Lifestyle

O que semear e plantar durante a Primavera

O que semear e plantar durante a Primavera

Com as flores a desabrocharem, os dias mais longos e o clima mais quente, a Primavera é a melhor altura do ano para pôr as mãos à obra e investir parte dos tempos livres passados em casa na jardinagem. Desengane-se quem pensa que apenas quem reside em moradias tem o privilégio de poder construir uma horta ou um jardim. Hoje em dia, já existem várias soluções para implementar jardins verticais ou urban jungles em apartamentos. O melhor de tudo é que alem de decorarem a casa, as plantas também o podem ajudar a poupar dinheiro na conta do supermercado. Por isso não há desculpas: conheça as espécies que podem ser semeadas durante a Primavera e comece já a pôr mãos à terra.

 

Salsa e Hortelã

hortelã

Toleram diferentes tipos de solo, podem ser cultivadas em locais pouco ensolarados e não exigem muitos cuidados: a Salsa e a Hortelã são dois dos alimentos chave da cozinha portuguesa que facilmente podem ser semeados a partir de casa. Esta pode ser uma forma divertida de decorar a sua cozinha, ter sempre à mão os ingredientes que precisa e poupar dinheiro no supermercado.

Cebola

Outro dos must-have na cozinha são as cebolas, que podem começar a ser plantadas logo no final de março. Mas para isso é necessário que estrume e fertilize bem o terreno antes de as semear. É que este legume precisa de alimento constante para produzir bolbos grandes. Mas lembre-se: ao plantar as cebolas não as enterre mais do que 2,50cm, já que isso poderá restringir o crescimento do bolbo. Dependendo do mês em que foram semeadas, podem começar a ser colhidas no final da estação.

 

Tomate

tomate

Já imaginou poder fazer uma salada fresca com tomates vindos diretamente da sua horta? Pois é, a Primavera é a altura ideal para plantar este fruto. Apesar de ser uma planta de crescimento fácil, já que apenas precisa de um lugar húmido e luz solar para se desenvolver, necessita de paciência. É que pode demorar algum tempo até à sua colheita e para a mesma ser bem-sucedida deve ter atenção a algumas regras:

  • Há medida que o tomateiro cresce, ampare-o com um pau ou estaca;
  • Utilize um regador para humedecer a terra;
  • Dê prioridade à exposição solar;
  • Esteja atento a possíveis doenças ou pragas.

Pimento

pimento

Bastantes sensíveis ao frio, os pimentos são uma ótima opção para adicionar à sua hora (e aos seus cozinhados). Por isso, é necessário ter atenção ao clima na hora de semear estes legumes, que existem em diferentes variedades. Escolha aquela que melhor se adapta à sua zona e na hora de comprar as plantas, opte pelas que têm folhas verdes e caules fortes e escuros. É importante que atente ao local onde os pimentos serão plantados: não os semeie onde outrora estiveram tomates, já que ambas as espécies estão sujeitas às mesmas doenças. Finalmente, confira regue o solo com regularidade, já que a falta de água pode produzir pimentos amargos.

 

Violeta-Africana

violeta africana

Uma ótima opção para quem pretende transportar a Primavera para dentro de casa. A Violeta-Africana é uma espécie que varia em e cores é variável, podendo incluir os tons azul profundo, branco, lavanda, rosa, vermelho, entre outras. Deve ser plantada num local, onde possa receber luz solar indireta, já que a luz solar direta pode queimá-las ou chega mesmo a secar as suas folhas delicadas. Em interiores, é importante mantê-las longe das janelas mais ensolaradas. Rege-as com água morna e evite fazê-lo em exagero para evitar o apodrecimento das raízes.

 

Amores-Perfeitos

amores perfeitos

Um jardim sem Amores-Perfeitos não tem o mesmo encanto. Esta flor tem a particularidade de ser comestível, o que significa que além de ornamentar os espaços também pode enfeitar os mais belos pratos de comida. Trata-se de uma planta rasteira de enchimento, que se mistura facilmente com outras plantas, criando canteiros vistosos e coloridos. Desenvolvem-se  bem à meia-sombra e germinam entre 7 a 21 dias. Para garantir que os seus Amores-Perfeitos crescem saudáveis e frescos, preste atenção ao solo que não deve estar demasiado molhado e às flores velhas que devem ser retiradas.

 

Gerânio

gerânio

O Gerânio é uma típica planta da Primavera que existe em várias cores: rosa, azul, roxo, entre outras. É comum vê-la a ornamentar as floreiras das janelas, as fronteiras da relva dos jardins ou a decorar os jardins de pedra. Trata-se de uma espécie que também sobrevive dentro de casa, desde que esteja junto a uma janela com uma boa iluminação solar. Os Gerânios devem ser plantados com um espaçamento de 20 a 40 centímetros. Evite uma rega excessiva, já que isso pode provocar o apodrecimento das raízes e não molhe as folhas e flores, pois o sol pode queimá-las.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Veja também

Ultima actualização: 02 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo