Imobiliário
Em Destaque

Cancelamento de Hipoteca

Como é que se procede ao cancelamento de uma hipoteca? Antes de mais, o que é uma hipoteca

Uma hipoteca é um contrato financeiro que é feito com o fim de adquirir um imóvel ou um terreno, em que a propriedade do imóvel é usada como garantia para um empréstimo concedido pelo banco. O objetivo principal de uma hipoteca é fornecer financiamento para a compra de uma propriedade, permitindo aos compradores pagarem o valor do imóvel ao longo do tempo, geralmente ao longo de um período de vários anos. 

Leia este artigo do nosso Blog para uma definição mais aprofundada. 

Quando posso cancelar a hipoteca?

Existem vários cenários em que pode cancelar a hipoteca da casa, sendo eles: 

  • venda do imóvel registado com hipoteca
  • pagamento da dívida do crédito habitação
  • expurgação da hipoteca

Venda do imóvel registado com hipoteca

Muitas pessoas, ao comprarem um imóvel com pedido de crédito habitação, têm como intenção colocar esse mesmo imóvel à venda mais tarde – imóvel esse que pode de facto ser vendido, mesmo tendo uma hipoteca

A hipoteca pode ser cancelada se o dinheiro adquirido com a venda do imóvel chegar para pagar o empréstimo realizado. Para tal, deve solicitar o cancelamento da hipoteca e registar a venda da casa para o novo comprador. 

Pagamento da dívida do crédito habitação

Quando paga a sua dívida relativa ao crédito habitação, pode pedir o cancelamento da hipoteca. A hipoteca é pedida na maioria dos créditos habitação e trata-se de uma garantia que concede segurança em caso de incumprimento contratual. 

Após a eliminação da hipoteca, deve cancelar o seu registo numa Conservatória do Registo Predial

Depois de pagar totalmente o empréstimo hipotecário para a sua casa, o banco irá enviar-lhe um documento que confirma que a hipoteca foi cancelada, visto que todas as obrigações do contrato foram cumpridas. Esse documento é chamado “distrate de hipoteca“. 

Expurgação da hipoteca

Em alguns casos, é possível cancelar uma hipoteca mesmo depois de vender uma casa. Normalmente, quando se vende uma casa com hipoteca, esta última continua a estar ligada à casa, a menos que a mesma seja cancelada por si. 

A lei permite que o novo proprietário da casa hipotecada cancele a hipoteca – no entanto, esse cancelamento geralmente requer um processo judicial. Isso só é possível para quem comprou a propriedade recentemente, registou a compra e não é responsável pelo pagamento da hipoteca anterior. 

Para cancelar a hipoteca, pode pagar completamente todas as dívidas associadas à hipoteca ou concordar em pagar aos credores uma quantia igual ao valor pelo qual adquiriu a propriedade. Deve informar os credores do procedimento, para que o cancelamento ocorra da forma correta – o que normalmente envolve um processo legal no tribunal. 

registo predial cancelamento hipoteca online

Registo Predial – o que é?

Pode estar a questionar-se o que é o Registo Predial, após ter visto a expressão referida anteriormente. Passamos a explicar. 

Todos os imóveis precisam de ser registados. Para tal, deve ser feito o pedido do Registo Predial. Podem ser registados prédios urbanos, rústicos e mistos. 

Este registo pode ser feito online, neste site

Relativamente ao Registo Predial do cancelamento da hipoteca, no caso de pretender cancelar e fazer a transação e criar uma nova hipoteca, quem deve fazer o registo depende de quem está envolvido na transação, sendo que o prazo para o fazer é de 10 dias a partir da data da escritura ou do documento que formaliza a transação. 

Se pretende apenas proceder ao cancelamento da hipoteca sem estar envolvido em nenhuma transação adicional, o titular do direito que está a ser libertado deve fazer o registo. O prazo do registo do cancelamento neste caso é de 30 dias a partir da autorização de cancelamento. 

Para mais artigos relacionados com hipoteca, consulte o nosso Blog, onde pode saber tudo sobre crédito hipotecário, reforço de hipoteca e taxa de hipoteca em Portugal em 2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo