Lifestyle

Jardim de Inverno: como fazer?

Tudo sobre Jardins de Inverno

É uma forma de trazer a natureza para dentro de quatro paredes (preferencialmente de vidro), estando em perfeita harmonia com o meio circundante: o jardim de inverno tem ganho cada vez mais apreciadores. Também conhecido como jardim interno, este é um espaço de relaxamento e tranquilidade. Muito ligado ao paisagismo esta divisão é normalmente utilizada para usufruir de um livro ou para organizar jantares entre amigos. Há uma regra de ouro que todos os jardins de inverno devem seguir: combinar a praticidade, a harmonia, a beleza e a elegância. Quando o espaço é mais limitado, note que deve optar por decorar com aquilo que é estritamente necessário, para evitar cair no exagero. Note ainda que, ao contrário do que possa pensar o jardim de inverno não tem de ser necessariamente numa área externa da casa. Aliás pode perfeitamente transforma-lo num ambiente interno. Posto isto, está na altura de lhe revelarmos algumas dicas para construir o seu jardim interno.

Pode interessar-lhe: Urban Jungle: como construir um jardim vertical num apartamento

Comece por escolher o local

Como se costuma dizer, ‘o céu é o limite’ e apesar do seu nome, o jardim de inverno pode ser instalado em diferentes locais da casa: quarto, cozinha ou corredor são alguns deles. No entanto, tome em atenção que normalmente, esta área é fechada por portas de vidro que lhe permitem observar o jardim mesmo não estando nele. Tem ainda a possibilidade de deixar a área reservada ao jardim aberta ou coberta por um teto de vidro. Outra opção muito interessante são as claraboias: desde que a estrutura favoreça a entrada da luz natural, pode adotar o design que lhe agradar mais.

exemplo de jardim de inverno

Selecione as plantas

Embora elas não estejam fisicamente no espaço do jardim de inverno, as plantas são a paisagem que irá observar através desta área. Assim é importante escolher espécies resistentes, capazes de se adaptar facilmente ao interior de uma residência. Espada de São Jorge, Lírio da Paz, Antúrios, Chamaedorea ou Dieffenbachia são boas opções para plantar no seu jardim interno. Em alternativa, também pode optar por construir uma horta.

Conheça: 7 plantas must-have na decoração de interiores

Planeie qual será o tipo de mobília

Tenha em mente que este deve ser um lugar que transmita aconchego, sendo que por isso não deve exagerar na quantidade de móveis. É claro que o tipo de mobília que irá escolher dependerá do espaço onde decidir criar o seu jardim de inverno. Mas alguns dos móveis mais comuns de se ver neste tipo de espaços são: um sofá, bancos, mesas com cadeiras ou poltronas.

exemplo de jardim de inverno

Decore a seu gosto

Complemente o seu jardim de inverno com itens decorativos à altura. Lareiras elétricas, fontes de pedra e vasos são opções de bons itens de decoração. Não se esqueça de fazer acompanhar o seu sofá com vários têxteis, nomeadamente mantas e almofadas. Nas paredes que não sejam de vidro, pode sempre utilizar um papel de parede com motivos rústicos, que lembrem a natureza. No que toca à paleta de cores, esta deve incluir os tons terra, os verdes e os neutros para criar harmonia com a vegetação.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre ‘Lifestyle’

Ultima actualização: 25 janeiro 2022
Botão Voltar ao Topo