Lifestyle

Teletrabalho e férias: 5 destinos portugueses para juntar o útil ao agradável

Trabalho remoto e férias: os 5 destinos portugueses

Há um ditado popular português que diz que “trabalho é trabalho, e conhaque é conhaque” que é como quem diz, não se mistura o trabalho com o lazer. Mas a pandemia veio trocar-nos as voltas e hoje em dia é muito comum trabalhar enquanto passa férias num destino apelativo.

No início de 2022, o Momondo considerou Portugal como o melhor país do mundo para combinar viagens e teletrabalho. Segundo o site de viagens, o nosso jardim à beira-mar plantado é o primeiro dos 10 destinos que “melhor combinam condições de trabalho produtivas e oportunidades para aventuras em viagem“, revelam em comunicado, acrescentando que “Portugal ficou classificado como o melhor país no mundo para o trabalho remoto, com pontuações altas em todas as categorias, incluindo o clima, a vida social, a baixa taxa de criminalidade e o custo de vida relativamente acessível.”. Note-se ainda que Portugal é um dos países que oferece um visto a nómadas digitais, facto que influenciou a classificação da Momondo, que também congratula o país por ter “muitos habitantes com um nível de inglês elevado, o que é um ponto forte para expatriados.”

Esta é uma distinção que embora não impressione, não deixa de ser gratificante. É que não há dúvidas de que as maravilhas portuguesas merecem a melhor atenção de quem nos visita, mesmo que a viagem envolva trabalho. Trabalhar num café com vista para as colinas de Lisboa ou para a ribeira do Porto, por si só já é incrível. Mas se quisermos sair da confusão das grandes cidades e explorar outros destinos que merecem toda a atenção dos turistas. Seja pelos pontos de interesse que escondem ou pela sua proximidade com outras maravilhas, estes são os nossos 5 destinos de eleição para teletrabalhar por Portugal fora.

Conheça as 7 maravilhas do mundo em Portugal

Ericeira

ericeira portugal

O azul do mar das praias da Ericeira e o clima ameno e luminoso há muito que conquistam os turistas estrangeiros, principalmente no Verão durante a época balnear. Ideal para os amantes do desporto ao ar livre, onde podem praticar surf e skate, duas das modalidades que levam multidões a esta pérola do Oeste, que prima pelas boas ondas. Ribeira de D’Ilhas, Foz do Lizandro e Calada, são algumas das praias em que pode dar uns mergulhos entre reuniões (ou dar uma piscadela a um desporto aquático). Por tudo isto e muito mais, a Ericeira é um ótimo lugar para passar umas férias tranquilas e revigorantes, perto do mar, e é sem dúvida uma ótima fonte de inspiração e motivação para quem necessita de passar parte do tempo agarrado ao computador do trabalho. A sua proximidade com a capital Lisboa também é um ponto a favor, assim como os vários restaurantes que servem deliciosas mariscadas e peixes grelhados, não fosse esta terra de pescadores.

Para quem pretenda mudar-se para a Ericeira, fazendo da sua casa um verdadeiro local de férias, onde pode juntar o trabalho e o lazer facilmente, confira as oportunidades de imóveis que o Imovirtual oferece nesta região.

Gerês

gerês imovirtual noticias

O Parque Natural da Peneda Gerês é uma autêntica maravilha pronta a ser desvendada. Se é daquelas pessoas que durante as férias gosta de se escapulir para lugares onde possa estar em contacto com a natureza, certamente que o Gerês é uma boa opção. Aliás, é por isso mesmo que há quem lhe chame santuário da natureza, por toda a serenidade e magia que as suas paisagens envolvem. Certo é que nesta região nunca que lhe vão faltar pontos de interesse para a explorar, aliás pode já apontar 8 deles, mencionados no nosso artigo Conheça os encantos do Gerês. Mas para lhe aguçar a curiosidade, dizemos que por lá poderá encontrar gastronomia de comer e chorar por mais, assim como trilhos, cascatas, lagoas, vales e santuários que merecem ser explorados nas suas horas livres de ofícios. Este é portanto um do melhores locais do país para englobar na mesma equação o descanso, a tranquilidade, o trabalho e as férias.

Guarda

guarda imovirtual noticias

Falando em maravilhas naturais, o distrito da Guarda esconde algumas delas, em particular o Parque Natural da Serra da Estrela. A partir desta maravilhosa cidade, pode rumar à descoberta do ponto mais alto de Portugal Continental e de todas as paisagens, lugares e recantos enebriantes que ele esconde. Guarda é o local ideal para quem pretende passar umas férias perto da montanha, da neve que ocasionalmente por lá cai durante o inverno, das estâncias de ski e de maravilhas como o Covão dos Conchos, o Poço do Inferno, a Lagoa Comprida, o Covão d’Ametade, o Castelo do Sabugal e das incríveis Aldeias Históricas de Portugal. Por se tratar de uma cidade do interior, Guarda é logicamente um local calmo e tranquilo, cuja localização geográfica lhe permite visitar vários pontos de interesse nas proximidades durante aquelas horas vagas de trabalho. Além daqueles que já enumeramos, destacamos, também, a cidade de Manteigas e a vila de Seia, o Poço da Broca e a Praia Fluvial de Loriga, como lugares a não perder. Uma vez na região da Guarda, não deixe de degustar as maravilhas gastronómicas da zona como é o caso do Queijo da Serra, dos doces e compotas, do mel e do pão, que pode até adquirir numa visita ao Museu do Pão em Seia.

Portimão

portimão imovirtual noticias

E claro que o Algarve não poderia falhar um lugar na nossa lista de locais ideias para passar férias e para trabalhar remotamente. No caso, a região está representada pela cidade de Portimão, a casa de algumas das praias mais emblemáticas do sul do país: Praia da Rocha, Praia do Alemão e Praia dos Três Irmãos são algumas delas. O Algarve é sem dúvida uma das regiões mais requisitadas em Portugal e não é para menos, já que as águas cristalinas, o clima de verão agradável e as formações rochosas são mais do que motivos suficientes para visitar o sul do país. Uma vez em Portimão, não deixe de dar um salto à Marina, um local excelente para trabalhar com vista. Mas nas suas horas vagas não perca a oportunidade de explorar a cidade, mas também as várias zonas em seu redor: os cenários românticos de Ferragudo, a beleza natural das Grutas de Benagil e da Ponta da Piedade e a pitoresca aldeia do Burgau são lugares que vale a pena conferir. Conheça mais sobre estes e outros locais icónicos do Algarve no nosso artigo 5 lugares a visitar no Algarve

Saiba quais são Os Cinco Melhores Locais Para Comprar ou Arrendar no Algarve

Funchal

funchal imovirtual noticias

Trabalhar com vista para as paisagens da Ilha da Madeira irá certamente ser muito mais gratificante e apelativo. Tanto é que no final das suas férias, é bem capaz de querer “voltar para a Ilha”. Os jardins floridos, as praias de origem vulcânica, as tradicionais casas de Santana e a gastronomia madeirense, são alguns dos pontos fortes da região. Atrevemo-nos a dizer que esta ilha é um autêntico paraíso, com inúmeras pérolas naturais prontas a serem exploradas: é o caso da Ponta de São Lourenço, do Monte Palace Madeira ou do Pico do Areeiro. Além disso, esta é também a terra do ilustre futebolista português, Cristiano Ronaldo, sendo que por isso qualquer adepto da modalidade irá apreciar uma visita ao Museu CR7. Aproveite para fazer uma viagem inesquecível com toda a família nos Carros de Cesto e não se esqueça de provar a bebida típica da ilha: a Poncha. Podemos garantir que uma vez na Madeira, nunca irá ficar sem sítios para explorar nos intervalos dos seus dias de trabalho.

Encontre aqui todos os imóveis à venda no Funchal

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 18 fevereiro 2022
Botão Voltar ao Topo