o espelho jamais poderá refletir a porta de entrada.  

Neste caso, o espelho irá refletir tanto a energia positiva quanto a negativa, tirando toda a vitalidade do ambiente. Se quiser, pode colocar um espelho do lado de fora, acima da porta. Assim, irá repelir as más energias impedindo que entrem em casa. 

Espelho em frente à mesa de jantar

Usar espelhos na sala de jantar é uma ótima escolha.  Ao refletir uma mesa farta, a imagem duplicada contribuirá para o aumento da prosperidade. O ideal é que fique posicionado de forma que ao olhar para o espelho, seja possível visualizar o centro da mesa. Para potencializar a energia da prosperidade, mantenha a mesa sempre limpa e arrumada e decore o centro com um arranjo de flores e frutas. 

Um espelho na cozinha

Um ótimo local para ter um espelho se o espaço permitir, é atrás do fogão. Nesta posição, o espelho refletirá a chama, símbolo da abundância e prosperidade. 

 

Um espelho em frente a uma janela

Se a janela tiver uma vista agradável, como um jardim florido, uma bela árvore ou o mar, um espelho a refletir estas paisagens é perfeito. Isto fará com que a energia positiva seja atraída para a casa. No entanto, se a imagem refletida for um hospital, um prédio com uma fachada decadente, um cemitério ou algo que não traga boas energias, não é de todo uma boa opção colocar espelhos que reflitam estas imagens. 

 

Um espelho no quarto

É muito comum termos um espelho no quarto, mas se ele refletir a imagem de uma pessoa a dormir, pode ser prejudicial. Segundo o Feng Shui, a imagem de alguém refletida no espelho enquanto dorme altera o equilíbrio energético do ambiente, prejudicando o sono, tornando-o agitado e provocando insônia. 

Se existir um espelho nessa posição e não for possível mudar, é preciso tapá-lo com um pano na hora de dormir para anular esta energia prejudicial. 

 

Um ambiente pequeno

Se na casa existir um ambiente mais pequeno, uma boa solução é colocar um espelho grande numa das paredes. Ao fazer isso, vai dar uma sensação de amplitude e consequentemente, melhorar a vibração. 

 

Cuidados a ter com os Espelhos no que respeita ao Feng Shui

É preciso também ter alguns cuidados quando for colocar os espelhos. Não posicione o espelho de forma a que fique com a cabeça cortada quando estiver de frente para o mesmo.  

Isso irá atrair energias muito confusas. As mulheres principalmente, quando se vão maquilhar, precisam de ficar atentas para não se posicionar todos os dias em frente a um espelho que corte parte da sua cabeça. Isso atrai mau Feng Shui. 

A qualidade do espelho também é importante. Existem alguns espelhos que por não serem de boa qualidade distorcem a imagem refletida. Mas para além destes, ainda há espelhos côncavos ou convexos que também deixam a imagem destorcida. Estes espelhos não são bons para se ter em casa. Eles alteram a visão da realidade e não reforçam de uma forma saudável as energias positivas, de abundância e prosperidade no ambiente. 

Resumindo, de acordo com o Feng Shui, o espelho tem um papel muito importante no equilíbrio das energias e do ambiente de uma casa. Tanto pode solucionar problemas, como também causá-los. Portanto, é fundamental saber usá-lo da forma correta. Com as dicas de Feng Shui deste artigo que acabou de ler, temos a certeza de que conseguirá tirar o melhor proveito dos espelhos na decoração da casa. 

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Veja também

Ultima actualização: 30 junho 2021
Botão Voltar ao Topo