Finanças

Os painéis solares já são um must have?

Os painéis solares já são um must have?

Segundo a DECO, a utilização de painéis solares para produzir energia elétrica em casa não só permite poupar nas contas mensais como contribui para a preservação do nosso planeta.

Sabia que desta forma pode poupar “até cerca de 75% da energia anual necessária para aquecer a água da casa”?

Os painéis solares fotovoltaicos permitem a produção de energia renovável e limpa de forma gratuita, o que se traduz numa fatura de eletricidade mais amiga da sua carteira e numa menor pegada ecológica.

O que são painéis fotovoltaicos?

Os painéis fotovoltaicos são células solares que funcionam captando a luz do Sol que depois transformam em energia elétrica.

Existem diferentes tipos de painéis solares, de acordo com a tecnologia usada e eficiência energética, no entanto é certo que nos últimos anos existiu um grande desenvolvimento neste campo.

A utilização de painéis solares fotovoltaicos para produção de energia apresenta inúmeras vantagens:

  • Produção de energia elétrica limpa apenas através do sol que é um recurso ilimitado.

Como se trata de uma energia limpa e renovável, produzir eletricidade a partir da energia solar reduz o impacto negativo diário no ambiente, porque evita gastar eletricidade produzida através de combustíveis fósseis cuja produção emite gazes como o carbono para a atmosfera.

  • Redução de custos na conta de eletricidade.

Uma vez que o sol é uma fonte de energia gratuita. Como a energia elétrica produzida é usada para consumo doméstico, apenas pagará a eletricidade extra no caso da produção solar não ser suficiente. Há também a possibilidade de ter baterias em casa e nesse caso pode acumular a energia produzida pelos painéis, armazenando o excedente.

Por outro lado, o que sobrar da sua produção, ou seja, o que não for consumido em casa pode ser injetado na rede elétrica sendo-lhe pago pela companhia que lhe fornece eletricidade.

  • A eficiência energética tem cada vez mais valor no mercado imobiliário pelo que instalar um painel solar fotovoltaico na sua casa ira valorizar o seu imóvel.

Isto deve-se ao aumento da preocupação ambiental entre os vendedores e compradores, mas também ao facto de se traduzir em futuras de eletricidade de menor valor.

  • Os painéis solares são uma solução de investimento a longo prazo. Por norma contam com uma garantia de vinte anos que podem durar mais se bem cuidados.

Ou seja, mesmo que seja preciso um investimento inicial considerável este vai valer a pena ao fim de poucos anos, com a poupança de milhares de euros em eletricidade.

  • O preço dos painéis solares fotovoltaicos é cada vez menor ao passo que a sua eficiência energética é cada vez maior.

Perante estas informações podemos considerar que os painéis solares são, de facto, um must have!

Imovirtual

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 15 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo