Imobiliário

Vantagens e desvantagens de uma Tiny House

Vantagens e desvantagens de viver numa Tiny House

Muito associadas ao estilo de vida minimalista, à sustentabilidade e à simplicidade as Tiny Houses têm ganho cada vez mais apreciadores um pouco por todo o mundo, e em Portugal não é exceção. As Tiny Houses, que em tradução literal podem ser definidas como ‘Casas Minúsculas’ são pequenas casas que não costumam ter mais do que 40m². Construídas com materiais e soluções sustentáveis, algumas são fixas ao solo, outras podem ser móveis, sendo erguidas sobre rodas. Geralmente, todas elas disponibilizam água, esgoto e eletricidade de forma autónoma, sendo que muitas delas utilizam panéis solares como fonte de energia. Em Portugal já existem empresas dedicadas à construção deste tipo de habitação, como é o caso da Tiny House Portugal.

O plano de construção de uma Tiny House deve ser meticuloso, funcional, criativo e específico, já que boa parte dos móveis que constituem o interior deste tipo de casa apresentam várias funções. Isto porque, como o espaço é bem pequeno, é necessário saber aproveitar todo o m² para criar uma divisão ou até mesmo espaço para arrumação. Note que em Portugal ainda não existe legislação vigente para as “tiny houses”, pelo que o ideal é que antes de iniciar qualquer tipo de planeamento, consulte a legislação local.

Mas qual é a verdadeira origem deste movimento? As Tiny Houses surgiram nos Estados Unidos durante a década de 90, mas ganharam mais expressão após 2008, altura de crise, que levou a que muitos norte-americanos repensassem o seu estilo de vida, arriscando minimizar o seu consumo e o espaço que necessitavam para viver. E esse é um dos motivos que leva os amantes deste tipo de construção a arriscarem viver numa casa tão minúscula: a preocupação com a sustentabilidade e o estilo de vida simples, desapegado e minimalista.

No nosso país há quem faça a sua vida quotidiana num lar de dimensões reduzidas e quem as prefira para passar férias. É o caso da Influencer Patrícia Rebelo, conhecida com thejuicyedition, que vai partilhando no seu Instagram o dia-a-dia numa Tiny House. Também a Arquiteta e Influencer, Joana Laranjeira (odajoana) aderiu à tendência e está a construir a sua própria casa minúscula sobre rodas. Estes são apenas dois casos, mas foram muitas as pessoas que se renderam a este formato e que alteraram completamente os seus hábitos e rotinas para abraçarem este conceito.

Se as Tiny Houses lhe suscitam alguma curiosidade veio ao sítio certo: neste artigo apresentamos-lhe algumas das vantagens e desvantagens de aderir a este movimento (e pelo caminho, aproveite para assistir à série da Netflix, Tiny House Nation e deixe-se encantar por estas pequenas casas)

Conheça: 6 Tiny Houses verdadeiramente incríveis

Vantagens de uma Tiny House

  • Sustentabilidade: no fundo trata-se de uma espécie de moradia mais ecológica, que simultaneamente estimula um estilo de vida saudável, minimalista e simples;
  • Por serem casas pequenas, a facilidade de limpeza é maior, já que tudo tem de ter o seu devido lugar;
  • Proporcionam uma grande liberdade, já que pode movimenta-las sobre rodas, como se de uma caravana se tratasse;
  • Em termos de custos, acabam por sair mais baratas do que se comprasse uma casa de dimensões regulares;
  • Oferecem a possibilidade de ter um grande contacto com a natureza;
  • A sua dimensão reduzida facilita a aproximação entre os moradores;
  • Com uma Tiny House, verá as contas da água, luz e supermercado diminuírem, já que a sua máxima é ‘REDUZIR’.

Desvantagens de uma Tiny House

  • Apesar de serem fáceis de limpar, no que toca à organização isso é outra história, podendo o interior ficar desarrumado muito facilmente; .
  • Muitas vezes os quartos são construídos em formato de mezaninos que ficam bem perto do teto, o que pode ser um incómodo;
  • As Tiny Houses construídas sobre rodas, não serão muito mais largas do que um autocarro;
  • A sua dimensão não deve passar 40 m², o que, obrigando os moradores a fazerem uma seleção dos seus pertences e a manterem o estritamente necessário à sua sobrevivência. Cada item tem o seu lugar, mas lembre-se que numa casa deste género, não pode levar todo o seu closet, por exemplo.
  • Viver numa Tiny House pode ser um verdadeiro desafio para quem tiver filhos – uma criança dentro de uma casa minúscula pode dar várias dores de cabeça aos seus pais;
  • Não será certamente o tipo de construção ideal para pessoas que tem dificuldades motoras. Tão pouco será a melhor amiga de quem é grande e precisa de muito espaço. Isto porque no seu interior pode não ser fácil movimentar-se.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Imobiliário

Ultima actualização: 12 fevereiro 2022
Botão Voltar ao Topo