Decoração

Como incorporar plantas na decoração de interiores

Como incorporar plantas na decoração de interiores

É sabido que as plantas trazem alegria, cor e frescura à decoração. Com elas é possível trazer um pouco da natureza para dentro de casa, acrescentando alguma naturalidade aos ambientes. Ter plantas em casa aumenta o bem-estar dos habitantes, sendo que, inclusivamente, algumas espécies são conhecidas por fazerem a purificação do ar e ajudar com a humidade. Podem ser aplicadas em todo o tipo de divisões, desde a cozinha ao quarto – sim, não faz mal dormir com plantas no quarto, é apenas mais um mito. No entanto deve ter em atenção ao local onde vai colocar as suas verdinhas, já que existem espécies que apreciam luz solar direta e outras luz indireta. Ainda assim pode enfeitar todo o tipo de móveis com as suas plantas: aparadores, estantes, bancadas… as opções são infinitas e no artigo de hoje damos-lhe 3 dicas para incorporar a natureza nos seus ambientes. Ora veja.

Pode interessar-lhe: 7 plantas para ter em casa e que diminuem humidade

Escolha plantas pendentes

As plantas pendentes podem ser uma boa opção para quem pretende incorporar um pouco de verde nos seus ambientes mas não tem muito espaço disponível tanto nos móveis como no chão. Funcionam bem em locais altos, ainda que também as possa colocar em mesas ou aparadores, desde que tenham espaço para crescer as suas longas folhas. Algumas espécies a ter em consideração: ceropegia, philodendron brasil e hera.

Opte pelas espécies que melhor se adequam à sua casa

Como já referimos anteriormente, é importante que tenha em consideração as necessidades de cada espécie. Assim, antes de investir dinheiro e tempo a cuidar de qualquer tipo de planta, faça uma pesquisa sobre esta e atribua-lhe um local designado na sua decoração consoante as suas necessidades. Note ainda que as necessidades de rega variam de planta para planta, sendo que também deve ter esse fator em conta.

Atenção aos vasos decorativos

Para conseguir incorporar as suas plantas na decoração sem muito esforço, é importante que preste atenção à estética dos vasos. Tipicamente, as plantas saem dos hortos em vasos de plástico, que quando incorporados na decoração dão um certo ar de desmazelo. No entanto, só as deve remover dos vasos originais quando estes forem pequenos para acompanhar o crescimento da planta e nunca deve colocar as suas verdinhas em vasos de cerâmica sem sistema de escoamento. Isto porque as raízes das plantas podem apodrecer com a acumulação de água. Assim, a solução passa por manter as plantas nos vasos de plástico com buracos e investir em vasos de cerâmica exteriores. E não se esqueça: sempre que regar as plantas deve escoar a água que ficou em excesso no fundo do vaso.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 03 junho 2022
Botão Voltar ao Topo