Decoração

Tendências de decoração: rattan

Tendências de decoração: rattan

Muito utilizado na decoração para trazer conforto, aconchego e elegância, o rattan é muitas vezes encontrado no mobiliário. Antigamente associava-se o uso deste tipo de material às decorações de campo ou de praia. Um facto que mudou com o passar do tempo. Atualmente, as peças em rattan são as protagonistas de decorações citadinas e interiores, podendo ser encontradas à venda em vários formatos e a preços médio-altos. Armários, luminárias, cestos, cadeirões, candeeiros e individuais de mesa, são alguns dos formatos em que pode encontrar este material.

Há quem confunda o rattan com o vime, uma substância muito utilizada em Portugal na produção dos cestos. Porém elas são bastante diferentes, sendo que a principal distinção está na planta e na sua origem. A primeira é originária dos países tropicais do continente Asiático, existindo também no continente Africano e na Oceania. O rattan provém de uma espécie de palmeira conhecida como Calamos Rotang, que com o passar do tempo e o crescimento, acaba por sufocar as demais espécies à sua volta. Por isso, é benéfico para a natureza se removermos o excesso desta fibra, o que significa que podemos dizer que estamos perante um material, que ao nível da sustentabilidade, é uma ótima escolha.

Conheça: Tendências de Decoração para 2022

Já o vime é associado ao Antigo Egipto, tendo sido utilizado desde muito cedo na construção dos primeiros protótipos de aviões e balões de ar quente. É extraído de árvores como o Salgueiro e o Chorão e em Portugal a sua utilização começou 1850 na Camacha, Ilha da Madeira. Depois de cortado, o vime necessita ser descascado e seco, seguindo então para a fase de transformação. Antes de poderem ser usadas para produzir cestos ou mobiliário, as varas de vime passam por um processo de tratamento que lhes dá elasticidade e facilidade em manejar. Aliás, essa é outras das diferenças entre os dois materiais: o nível de maleabilidade, flexibilidade e resistência é muito mais proeminente no caso do rattan. Ainda assim, devemos acrescentar que, no final, a forma de trabalhar é muito semelhante em ambos os materiais

O rattan pode facilmente ser utilizado na sua cor natural, envernizado ou pintado no tom que preferir. Mas desengane-se quem pensa que este material apenas pode ser usado em decorações rústicas; pelo contrário, esta pode ser uma boa opção para quem pretende adotar um estilo de decoração clássico e atribuir-lhe um je ne sais quoi. Os apontamentos em rattan conferem aconchego ao ambiente, sem que este perca o seu charme e sofisticação. No entanto tenha atenção ao uso excessivo de mobiliário em rattan, já que pode entusiasmar-se e cair facilmente no exagero, sobrecarregando visualmente os ambientes.

Note ainda que a limpeza de itens produzidos neste material é bastante simples, já que necessita apenas de um pano seco para a sua manutenção. Se tiver o azar de sujar os seus móveis em rattan, saiba que pode acrescentar um pouco de água e sabão neutro para eliminar a sujidade, tendo sempre o cuidado de evitar usar álcool e outros produtos químicos mais abrasivos.

Pode interessar-lhe: Detergentes caseiros: receitas e utilizações

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 30 março 2022
Botão Voltar ao Topo