Comprar um imóvel, principalmente a primeira casa, pode tornar-se uma tarefa exigente. O primeiro erro que não deve cometer é o de assumir o papel de que consegue encontrar o melhor negócio e tratar de toda a burocracia que a compra de um imóvel envolve sozinho.

Solicitar o auxílio de um agente imobiliário fará a diferença entre encontrar um bom negócio e o melhor dos negócios, será o seu apoio no tratamento de toda a papelada necessária, tal como, será a ponte experiente no que respeita ao pedido de crédito à habitação. Portanto, não menospreze a ajuda que uma imobiliária de referência e a sua equipa lhe podem oferecer.

A compra da primeira casa é, para muitos, um objetivo nas suas vidas. Simboliza o cumprimento de um sonho, o resultado de um esforço e do trabalho que lhe antecedeu.

Contudo, a aquisição de um imóvel deve ser muito bem ponderada, deve ser realizada uma pesquisa intensiva e sem pressas, evitando ocorrer um arrependimento num futuro próximo. Analisar a sua estabilidade financeira é crucial para que tudo corra bem.

 

Sugestões para comprar a sua primeira casa:

·       Analise o mercado

Há alturas melhores que outras para a compra de um imóvel e, por vezes, pode compensar alguma espera que se relaciona também com as alterações do crédito à habitação.

·       Imagine o seu futuro a longo prazo

A compra da primeira casa exige-lhe o exercício de se imaginar num futuro a longo prazo, pois não é tão simples assim saltar de casa em casa. Ter filhos está nos seus planos? Tem em mente desenvolver uma atividade profissional em casa? Quer uma casa para viver sem se preocupar com uma possível mudança ou será melhor optar por um imóvel que lhe permita encontrar facilmente um comprador, caso a queira vender, e ainda fazer um bom negócio?

·       Defina um orçamento

É um fator primordial na procura da primeira casa. É necessário saber qual o seu orçamento para filtrar a sua busca, que o leva a dois fatores: não perder o seu tempo e não ver casas das quais se possa apaixonar, mas que ficam fora do seu alcance;

·       Irá recorrer a financiamento?

O mercado de crédito é tão competitivo quanto o imobiliário ou outros onde a oferta é vasta. Na altura de pedido de financiamento deve explorar todas as opções existentes, comparando TAEG, juros, seguros, comissões, para além do valor da prestação do crédito habitação a ser solicitado.

A EURIBOR vai roubar a sua atenção. A taxa de juro oscila e para não ser surpreendido no futuro, considere as vantagens de optar por um empréstimo com taxa fixa.

·       Tem fiadores?

Dependendo do seu orçamento familiar, valor do imóvel e outros fatores, poderá ser-lhe exigido fiador para obter o seu crédito à habitação. Este terá o papel de assegurar o pagamento da sua prestação de crédito e será informado assim que entrar em incumprimento. Normalmente são exigidos fiadores a jovens casais ou a quem detém de um rendimento médio-baixo; 

·       Prepare-se para os impostos

A par dos custos com a aquisição do imóvel, existem outros como impostos e comissões que não pode esquecer para evitar surpresas desagradáveis e inesperadas. Perceba como funcionam os impostos como o IMI, que varia de zona para zona, para saber o valor do imposto que terá de suportar.

·       Escolha a localização certa

A aquisição de um imóvel central pode acarretar alguns custos mais elevados, como o valor mensal da prestação ou o IMI mais elevado, mas deve verificar se essa localização não lhe irá permitir uma poupança no que respeita aos custos de deslocação que tem de fazer no seu quotidiano, o acesso a serviços vários, os transportes, boa acessibilidade, entre outros fatores.

·       Quais são as suas necessidades?

Clarificar os seus objetivos, as suas necessidades e o que pretende ter na sua primeira casa vai ajudá-lo a tomar as melhores decisões. Faça uma lista com aquilo que não pode faltar na sua casa e aquilo com o qual não deseja de todo ter que viver. Considere aquilo que lhe é essencial e aquilo de que pode abdicar. Faça as suas visitas sempre com uma expectativa razoável e deixe-se surpreender com soluções e comodidades que talvez ainda não lhe tenham ocorrido.

Se reunir estas dicas e seguir a orientação de um especialista na área, ele irá alertá-lo ainda da importância de ler todas as condições do seu empréstimo, com toda a calma e tranquilidade que necessita na corrida em busca da primeira casa.

Através de um portal de referência como o Imovirtual, pode iniciar a pesquisa do seu primeiro imóvel, ajustando os filtros que melhor se lhe adequem e consultar os anúncios aliciantes de imóveis diversos.