Decoração

Dicas para aproveitar a varanda durante todo o ano

Como aproveitar a varanda todo o ano

Ter uma varanda em casa é sem dúvida uma mais valia, principalmente se tiver animais de estimação ou precisar de uma desculpa para entreter – de forma segura – as crianças. Claro que durante o tempo de confinamento, as varandas e terraços foram sem dúvida a forma de sair à rua dentro de casa. E quem é que não gosta de organizar um jantar entre amigos nesta divisão? São muitas as vantagens e propósitos que são atribuídos às varandas, mas a verdade é que este espaço só é verdadeiramente aproveitado durante o tempo quente e seco. Durante o Inverno, as varandas limitam-se a existir e a acumular sujidade, não havendo uma utilização otimizada do espaço por conta do frio e da chuva. Mas felizmente já existem soluções que lhe permitem aproveitar este local todo o ano. Falamos-lhe de algumas delas:

Feche uma parte da varanda

Tem uma varanda grande? Não necessita de a isolar por completo, basta reservar uma área para uma parte fechada. Assim poderá ter o melhor dos dois mundos, sem ter de se comprometer com uma solução final.

Coloque um toldo

Pode simplesmente resguardar a área social da sua varanda recorrendo a um toldo. Esta é uma opção resistente que protege e confere sombra sempre que quiser. Também é uma ótima forma de conseguir controlar a entrada de luz natural na sua casa.

Invista em portas em vidro

Outra das formas de conseguir ter o melhor dos mundos é através da instalação de portas de vidro em formato fole na sua varanda. Assim poderá deixar a varanda aberta nos dias de maior calor e fechá-la quando fizer vento e chuva.

Crie uma marquise

E que tal tornar a varanda numa extensão do seu apartamento? Pode faze-lo através da criação de uma marquise. Esta é uma boa solução para quem tem uma varanda virada para norte, já que terá certamente pouca luz durante o dia. Assim poderá otimizar o espaço da sua casa de forma eficaz.

Note que, dependendo da configuração do seu prédio e da sua escolha, é provável que necessite de solicitar aprovação para esta obra por parte da Assembleia de Condominío e em casos mais extremos, até à Câmara Municipal da sua área de residência. Recorde-se do caso da marquise de Cristiano Ronaldo, que não estava prevista no projeto oficial e que por isso necessitava de uma autorização da autarquia para ser erigida.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 25 dezembro 2021
Botão Voltar ao Topo