Lifestyle

Descubra o Douro com um cruzeiro magnífico

Descubra o Douro com um cruzeiro magnífico

Seja apenas no Porto, seja do Porto até Barca d’Alva, fazer um cruzeiro no Douro é uma experiência única e inesquecível. A oferta é variada, são inúmeras as empresas que proporcionam estes cruzeiros, o que permite ao viajante fazer a escolha mais acertada, não apenas à sua carteira, mas igualmente a embarcação e o programa que mais lhe agrada.

Cruzeiro das 5 pontes

O cruzeiro das cinco pontes é o mais curto de todos e cinge-se ao percurso entre as cinco pontes que unem as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia no pedaço de rio que antecede a união do Douro com o Oceano Atlântico.

Neste cruzeiro, o turista tem uma vista privilegiada para o Centro Histórico do Porto e também para a ribeira de Vila Nova de Gaia com todas as suas caves de vinho do Porto e não só.

Cruzeiros rio acima

Depois há ainda cruzeiros rio acima para todos os gostos e todas as carteiras. Assim, pode fazer um cruzeiro até Bitetos, uma praia fluvial no concelho de Marco de Canaveses, que no antigamente era um ancoradouro dos barcos rabelos, as tradicionais embarcações do rio Douro que transportavam as barricas de vinho do Porto desde o Alto Douro Vinhateiro. Aqui é possível praticar diversos desportos náuticos, como canoagem, ski aquático e até mesmo de motonáutica.

São bastante conhecidos os cruzeiros de apenas um dia, em que o viajante sobe o rio desde o Porto até ao Pinhão ou até ao Peso da Régua e regressar de comboio, comboio com grande parte do percurso a ser feito junto ao rio, ou de autocarro, dependendo da do que a empresa responsável pelo cruzeiro indicar que esteja disponível.

Sobe ou desce o rio de barco

Nos cruzeiros que sobem o rio, em um ou em mais dias, o viajante sente-se esmagado pela maravilhosa e imponente paisagem que o vale do Douro proporciona. A paisagem em pleno Alto Douro Vinhateiro é perfeitamente deslumbrante, podendo o viajante, caso o cruzeiro seja de vários dias – há de um até oito dias –, pernoitar no barco-hotel ou numa das muitas quintas que povoam a região até Barca d’Alva, ponto limite destes cruzeiros.

Refira-se que os destinos dos cruzeiros do Douro são o Porto, Peso da Régua, Pinhão, Pocinho e Barca d’Alva. Nos cruzeiros no Douro os turistas tornam-se cúmplices do rio, dos socalcos e geios, das quintas e dos vinhedos e ainda de três sítios classificados pela

UNESCO como Património Mundial da Humanidade: o Centro Histórico do Porto, a Arte Rupestre do Vale do Coa e o Alto Douro Vinhateiro.

Cruzeiros com refeições a bordo

Para além disto, há todo um manancial gastronómico a experimentar. É possível tomar o pequeno-almoço a bordo, mas também degustar as mais diversas iguarias que a região proporciona seja ao almoço, ao lanche ou ao jantar.

Muitos dos operadores turísticos proporcionam ainda diversos tipos de animação a bordo, o que é sempre um complemento interessante para este tipo de passeios.

No entanto, são os vinhos que fazem as delícias de muitos dos turistas. Primeira Região Demarcada do Mundo, no Douro produz-se dos melhores vinhos de mesa do Mundo e aquele que é, provavelmente, o melhor vinho doce do Mundo: o Vinho do Porto.

Nos cruzeiros no Douro há sempre vinho de mesa e vinho do Porto para experimentar, degustar e até beber. Néctar dos deuses não há como lhe escapar e, seguramente, a forma de melhor abrilhantar o passeio Douro acima. Visite online as páginas das inúmeras empresas turísticas que operam no Douro, faça a sua escolha e desfrute de um dos melhores cruzeiros do mundo.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 06 dezembro 2021
Botão Voltar ao Topo