Lifestyle

Truques e dicas para poupar água

Truques e dicas para poupar água

No Dia Mundial da Água partilhamos consigo mais 4 dicas e truques para o ajudar a poupar este recurso essencial. Ao contrário do que muita gente pensa, a água não é um recurso inesgotável. Prova disso têm sido os quadros de seca que assolaram o país nos últimos tempos, pondo em risco o funcionamento de barragens, a produção de culturas e a sobrevivência do gado. Em entrevista à RTP, o climatologista Ricardo Trigo, afirmou que “(…) Portugal vai ter de se habituar a viver com menos água disponível e é importante não abusar do Alqueva. Apesar de as reservas atuais serem suficientes para dois anos, se houver um largo consumo, esse prazo fica comprometido“.

Saiba: Como poupar na fatura da água

O cenário de seca é cada vez mais frequente no nosso país, sobretudo nas regiões abaixo do Rio Tejo e a precipitação enfrenta um cenário negativo, podendo chegar a reduções entre os 15 e os 30%, a sul do País. No estudo O uso da água em Portugal da Fundação Calouste Gulbenkian, os investigadores afirmam que “não se trata de reverter a tendência dos cenários climáticos que se perspectivam mas de discutir, do lado da procura, como mitigar desperdícios e questionar os diferentes usos que são dados a este recurso, limitado por natureza“.

O futuro, está por isso nas nossas mãos. Mais do que reduzir o valor pago pela fatura da água ao final do mês, escondem-se também razões éticas, de preservação do planeta, para assim travar a exaustão dos recursos hídricos. E a solução passa por reduzir o desperdício de água em casa. Neste artigo, mostramos-lhe 4 hábitos que podem ajudá-lo a contribuir para um planeta melhor.

Também lhe pode interessar: 5 formas para reaproveitar água em casa

Não use a sanita como um caixote do lixo

muitas pessoas que têm por hábito utilizar a sanita como um caixote do lixo. Além de certos produtos conterem micro-plásticos que contaminam a rede de águas, esta também é uma forma de desperdiçar água. Note que cada descarga do autoclismo gasta entre 7 a 15 litros de água, sendo que seria muito mais fácil se colocasse os resíduos no respetivo balde do lixo (quiça, fazer reciclagem), do que fazer uma descarga desnecessária para os descartar por água abaixo.

Evite descongelar a comida debaixo água

Quem nunca se esqueceu de tirar a comida para o almoço do dia seguinte do congelador que atire a primeira pedra. Por falta de tempo, ideias de receitas ou simplesmente preguiça, há muitas pessoas que acabam por descongelar os alimentos debaixo de uma torneira de água a correr. Um ritual que além de desperdiçar água, também compromete a qualidade dos alimentos e estimula a proliferação de bactérias. Deixar a sua comida a descongelar à temperatura ambiente ou no microondas também não é uma boa opção, o ideal será mesmo descongelar os alimentos dentro do frigorífico.

Veja: Esta é a forma correta de fazer a congelação dos alimentos

Guarde a água da chuva para regar as plantas

O tempo chuvoso é sem dúvida um incómodo para a maioria das pessoas, mas é muito necessário e trás consigo uma coisa muito boa: água grátis. Aproveite os dias mais humidos para deixar alguns recipientes espalhados pelos parapeitos das janelas, em varandas ou terraços para capturar este bem essencial. Se viver numa moradia, considere instalar um sistema de captação da água da chuva. Note que esta água pode ser usada para regar jardins, plantas ou até mesmo para fazer a limpeza de certas partes da casa, entre outras utilizações.

Lave a loiça na máquina

É dos mitos sobre casa menos desmitificados: lavar a loiça à mão não ajuda a poupar água e energia. pelo contrário, é bem pior. Estudos dizem que a lavagem à mão gasta cerca de 100 litros, enquanto a máquina consome apenas 13 litros, sendo que nos modelos mais recentes a poupança pode ainda ser maior. Assim, para garantir uma maior poupança opte por colocar a loiça na máquina, certificando-se que o eletrodoméstico se encontre cheio e que o programa mais eficiente é selecionado, para assim melhor otimizar este recurso. Note ainda que na maioria dos modelos de máquinas não é necessário fazer uma pré-lavagem – um gasto desnecessário – quer seja à mão ou através do próprio dispositivo.

Leia também: 5 dicas para ter uma casa mais sustentável

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 22 março 2022
Botão Voltar ao Topo