Feng Shui e a importância da cabeceira da cama

09 julho 2021

De Maria Luísa

Feng Shui e a importância da cabeceira da cama

Feng Shui: saiba porque deve ter uma boa cabeceira na sua cama

O Feng Shui é a arte milenar chinesa que estuda a energia de uma casa e a forma como esta influencia o bem-estar dos seus habitantes, procurando harmonizar os fluxos de energia que circulam nos diferentes ambientes.

A forma como organizamos a disposição dos móveis do nosso quarto influencia as nossas energias, assim como materiais escolhidos para a composição do espaço. A cama é certamente uma das mais importantes peças, já que é nela que passamos grande parte do nosso tempo. Segundo o Feng Shui,é fulcral ter uma boa cabeceira para a complementar, já que esta simboliza proteção, segurança e estabilidade. Isto porque, durante o período de sono estamos mais desprotegidos e energeticamente mais frágeis. Assim, camas sem cabeceira deixam-nos mais vulneráveis e com problemas para dormir, criando uma sensação constante de insegurança e fragilidade na vida.

Por isso, além de conferir proteção, uma cabeceira também promove uma melhor qualidade de sono e de vida. Mas para isso necessita de escolher a mais indicada. Para o Feng Shui, a cabeceira ideal deve:

  • Estar fixa à cama e não à parede;
  • Ser sólida, ou seja, feita de um material denso - preferencialmente madeira ou estofo;
  • Não ter buracos;
  • Ser proporcional ao tamanho da cama.

Além disso, deve ter em atenção o local onde posiciona a sua cama. As cabeceiras de cama não devem ficar encostadas a uma parede contíngua a uma casa de banho, já que por conta da energia da água, isso pode trazer desiquilíbrios emocionais e até sentimentos depressivos. Também deve evitar virar a sua cabeceira para uma janela, já que isso pode ser um convite para novos problemas e acontecimentos desagradáveis. Esta é uma posição vulnerável, que pode levar a acontecimentos pelas costas, além de impedir um descanso tranquilo.

Assim, lembre-se: escolha uma cabeceira de cama feita de um material denso, idealmente madeira já que esta traz energia da natureza para o seu quarto, e é uma fonte de energia nutritiva e revigorante para o seu período de sono e descanso. Posicione a cama de frente para a porta, mas nunca em linha reta com ela, muito menos debaixo de uma janela. É essencial que a cama tenha cabeceira e que esta não esteja encostada à uma parede contígua à casa de banho. O ideal é que quando esteja deitado tenha uma visão desafogada de toda a divisão.

Materiais e cabeceiras a evitar

Nem sempre é fácil escolher uma cabeceira com os materiais certos ou mesmo deitar fora a que já tem para comprar a uma nova, mas é importante saber o porquê de certos e determinados materiais poderem influenciar negativamente a energia do espaço e consequentemente o estado de espírito dos seus ocupantes.

  • Metal: frio ao toque, as cabeceiras feitas deste material possuem energia fria e transmitem nervosismo e tristeza - tudo factores a evitar;
  • Cabeceiras ripadas: esteticamente até podem ser bonitas, mas na prática são fracas. já que criam vazios energéticos, desperdiçando todo o potencial de energia e estabilidade que o Feng Shui atribuí a este objeto;
  • Cabeceiras com nichos de armazenamento: é tentador criar um espaço adicional a um quarto pequeno. Mas a verdade é que guardar objetos perto do local onde dormimos pode estagnar a energia e consequentemente promover noites de sono instáveis;

Da mesma forma que deve evitar estes materiais, tome atenção ao que coloca sobre o espaço que vai dormir, nomeadamente prateleiras com livros, vasos e demais objetos. Isto por podem trazer energia de opressão e sensação de desconforto para o seu subconsciente que ficará alerta, sempre com medo que algo lhe possa cair em cima enquanto dorme.

No fundo, o importante é procurar criar um espaço tranquilo, seguro e calmo onde possa dormir descansado ou apenas relaxar, longe das más energias.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre 'Decoração' do Blog do Imovirtual.

Leia mais sobre Decoração

Ultima actualização: 09 julho 2021

Partilhar