Decoração

6 dicas de como fazer uma árvore de Natal diferente

6 dicas de como fazer uma árvore de Natal diferente

Natal para ser Natal tem de exibir os seus elementos mais apelativos e, dentre a variedade enorme que imediatamente nos remete para a época, a árvore de Natal é das mais fortes.

O tradicional pinheiro, natural ou artificial, ganha pontos nas escolhas, mas, com um pouco de imaginação e criatividade, pode criar, inovar e surpreender com uma árvore de Natal… diferente!

São muitos os materiais que pode utilizar para fazer a sua árvore de Natal, mas esforce-se por reutilizar materiais e, se possível, reciclados e recicláveis, pois está a ajudar o ambiente e a poupar dinheiro.

Árvore de Natal de cápsulas de café

Com este espírito, comece por reutilizar as cápsulas de café, tão difíceis de reciclar e que pelo seu design e cor se prestam de uma forma extraordinária para a função decorativa. Fazer uma árvore de Natal com cápsulas de café é fácil e simples e uma ótima escolha para uma árvore pequena. Com o simples empilhamento das cápsulas, num cone de cartão ou numa folha de cartolina (em pirâmide), obtém-se uma árvore de Natal sofisticada, sustentável e única. Uma dica: privilegie as cores do Natal, tal como o vermelho, o verde e o dourado.

Árvore de Natal feita de livros

Outra escolha… inteligente é fazer uma árvore com livros! É sempre uma boa escolha, exige apenas materiais que há em todas as casas e de fácil montagem. Comece pela base com os livros maiores e finalize a pirâmide com os mais pequenos. Abertos, fechados ou um misto das duas maneiras são opções válidas, devendo dar atenção às cores, porque o segredo está no empilhamento dos livros e nas cores escolhidas! A cereja em cima do bolo é a colocação de uma iluminação de Natal, pisca-pisca, em torno da árvore e colocar um enfeite no topo.

Adereços naturais

Usar pequenos pedaços de madeira, que pode encontrar num qualquer jardim ou parque, para construir uma árvore de Natal e embelezar uma das paredes da sala é outra opção incrível. O processo é simples e passa por colocar os pedaços de madeira em sequência de tamanho em forma piramidal, podendo aplicá-los diretamente na parede ou, então, usar uma base, como um cartão ou PVC. Conseguido o triângulo natalício, disponha as bolas coloridas, as estrelas, as fitas decorativas e as luzinhas.

Ainda com materiais fáceis de encontrar na natureza, os galhos secos são uma boa escolha, até porque no outono é quando mais facilmente se encontram. Escolha aqueles não muito grandes e coloque-os num recetáculo transparente. Nesta escolha a decoração pode bastar-se a uma iluminação, de preferência intermitente e colorida.

Sendo a mais tradicional das árvores de Natal, o pinheiro dá-nos as pinhas, que por si só, com criatividade imaginação, dão para fazer uma árvore de Natal bem peculiar.

Junte algumas pinhas em forma piramidal e una-as com uma corda fina ou com um pingo de cola quente.

Aproveite os desperdícios caseiros

Antes de enviar os rolos de papel de cozinha e de papel higiénico para a reciclagem, aproveite a sua potencialidade para criar uma árvore de Natal original. Comece por colar, na horizontal, rolos uns aos outros até formar uma base sólida. Continue a colar rolos para cima com o objetivo de fazer uma forma triangular. Depois dê largas à imaginação e decore a seu gosto, podendo pintar os rolos e colocar os mais diversos ornamentos.

São inúmeras as escolhas que pode fazer para criar uma árvore de Natal diferente e original. Deixamos uma última sugestão que utiliza um artigo que muitas vezes não sabemos o que lhes fazer. Pegue nas cruzetas que tem em casa e vá encaixando-as até criar um conjunto em forma de pirâmide. Comece por cima com apenas uma cruzeta. Nessa cruzeta encaixe outras duas nas pontas e comece a formar o triângulo à medida que alarga a base. Proceder desta forma até o triângulo estar formado. Depois é decorar como mais gostar e não esqueça a iluminação que dá sempre um toque brilhante!

Aqui ficam 6 ideias para fazer uma árvore de Natal diferente. Dê largas à sua imaginação e tenha um Feliz Natal!

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 01 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo