Decoração

5 ideias para fazer o seu presépio de Natal em casa

5 ideias para fazer o seu presépio de Natal em casa

A época natalícia, para além de todos os sentimentos de solidariedade, amor e amizade, é marcada por diversos símbolos com a árvore de Natal e o presépio a serem os mais marcantes e que, invariavelmente, se encontram em todas as casas.

Feito com os mais diversos materiais, formas e tamanhos, o presépio tem acompanhado as tendências dos tempos e hoje é possível encontrar imensas versões no mercado.

Assim, para ter um presépio de Natal original opte pelas criações dos artesãos, que nos mais diversos materiais criam peças únicas e de grande beleza, dando um toque único à sua decoração natalícia, através de soluções criativas e económicas, muitas vezes utilizando materiais reciclados.

Tradicional ou artesanal

Ora, entre um presépio tradicional ou artesanal, as possibilidades são muito variadas, mas pode sempre optar por deitar mãos à obra e experimentar criar o seu próprio presépio, utilizando os mais diversos materiais.

Provavelmente, uma das opções mais original é o presépio feito de frutos secos, como, por exemplo, amendoins. Usando amendoins de tamanhos diferente, quebre um pouco a casca para criar a cabeça das personagens, coloque os dois amendoins maiores na vertical e o mais pequeno na horizontal.

Outra opção criativa é fazer um presépio de feltro, que é um material muito utilizado no artesanato, por ser barato e simples de modelar. A versatilidade e a beleza do feltro dão imensas possibilidades de criar um presépio bem original. Depois, basta criar as personagens do presépio, desde o Menino Jesus até ao burro ou às ovelhas.

Também o papel, mesmo o papel jornal, é um ótimo material para fazer presépios artesanais. Assim, basta recortar as figuras do presépio em papel escuro e um pouco resistente e, de seguida, colá-las em recipientes de vidro para velas. Depois, com a vela no seu interior e acesas, o efeito é fantástico e de grande originalidade. Este é um presépio que pode servir igualmente de decoração da mesa da ceia de Natal.

Presépio ecológico

Se lá em casa é habitual o consumo de vinho, por certo, terá algumas rolhas de cortiça prontas para irem para a reciclagem. Ora bem, depois de devidamente lavadas, as rolhas de cortiça são um excelente material para construir as figuras do presépio. Para tal, basta (re)vesti-las com pequenos pedaços de tecido para simular as roupas, conseguindo assim um presépio original e, acima de tudo, ecológico.

Se dominar, minimamente, a técnica do origami, esta é igualmente uma ótima opção para criar um presépio original e bastante criativo. Use papel de diferentes cores e crie as personagens do presépio. Pode ainda colar diversos elementos decorativos nas personagens para melhor as distinguir, embelezando assim os seus «fatos», em especial os dos Reis Magos.

Material de eleição de muitos artesãos, a madeira é excelente para esculpir e dar forma às figuras do presépio. Nesta opção é possível encontrar ou criar modelos mais minimalistas, em que as figuras poderão não ter rosto, distinguindo-se pelo tamanho. Mas também podem ser mais elaborados, podendo-se pintar, não só os rostos, como também as vestes.

Dos mais simples aos mais elaborados, com muita cor ou de estilo mais rústico, são imensas as opções para construir um presépio original, para o que basta imaginação e criatividade.

natal em casa

Leia também:

Ultima actualização: 01 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo