Caso entenda recorrer a um crédito à habitação, há certas despesas que deve ter em consideração na hora de se comprometer com a compra de um imóvel. Não basta ter o valor líquido do equivalente aos 20% do valor de avaliação do imóvel. Esse valor ser-lhe-á cobrado aquando da assinatura do contrato de compra e venda.

Além dessa referência, saiba que a entidade bancária onde contratualizar o crédito irá também cobrar-lhe a avaliação do imóvel, ou seja, o valor real em que a casa é avaliada. O custo desta avaliação rondará os 200€. É em relação ao valor da avaliação que o banco lhe irá conceder os 80% em empréstimo, e não ao valor de venda. Por isso, se o preço a pagar for superior ao da avaliação, terá de entrar com mais capital.

A este valor acresce:

  • IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) – o valor deste imposto está dependente de uma série de variáveis, sendo elas o tipo de imóvel, a localização e a finalidade. Aqui pode fazer a simulação do valor do imposto a pagar consoante a sua situação. O site ainda lhe diz qual será o valor do imposto selo.
  • Imposto de Selo – há dois tipos: um que diz respeito à compra e venda e corresponde a 0,8% do valor de aquisição da casa; e outro aplicado ao crédito à habitação.
  • IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) – a isenção é automática e imediata se o imóvel for para habitação própria e permanente e caso o valor patrimonial tributável (diferente do valor de avaliação ou de venda do imóvel) não ultrapassar os 125 mil euros. A isenção é temporária e dura 3 anos.
  • Escritura/notariado – a escritura é a despesa mais significativa. É também o momento com maior significado e o mais definitivo: altera-se a propriedade do imóvel e a chave é entregue ao novo dono. Esta despesa ronda os 700-900€

A nossa sugestão é que reserve entre 7 a 12 mil euros como budget extra, se o intervalo de compra do seu imóvel for entre 150-250 mil euros. Isto fora remodelações que possa ter de fazer. Nessa situação consulte vários empreiteiros para que possa escolher entre vários orçamentos.