Decoração

8 dicas para decorar a casa com sucesso

Mudou-se para uma casa nova? Estas dicas são para si

Mudar de casa é um processo que tem tanto de intimidador como de extraordinário e ter a possibilidade de decorar um espaço de raiz faz parte deste último ponto. Muitas são as pessoas que mal podem esperar por esta etapa, mesmo quem já tem algum lugar por onde começar. Não importa se já teve uma casa própria e a sua mobília irá transitar para o novo espaço ou se casou recentemente e resolveu comprar a primeira casa: estas dicas são para quem muda de habitação e pretende criar um novo lar, com uma nova decoração e novas rotinas.

Também lhe pode interessar: Vai mudar de casa? Confira estas 4 dicas

Defina um estilo de decoração de interiores

O entusiasmo pode levá-lo a tomar algumas decisões erradas no que toca aos objetos decorativos. Por isso é importante que antes de começar a efetuar qualquer tipo de compras, defina o estilo da decoração de interiores do espaço. O Boho, Minimalismo, Japandi e o Industrial são exemplos de estilos muito utilizados para decorar as habitações. Mas é claro que deve considerar as suas preferências pessoais e deve ter em conta que a decoração de uma casa não se constrói de uma só assentada, mas sim a seu tempo.

Guia: Descubra o seu estilo de decoração de interiores

Determine o seu orçamento

É importante estabelecer um orçamento para cada divisão da casa, a fim de melhor orientar as suas finanças pessoais e de saber quanto é que pode gastar em cada local. Não se esqueça que existem divisões onde é necessário disponibilizar uma maior fatia do orçamento. É o caso da sala de estar e da cozinha, onde além dos elementos decorativos, também terá de investir em eletrodomésticosTV, Frigorífico, Máquinas de Lavar, entre outros.

Escolha a paleta de cores

O terceiro pormenor a que deve ter em conta antes de começar a decorar a sua casa é a paleta de cores. É fulcral escolher os tons a usar nas divisões antes de começar a investir no seu recheio. Quiça talvez queira até fazer algumas remodelações ás paredes de casa. Escolha as cores das paredes, dos móveis e dos apontamentos decorativos para facilitar a sua pesquisa.

Leia também: A cromoterapia: como escolher as cores para a sua casa

Faça uma pesquisa pormenorizada

E por falar em pesquisa, é muito importante pesquisar e informar-se sobre as novidades do mundo da decoração. Procure por tendências e inspirações, na internet, em catálogos, livros, séries e até mesmo revistas. Faça uma pesquisa pormenorizada para um dia mais tarde saber que avaliou todas as hipóteses e não se arrepender das suas escolhas.

Estabeleça prioridades

Priorizar é fundamental. Crie um sistema de prioridades para tirar melhor partido do processo de decoração. Talvez prefira começar por decorar por completo o quarto ou talvez a sua prioridade seja apetrechar a casa com todos os essenciais em primeira instância e só depois partir para as peças decorativas. Seja como for é importante alinhar as suas prioridades antes de pôr mãos à obra.

Tire as medidas ao espaço

Um erro crasso que acontece a muitos novos compradores e que a acaba a ser a chamada morte do artista: na hora de comprar o sofá para a sala ou de instalar a TV no quarto, tire as medidas para não existirem surpresas. Trata-se de um processo que dura menos de 5 minutos e que pode evitar muitos contratempos e dores de cabeça.

Pense verde

Não nos estamos a referir só ao uso de plantas na sua decoração (que são um must-have, diga-se de passagem). Mas sim à possibilidade de decorar de uma forma mais sustentável, como objetos e móveis mais amigos do ambiente. Ou mesmo fazendo uso da sua antiga mobília, recorrendo ao upcycling para a reformular. Uma ideia que vai de encontro à próxima dica.

Descubra: Plantas Pet Friendly

Faça você mesmo ou recorra a quem saiba fazer melhor

Uma boa forma de poupar alguns euros na hora de decorar a sua casa é recorrendo às técnicas de DIY (faça você mesmo), transformando o antigo em novo. Mas se as manualidades não fazem parte do seu conjunto de aptidões, o melhor mesmo é recorrer a profissionais especializados na área do restauro, para lhe darem ajuda e orientações sobre o que fazer a determinada peça – e se quiser ir mais além, aproveite e chame um designer de interiores para o ajudar a decorar cada divisão

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 05 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo