Lifestyle

Crianças: como preparar o regresso às aulas

Como ajudar a sua família a preparar o regresso às aulas do seu filho

O mês de setembro marca o início da época de regresso às aulas uma altura, regra geral, cansativa, preocupante e de tirar noites de sono aos pais. Quando pergunta ao seu filho o que sente na altura de regressar à escola, o entusiasmo é certamente evidente – especialmente se estivermos a falar da compra de novo material escolar para mostrar aos novos colegas – contrastando com os sentimentos dos progenitores. Entre encomendar livros, acertar os pormenores com a escola e o ATL, ajustar os horários ao nova rotina, preparar almoços, lanches e snacks, ter tudo pronto a tempo da data e deixar zarpar o barco das férias para colocar os pés em terra, bem assentes no chão e na realidade “escola”, pais e mães não têm mãos a medir.

No caso de famílias numerosas, muitas vezes todas estas tarefas são feitas a duplicar, ou a triplicar, ou quem sabe até noutras multiplicações dependendo da quantidade de filhos. Aliado a isto, está certamente o stress diário que advém de situações corriqueiras, do trabalho, das lides domésticas, dos problemas familiares: o cocktail torna-se demasiado perigoso, tendo tudo para ser um autêntico desastre. Por isso mesmo, é importante situar-se e ter tudo bem organizado de forma a garantir que a sua casa está preparada para enfrentar mais um ano letivo. Reunimos uma lista para o ajudar a estabelecer prioridades e para deixar tudo correr sobre rodas. Uma espécie de checklist de regresso às aulas para pais (e filhos mais velhos) garantirem que o lar está toda em ordem na hora de voltar às normais rotinas de trabalho/escola. Ora veja

Organize o local de estudo

Nem toda a gente tem um escritório adjudicado para pais e filhos poderem executar as tarefas mais educativas e profissionais. Mas é importante que garanta que o local de estudo das crianças e jovens esteja o mais limpo, arrumado e arejado possível, quer estejamos a falar de uma sala dedicada para o efeito ou simplesmente da mesa de jantar multifunções.

Confira o material para ajudar ao estudo

Neste ponto não nos estamos a referir aos cadernos diários, livros, lápis e canetas, mas sim à cadeira onde as crianças ou jovens se vão sentar, à secretária, ao computador, aos candeeiros e a outros eventuais materiais que ajudem a tornar a sessão de estudo o mais produtiva e eficaz possível. Nenhuma criança se conseguirá concentrar se a cadeira lhe provocar dores de costas ou o candeeiro não acender a luz.

Atente à iluminação

E por falar em luz, talvez precise de trocar uma ou mais lâmpadas em casa para garantir que o seu filho terá visibilidade suficiente para estudar. A fraca luminosidade pode afetar não só a saúde ocular das crianças e jovens, mas também contribuir para uma sessão de estudo menos produtiva. Por isso, confira se a luz dos locais onde os seus filhos costumam estudar é a mais indicada.

Saiba também: Como poupar na fatura da luz

Crie um calendário para se guiar

De forma a ter noção de todos os acontecimentos importantes da vida do seu filho, deixe à disposição de toda a família um calendário mensal para anotarem testes, visitas de estudo, saraus, atividades extracurriculares e outros demais eventos que seja importante não esquecer. Coloque este guia na porta do frigorífico para facilitar o acesso e incentive os seus filhos a anotarem eles próprios os compromissos – se forem demasiados novos, faça-o você mesmo.

Organize os roupeiros

Crie uma organização nos roupeiros, de pais e filhos, para facilitar a sua rotina diária e a escolha da indumentária. Com a correria do dia a dia, o closet acaba por se tornar um local desarrumado e sem um fio condutor. Adote o sistema que seja conveniente para si e para as crianças para evitar atrasos às segundas-feiras de manhã.

Para conhecer mais dicas de como organizar o armário, consulte: Closet: como o manter organizado

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 18 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo