Decoração

Como decorar a casa para o Natal

Prepare a sua casa para a chegada do Natal

Já dizia Andy Williams que o Natal é a “altura mais maravilhosa do ano”. Uma frase que ficou célebre pela música “It’s the most wonderful time of the year” e que define muito o sentimento da maioria das pessoas em relação ao Natal. Nem toda a gente celebra esta época festiva, que tem uma forte tradição religiosa. Mas há que concordar que esta é a altura do ano mais mágica, onde as ruas se enchem de luzes, a união se sente de forma mais afincada e muitas famílias se juntam à mesa a contar histórias e a recordar memórias. É uma época de tradições, de dar e de receber. Mas também é uma época de vestir a casa a rigor para entrar no espírito. Normalmente é a partir de dia 1 de dezembro que se começa a pintar o Natal em casa, mas nunca é demasiado cedo para começar a planear. Hoje apresentamos-lhe algumas dicas para começar já a entrar na magia natalícia.

Leia também: Dicas para poupar na sua decoração de Natal

Faça uma lista

Comece por listar tudo aquilo que necessita para a sua decoração de Natal. Sonde o que já tem guardado de outros anos e escreva aquilo que necessita de comprar de novo. Certifique-se que tem tudo o que necessita para a sua decoração de Natal na hora de montar a árvore de natal, o acontecimento que marca oficialmente o início da época natalícia

Sabia que…. Tal como existe um dia para desmontar a árvore de Natal – o dia de Reis, comemorado a 6 de janeiro – também existe um dia oficial para erguer a sua árvore. Este, celebra-se no primeiro domingo do Advento, quatros semanas antes do Natal. Este ano calha a dia 28 de Novembro, por isso apresse-se.

Envolva toda a família no processo

O Natal é uma época de família. Por isso o ideal é envolver toda a família em todas as idades. Se tem crianças em casa, certamente elas irão ficar em êxtase nesta altura do ano. Coloque uma playlist de Natal para entrar no espírito e convide toda a família para participar na decisão dos materiais e na montagem das decorações.

Defina um esquema de cores

As cores são muito importantes para definir o estilo de decoração e para trazer o verdadeiro espírito natalício até à sua casa. É importante definir à priori as cores da sua paleta: pode ser mais tradicional de aderir à tendência vermelho/dourado ou preferir algo mais minimalista, como o prateado e o branco.

Muita atenção à iluminação

As luzes são muito importantes para criar atmosferas aconchegantes, cheias de magia e espírito natalício. Por isso não deve descurar esta importante parte da decoração de Natal. Muitas vezes são dos itens mais dispendiosos da decoração, à parte da árvores. Mas tenha em atenção que tal como estas últimas, as iluminações têm tendência a durar muitos anos, sendo intemporais e combinando com o todo o tipo de paletas de cores e estilos de decoração. Há quem se exceda e enfeite a casa com todo o tipo de luzes, de várias cores e feitios. Seja qual for a sua preferência pessoal, lembre-se de não descurar este item.

Um truque para o ajudar a montar a árvore de natal: comece por colocar a iluminação primeiro e ligue-a. Depois será muito mais fácil aplicar todos os outros enfeites.

Árvore com ou sem neve

Há quem goste de manter o tradicional pinheiro de natal, seja ele verdadeiro ou artificial, completamente verde. E há quem goste de fazer alusões à neve que costuma cair durante esta época, decorando a árvore de natal com neve falsa. Seja como for há boas notícias: se já tem uma árvore de outros anos, totalmente verde, não precisa de a deitar fora. Há várias técnicas e produtos que pode aplicar no pinheiro para imitar o manto branco e frio que as crianças tanto adoram. Os sprays são talvez o método mais conhecido. Mas também pode recorrer à técnica de flocking: só precisa de pacotes de neve seca artificial (o número depende de quão branca quer deixar o seu pinheiro), um borrifador e água. Comece pelo topo da árvore: borrife toda a superfície com água e aplique a neve. Depois só terá de voltar a borrifar água na árvore e esperar que ela seque por um dia.

Também lhe pode interessar: 6 dicas de como fazer uma árvore de Natal diferente

Escolha os enfeites da árvore

Fitas, figuras de papel, bolas, flores, algodão: estes são alguns exemplos de possíveis enfeites para a sua árvore de Natal. Desde que mantenha a paleta de cores para garantir coesão e harmonia, não há problema nenhum em misturar os enfeites que quiser. Mas atenção: tenha cuidado com o tamanho da sua árvore de natal e dos enfeites, para que nada pareça desproporcional.

Leve o Natal a todas as divisões da casa

Quem disse que as decorações têm de ficar apenas pela sala? Aproveite esta época mágica para mudar a paleta de cores do seu quarto em conformidade, leve as figuras de natal – como o boneco de neve, as renas, os veados e o pai natal – ao quarto dos adultos e troque o enxoval da cozinha e da casa de banho por tecidos e atoalhados que façam alusão ao Natal. Pormenores simples que fazem toda a diferença e que o ajudam a entrar no espírito do natal.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 22 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo