Imobiliário
Em Destaque

Como saber quanto vale a minha casa?

Já se questionou sobre o verdadeiro valor da sua casa e está à procura de insights sobre como se faz uma avaliação imobiliária? Neste artigo vamos explorar formas simples de perceber qual o valor da sua propriedade e esclarecer todas as suas dúvidas. Vamos começar? 

Quem faz a avaliação imobiliária?

Quem vai avaliar a minha casa? Esta é uma pergunta que muitas pessoas têm quando decidem que gostariam de vender o seu imóvel. 

Na verdade, a avaliação dos imóveis não é apenas uma preocupação para quem quer comprar. Se procura um financiamento habitacional, saiba que a avaliação é uma etapa obrigatória! Geralmente quem faz a avaliação imobiliária são os bancos, e cobram uma comissão para avaliar a propriedade – uma medida essencial para evitar empréstimos que ultrapassem o valor real do imóvel. 

Os proprietários que pretendem vender também podem beneficiar de uma avaliação, particularmente em situações de partilha de bens e heranças. 

Estratégias para Avaliação Imobiliária

Como descobrir o valor da sua casa? Reunimos uma lista com algumas estratégias que deve seguir para que seja feita uma avaliação imobiliária adequada: 

  • Contrate uma empresa especialista em avaliação de imóveis para que possa obter uma opinião segura sobre o valor do seu imóvel; 
  • Experimente utilizar simuladores online – estes simuladores conseguem dar-lhe uma ideia do valor do imóvel que pretende vender, caso queira ter uma primeira estimativa do valor; 
  • Consulte o Portal das Finanças para uma avaliação baseada na localização geográfica. Através do portal consegue também perceber os impostos que irá pagar; 
  • Dirija-se a um banco em que confia para obter serviços de avaliação imobiliária

Lembre-se que avaliar a sua propriedade é crucial para estabelecer um preço justo quando a for vender. Não é aconselhável tomar esta decisão sozinho, pois pode desvalorizar o preço da casa, ou mesmo sobrevalorizar – o que pode dificultar a sua venda. 

avaliação imobiliária

Avaliação Imobiliária Online é confiável?

Existem inúmeras ferramentas online que prometem calcular o preço por metro quadrado do seu imóvel. As ferramentas que existem em sites fidedignos podem sim ser confiáveis. Porém, é importante ter em mente que essas simulações podem não levar em consideração todos os aspetos relevantes que influenciam o valor real da propriedade, como por exemplo eficiência energética e qualidade da construção. Assim sendo, a avaliação imobiliária online deve ser feita somente para obter uma estimativa do valor da propriedade. Caso pretenda seguir em frente e vender o imóvel, aconselhamos que procure profissionais na área que o possam auxiliar. Ao procurar um consultor imobiliário experiente, terá de pagar pelo serviço. 

Já para opções gratuitas, pode utilizar simuladores online e ferramentas como o “Preço da Habitação da Cidade” – esta ferramenta pode ser útil para calcular o preço do seu imóvel caso resida nas zonas de Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Coimbra ou Funchal. 

Quando devo pedir a avaliação do meu imóvel?

A forma como deve pedir a avaliação do imóvel pode ocorrer em duas circunstâncias, sendo elas: 

  • Quando é pedido um crédito habitação
  • Quando é feita uma transferência do crédito habitação – ao transferir o crédito, é necessária uma nova avaliação. 

Os proprietários podem querer avaliar os seus imóveis para estimar os lucros que poderão ser obtidos com a venda. Quando existem situações de herança também é importante saber o valor da propriedade em questão para que possa ser feita uma partilha justa entre os herdeiros. 

Em suma, lembre-se que é sempre preferível optar por uma avaliação imobiliária feita por profissionais do ramo, ao invés de simuladores. Os simuladores gratuitos podem falhar em fornecer resultados precisos devido a fatores como localização, qualidade da construção, idade do imóvel, estado de conservação, tipo e configuração interna, entre outros. Além disso, o mercado imobiliário, oferta e demanda, desempenham um papel crucial na determinação do valor do imóvel! 

Para mais artigos sobre o ramo imobiliário, mantenha-se atento ao nosso Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo