Imobiliário
Em Destaque

5 coisas que não sabe sobre o seu contrato de arrendamento 

Quando arrendamos uma casa, existem vários fatores que devemos ter em consideração. Ao assinar um contrato de arrendamento, deve conferir se as informações incluídas estão corretas e se cumprem com os seus requisitos. 

Neste artigo vamos indicar-lhe 5 fatores a ter em conta quando assinar o seu contrato de arrendamento

1. Considerações Pré-Contrato 

Ao decidir arrendar uma casa, é essencial prestar atenção a vários aspetos antes de formalizar qualquer contrato. Heis algumas considerações que deve ter: 

Comece por verificar se o senhorio pode solicitar o pagamento antecipado da renda. Defina também as suas necessidades de espaço e localização, estipulando um valor mensal que se alinhe confortavelmente com a sua capacidade financeira. É muito importante garantir que o contrato inclui todos os elementos essenciais e exige recibos de pagamento da renda

2. Influência de Fatores na Escolha da Casa

Para além das preferências pessoais, vários fatores impactam as condições do seu contrato de arrendamento

Destacamos a localização. Escolher uma casa próxima de meios de transporte público pode ser mais conveniente, no entanto pode também implicar rendas ligeiramente mais elevadas. Deve avaliar a segurança e proximidade do seu trabalho assim como de outros locais que costume frequentar no seu quotidiano, considerando os custos fixos de deslocação para perceber se o valor da renda no seu contrato parece adequado. 

Aconselhamos que faça cálculos para compreender o impacto financeiro da renda no seu orçamento. Evite que a taxa de esforço, com a renda incluída, ultrapasse os 35% do rendimento mensal. Uma hipótese que pode considerar é partilhar a casa ou arrendar um quarto para reduzir essa pressão financeira! 

Confira ainda qual a tipologia da casa quando assinar o contrato. Se o imóvel possui várias divisões, considerar partilhar com amigos ou colegas pode ser uma opção vantajosa, para dividir não apenas a renda, mas também as despesas associadas. Desta forma o seu contrato de arrendamento pode ficar mais vantajoso para si. 

Se optar por mobilar a casa, lembre-se de adicionar o custo inicial às despesas a considerar. Arrendar uma casa mobilada pode ser mais prático, especialmente para períodos curtos, mas esteja ciente de que o senhorio pode cobrar um valor mais elevado

assinar contrato de arrendamento

3. Estratégias de Pesquisa Eficientes

Antes de assinar um contrato de arrendamento, aconselhamos que realize uma pesquisa aprofundada para encontrar quais são as melhores opções de casa para arrendar. É importante recorrer a sites especializados, explorando filtros que filtrem a pesquisa por localização, preço, tipo de habitação, entre outros. 

No nosso site pode procurar casas para arrendar ou comprar e facilitar a sua pesquisa através dos filtros que disponibilizamos! Confira aqui

Pode também consultar amigos, familiares e colegas para obter recomendações diretas das pessoas em quem mais confia. 

4. Avaliação Durante as Visitas às Casas

Ao visitar possíveis residências, examine minuciosamente se correspondem às expectativas das fotos. Avalie o estado do imóvel, do prédio, do sistema elétrico, canalização e móveis – no caso de a casa estar mobilada. 

Ao avaliar a casa, conseguirá perceber, ao assinar o seu contrato, se as cláusulas se adequam de forma justa às condições da casa. 

5. Documentação e Análise do Contrato

Após manifestar interesse numa casa para arrendar, solicite documentos essenciais, como certidão predial, caderneta predial, licença de utilização, certificado energético, seguro obrigatório contra incêndio e identificação do proprietário. 

No momento de analisar o contrato de arrendamento, assegure-se de que inclui todos os detalhes necessários. Entre eles: 

  • Identificação das partes – Certifique-se de que o contrato inclui informações detalhadas sobre o senhorio e o arrendatário (incluindo nomes, números de identificação civil e fiscal…); 
  • Localização e descrição do imóvel – Verifique se o contrato especifica claramente a localização e a descrição completa do imóvel a ser arrendado; 
  • Finalidade do contrato – Confira se o contrato indica a finalidade do imóvel (se é para fins habitacionais, comerciais, etc.); 
  • Condições de pagamento – Verifique as cláusulas de pagamento para garantir que está tudo certo;
  • Duração do contrato – Confira as informações sobre a duração do arrendamento, incluindo a data de início e término do contrato, bem como as condições para renovação ou rescisão.

Confirme também o regime de atualização da renda e, caso a casa seja mobilada, não se esqueça de registar a lista de bens e estado de conservação numa adenda ao contrato! 

Tem interesse em ler sobre temas relacionados com o mercado imobiliário? Mantenha-se atento aos artigos que vamos publicando no nosso Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo