Decoração

Consiga uma decoração Eco-Friendly em 4 passos

4 passos para ter uma decoração Eco-Friendly

Dentro das principais tendências para este ano, vemos estilos mais ligados à reconexão com a natureza e eco-friendly. Procura-se a utilização de materiais mais rústicos e naturais, tentando sempre procurar alternativas menos agressivas para o nosso ecossistema.  Encontre neste artigo 4 dicas para conseguir incorporar a decoração eco-friendly na sua casa.

1. Acabe com o plástico

Um estilo orgânico é um estilo intemporal, fazendo com que não se “canse” tão rapidamente das peças decorativas, sempre com consciência ética e ecológica de uso de materiais naturais e produtos manufaturados, bem como de reutilização.

Procure integrar peças de madeira rústica e sustentável, madeira reciclada ou madeiras sem químicos na sua casa. Assim, ao ter uma peça feita de madeira no seu espaço, vai conseguir dar um ar descontraído e neutro. Compre materiais e mobílias de empresas amigas do ambiente e que trabalhem com materiais sustentáveis.  Troque os seus produtos plásticos por peças feitas de vidro, como por exemplo, vasos e embalagens.

2. Abra as janelas!

Para conseguir aumentar a luz natural, certifique que a sua mobília não está a tapar as janelas, coloque espelhos de forma estratégica para refletir a luz natural, evite cortinados de tecidos grossos e pesados e escolha decorar o espaço em questão com cores claras e neutras.

Aproveite para substituir as suas lâmpadas por lâmpadas LED, visto que estas duram mais tempo, sustentáveis e consomem menos.

 

3. O Vintage passa a novo

Uma maneira de ter uma casa mais eco-friendly é comprar ou arranjar móveis antigos. Cada vez mais no mundo da decoração, procura-se incorporar o antigo com o novo, conseguindo poupar dinheiro e dar uma nova vida um móvel antigo. Para isso mude os puxadores dos seus armários, pinte de outra cor a sua mesa ou estofar o seu sofá com outro tecido.

 

4. Plantas, plantas e mais plantas

As plantas têm inúmeras vantagens, sendo que podem ajudar a equilibrar a humidade do ambiente, limpar o ar e até podem reduzir o seu stress.

Ter plantas em casa é uma ótima forma de decorar um espaço de forma económica. Uma planta pode transformar a sua habitação. Estas ajudam a melhorar a decoração da sua casa, sendo que podem ser só decorativas ou até podem ser plantas aromáticas.

Dê um toque caseiro à sua cozinha ao colocar um vaso com salsa, coentros ou manjericão, aromatizando a sua casa e poupando em especiarias!

 

plantas

Quando é que podemos considerar um produto amigo do ambiente?

Um produto amigo do ambiente é aquele que não prejudica o meio ambiente, é um produto sustentável e ajuda a conservar os recursos naturais do nosso planeta. Ao adotar um estilo eco-friendly e utilizar produtos recicláveis, como o vidro, madeira ou metal está a diminuir o impacto ambiental da decoração. Procure comprar produtos de empresas que tem um compromisso ecológico e são conscientes da importância de cuidar e conservar o nosso planeta.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 18 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo