Lifestyle

5 lugares a visitar no Algarve

É durante as férias de verão que muitos turistas, portugueses e estrangeiros, rumam até ao sul de Portugal para assentarem arraiais temporariamente e deleitarem-se com as maravilhas que as praias algarvias têm para oferecer. Lagos, Faro, Vilamoura, Albufeira, Armação de Pêra, Portimão, Manta Rota, Monte Gordo são alguns dos locais onde é possível estender a toalha, desfrutar do sol e apreciar a temperatura e clareza das água. Mais do que um destino de praia, o Algarve é uma região repleta de história, pontos de interesse cultural e paisagens idílicas. Algumas delas contaram com a mão da mãe natureza, outras foram obra do homem. Hoje falamos-lhe de 5 locais que deve incluir no seu itinerário na hora de planear a sua viagem ao Algarve.

Encontre aqui as casas de férias no Algarve para arrendar no Imovirtual

Carvoeiro

Se estiver a planear em passar uma temporada em Lagoa, não deixe de visitar a Praia do Carvoeiro. E não estamos a começar esta lista pela recomendação de uma praia, embora esta possa ser uma ótima alternativa para tomar uns banhos de sol. Todavia, Carvoeiro situa-se num local um tanto inóspito, já que as pequenas casas brancas dos pescadores, muito típicas do sul de Portugal, se amontoam harmoniosamente junto a uma falésia, formando uma paisagem digna de um postal. A este pitoresco cenário juntam-se ainda os vários barcos dos profissionais da faina, que costumam estar dispostos casualmente no areal da praia, e os restaurantes, bares e esplanadas que se misturam na paisagem que vai querer eternizar numa fotografia, com toda a certeza.

Grutas de Benagil

grutas de benalgil

Do Carvoeiro às Grutas de Benagils são dois passos e este é daqueles desvios do qual não se irá arrepender. De uma beleza exótica, estas grutas naturais são as protagonistas de vários passeios de barco, organizados propositadamente só para as conhecer. Situadas na Praia de Benagil, no Algar com o mesmo nome, estas formações rochosas também podem ser acedidas por meio de caiaque, prancha de remo ou a nado. Apesar da dificuldade de acesso o seu interior vale muito a pena: no topo encontra-se a abertura conhecida como “o olho”, que difunde a luz que ilumina as areias finas e douradas e a água límpida.

Queda do Vigário

É uma verdadeira pérola algarvia escondida no meio da vila de Alte, Loulé. Trata-se de uma cascata de 24 metros de altura com águas cristalina que também oferece uma zona verde para relaxar. O acesso pode ser feito a pé, desde o cemitério da vila. Nos últimos anos, várias têm sido as notícias que dão conta dos períodos de seca da Queda do Vigário. Por isso não estranhe se chegar a este local idílico e deparar-se com um lago sem água.

Ferragudo

vila de ferragudo

Pitoresca e encantadora: é assim que podemos descrever a vila de Ferragudo, uma pequena povoação que se fixou na margem esquerda do rio Arade, caracterizada por um amontoado de casas brancas e ruas estreitas. É uma zona com história, não tivesse sido ela escolhida por Cartagineses, Romanos e Fenícios, que por lá praticaram a arte da pesca e desenvolveram a indústria da salga do peixe. Por isso não é de estranhar que Ferragudo tenha uma ligação muito próxima ao mar, que ainda hoje faz parte do dia a dia das gentes da terra. Porém, com o Turismo veio o progresso e os ferragudenses evoluíram, assim como a sua terra que agora é um dos pontos de paragem obrigatória para quem visita a cidade de Portimão.

Ponta da Piedade

Quase dispensa apresentações, já que é o cartão de visita da região do Algarve em diversas ocasiões. A Ponta da Piedade é um conjunto de formações rochosas que se mesclam com o azul esverdeado das águas cristalinas. Pode ser vista em todo o seu esplendor – falésias incluídas – através de passeios de barco. No topo da Ponta da Piedade pode ainda encontrar-se um Farol com o mesmo nome e uma vista magnífica sobre o Oceano Atlântico. Situado em Lagos, este é mais um dos pontos de paragem obrigatória para quem visita o sul de Portugal.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 01 julho 2021
Botão Voltar ao Topo