Lifestyle

Como organizar o frigorífico e congelador

Organize o seu frigorífico e congelador com estas dicas

À semelhança da despensa, é muito fácil levar o frigorífico e o congelador ao total caos. Se não puser mão no que tem em inventário irá certamente acabar a deitar alimentos fora por culpa da má gestão e organização – uma prática que o desperdício zero condena solenemente. Não é difícil criar um sistema de organização para o frigorífico, que seja, simultaneamente, funcional, intuitivo e fácil de seguir por todos os membros da família, onde claro, incluímos as crianças. Contudo há que prestar atenção a alguns pormenores para 1) não esquecer alimentos no fundo da gaveta dos vegetais; 2) não comprar em demasia o mesmo produto; e 3) evitar ao máximo o desperdício alimentar. Por isso pegue no papel e numa caneta e anote estas dicas para não lhe escapar nada.

Saiba como organizar a sua despensa

O frigorífico não emana a mesma temperatura em todo o lado

organização frigorífico

Desengane-se quem pensa que a temperatura do frigorífico é igual em todo o eletrodoméstico. A distribuição do calor e do frio não é toda igual. Tendo em conta que o ar quente é mais leve que o frio, a zona mais fresca de um frigorífico será as prateleiras inferiores. Isto significa que a porta é o lugar que recebe menos frio e que está mais sujeito a variações de temperatura, por culpa das vezes que abrimos o nosso frigorífico. Quer com isto dizer que não é seguro guardar alimentos como ovos e leite neste lugar, ao contrário do que nos possam fazer crer.

Dica adicional: mantenha o frigorífico nos 4ºC positivos e o congelador nos 17ºC negativos

Não encha demasiado o frigorífico

Se encher demasiado o seu frigorífico irá dificultar a circulação do ar frio e consequentemente a conservação dos alimentos. Além disso, quanto mais cheio o aparelho estiver, mais energia irá consumir. E isso, irá refletir-se na sua fatura da luz, certamente.

Utilize a regra do first in, first out

A tradução literal significa “primeiro a entrar, primeiro a sair”, o que espelha, essencialmente, aquilo que deve fazer com os seus alimentos. Por exemplo, se tiver iogurtes de uma compra antiga, coloque-os á frente para que sejam consumidos em primeiro lugar. Esta regra pode ser aplicada a todo o tipo de alimentos que figurem no frigorífico.

Invista em organizadores

recipientes herméticos

Além de ser uma ótima solução para manter o frigorífico organizado de uma forma visualmente apelativa, ao investir em organizadores, está também a garantir a criação de um sistema funcional e útil. Se optar pelas caixas transparentes tornar-se-á muito mais fácil para todo os elementos da família vislumbrarem o que contém. Além disso, pode sempre identificar o que cada tabuleiro contém para não existirem dúvidas.

  • Caixas próprias para ovos (para evitar que se partam);
  • Recipientes herméticos para enchidos e frutas pequenas (recomendamos que sejam todos iguais para não ter de andar a jogar ao tetris no frigorífico);
  • Recipientes de vidro para restos de comida;
  • Tabuleiros em acrílico para latas, iogurtes e molhos.

Aprenda a organizar corretamente os alimentos

Como já referimos, a temperatura do frigorífico não é igual em todo o aparelho. Isto significa que nem todos os alimentos não podem ser acondicionados da mesma forma. Já revelamos que os ovos e laticínios não podem ser deixados na porta do frigorífico, mas sim nas prateleiras inferiores. Mas afinal como deve ser feita a organização dos alimentos? Explicamos por etapas:

  • Porta do Frigorífico: pode guardar ketchup, mostarda, pickles e bebidas. Deixe de lado lacticínios e ovos;
  • Prateleiras superiores: sobras; bebidas; pronto-a-comer; ervas aromáticas; charcutaria;
  • Prateleiras inferiores: carne e peixe crus; marisco; lacticínios; ovos. É a parte mais fria do frigorífico e por isso o local ideal para acondicionar os alimentos que se estragam com maior facilidade;
  • Gavetas: frutas e legumes. Mas guarde-as em seperado, já que a fruta contém uma substância chama etileno que faz com que tudo amadurça mais rápido. Outra dica preciosa: apesar do tomate ser um fruto, deve ser guardado fora do frigorífico para não alterar a textura. O mesmo se aplica a batatas, cebolas e abóbora que devem ficar num local fresco, longe da humidade;
  • Congelador: tudo aquilo que não se irá consumir no momento. Falamos de frutas, legumes, carne, peixe, marisco e sobremesas frias. Não esquecer que um congelador vazio consome mais energia para manter os alimentos em bom estado. Por isso convém ter esta secção bem apetrechada.

Identifique os alimentos congelados com etiquetas

Ao armazenar os alimentos no congelador, certifique-se que todos eles estão identificados com o respetivo nome e data de compra, para que não perca fio à meada. Assim irá evitar enganos e desperdícios.

Separe a carne vermelha, branca, peixe e legumes no congelador

separação alimentos congelador

Para evitar contaminações, deve certificar-se que todos os sacos/caixas herméticas no congelador estão bem fechados. Mas se quiser prevenir ainda melhor este problema, opte por separar as proteínas dos legumes: carnes de um lado, peixe do outro, frutas e legumes noutro. Assim não há quaisquer dúvidas.

Dica adicional: espalme bem as embalagem para rentabilizar o espaço das gavetas

Faça uma lista semanalmente

Esta dica aplica-se tanto para frigoríficos, como para congeladores. É importante ter noção de tudo aquilo que tem em casa e uma vez que os alimentos armazenados no frio têm tendência a estragarem-se mais facilmente do que aqueles que figuram na despensa. O ideal é fazer uma lista com nomes, quantidades e prazos de validade daquilo que pode contar. Esta é uma boa forma de inventariar a sua comida e de conseguir, quiçá, fazer um planeamento das refeições semanais.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 16 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo