Decoração

Corredores: como decorar de forma harmoniosa e prática

Corredores: como decorar de forma harmoniosa e prática

Geralmente longos e largos, os corredores – em inglês conhecidos como hallways – são os espaços que ligam as várias divisões da casa entre si. Em muitas casas, sobretudo de construção mais antiga, é muito comum encontrar esta divisão a seguir ao hall de entrada. São espaços de passagem e muitas vezes são uma das imagens inciais que as suas visitas irão ter da sua casa. Normalmente são pouco airosos, já que neles não se costumam encontrar muitas janelas e inclusivamente, há daqueles que são tão estreitos que a decoração só pode ajudar se for bem pensada. Isto significa que há que ter alguns cuidados na hora de decorar um corredor para assim evitar ambientes escuros, sombrios e frios. A pensar nisso, reunimos um conjunto de dicas que o podem ajudar a determinar o design certo para o seu corredor. Ora veja:

Utilize espelhos

Como é sabido, os espelhos são uma peça decorativa que tem o poder de transformar uma divisão, passando a ideia de que esta é maior do que realmente aparenta. Isto acontece porque os espelhos proporcionam uma sensação de amplitude, iluminam cantos escuros e são capazes de refletir objetos bonitos, trazendo boas vibrações. São por isso uma peça fundamental para decorar o seu corredor, mas atenção:quando utilizados de forma incorreta podem trazer alguns problemas. Conheça as As regras para colocar os seus espelhos segundo o FengShui

Atente à iluminação

Como já referimos, os corredores são divisões em que a luz não abunda. Isto acontece por se tratar de um espaço interior, que apenas se vê iluminado pela luz natural quando as portas dos restantes espaços está aberta. Isto significa que, se a iluminação natural não existe nos corredores, necessita de encontrar a luz certa para harmonizar tal espaço. A escolha não é fácil, nem tão pouco existe uma fórmula certa para assegurar que escolhe os melhores elementos. O ideal é sempre poder contar com ajuda profissional, mas no caso de decidir decorar o espaço sozinho, atente ao tipo de candeeiros, à cor dos mesmos e à tonalidade da luz – quanto mais amarela mais acolhedora. E claro que deve considerar o estilo da casa, as suas preferências pessoais e o estilo de decoração de interiores que pretende conseguir.

Decore as paredes com fotografias

O melhor local para mostrar as recordações e memórias da sua família é colocando-as em molduras suspensas nos corredores da sua casa. Assim, estará não só a tornar um espaço com poucas utilizações mais acolhedor, como também lhe dá a possibilidade de ser o centro da história da sua família. Em alternativa, também pode embelezar as molduras com ilustrações, frases e fotografia de pormenores. Lembre-se sempre de escolher os quadros de diferentes tamanhos para este mural, por forma a deixar este canto mais moderno.

Cuidado com os tapetes

Os tapetes são uma forma simples de conseguir tornar um espaço vazio e frio num local acolhedor. Mas tenha atenção ao usar este tipo de objetos nos corredores já que podem ser propícios a acidentes. Assim, deve escolher tapetes simples, leves e compridos e colocar-lhes por baixo uma película antiderrapante que evita que os tapetes se enrolem e causem contratempos.

Use estantes e outros móveis de arrumação

Uma das mobílias a que podem ajudar a construir um corredor harmonioso e prático são as estantes. Claro que para usar este tipo de móvel na sua decoração, necessita que o seu corredor seja minimamente largo. Lembre-se que o objetivo é tornar o espaço prático, facilitando sempre a arrumação extra.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 11 dezembro 2021
Botão Voltar ao Topo