Lifestyle

Como resolver os problemas de humidade em casa?

Com as mudanças de temperatura, é natural que comece a reparar no surgimento de alguma humidade na sua casa. A humidade nas casas em várias zonas do país têm vindo a manifestar-se cada vez mais e representa sérios desafios para os moradores que não sabem como resolver problemas de humidade.

Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas sobre como proteger a sua casa da humidade.

Como resolver problemas de humidade

A humidade é um problema comum nas habitações, que pode surgir por alterações climáticas, falta de ventilação ou mesmo infiltrações. Para resolver os problemas de humidade naturalmente, aconselhamos que areje a sua casa com frequência ao longo do dia para que o ar possa circular, e que mantenha a casa limpa e seca, sobretudo nas divisões da casa de banho e cozinha, que geralmente ficam mais afetadas pela água do banho, do lava-loiças e outros acessórios utilizados no quotidiano.

Como limpar humidade

Se tem problemas de humidade nas paredes, é importante saber como limpar para que possa remover essa humidade e recuperar o estado da divisão em questão. Para isso, pode utilizar alguns produtos como o bicarbonato de sódio, recorrendo ao uso de uma esponja com água e com o produto misturado para esfregar o local afetado.

Para evitar humidade nas paredes futuramente, pode utilizar um desumidificador. Esta é uma forma prática e eficiente de resolver o problema.

O que fazer para diminuir a humidade do quarto

Se o surgimento de humidade no seu quarto é frequente e está farto de ver as paredes com manchas, respondemos a algumas questões sobre a sua remoção que podem ajudar, consoante a zona manchada:

  • Como limpar humidade do teto? Utilize um borrifador com uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, espere um tempo e passe um pano na área para remover a mancha.
  • Como limpar humidade de vidro? Caso os vidros das janelas do quarto estejam desgastadas, pode ser sinal de que chegou a altura de as substituir. No caso de manchas leves, pode recorrer ao uso de um desumidificador.
  • Como limpar humidade da madeira? Para limpar a humidade da madeira, pode utilizar a mesma técnica indicada para o teto. Pode ainda incluir plantas no quarto para absorverem alguma dessa humidade de forma natural e para protegerem a madeira da humidade.

Para eliminar humidade dos roupeiros, utilize um pulverizador e aplique as mesmas técnicas.

parede húmida o que fazer

Dicas para combater a humidade em casa

Para evitar o aparecimento de humidade na sua casa, deixamos-lhe algumas dicas que podem ajudar:

  • Areje a casa com frequência: mantenha as janelas abertas com as persianas para baixo para que o ar circule entre as divisões da casa;
  • Evite secar roupa dentro de casa: secar roupa em casa aumenta a humidade no espaço e pode inclusive causar odores desagradáveis nos tecidos. Caso não tenha outra opção, seque a roupa perto de uma janela ou porta;
  • Utilize desumidificadores: coloque desumidificadores em locais estratégicos da casa para que a humidade não ataque;
  • Ligue o exaustor: quantas vezes está na cozinha e esquece-se de ligar o exaustor enquanto prepara uma refeição? É essencial que não se esqueça de o ligar, pois este ajuda a manter as paredes da cozinha secas;
  • Mantenha uma temperatura controlada em casa: mantenha a temperatura dentro da sua casa sempre dentro do mesmo nível, pois as mudanças de temperatura contribuem para o aumento da humidade nas casas. Para isso, utilize ventoinhas, ar condicionado ou algum tipo de aquecimento dependendo da altura do ano.

Para mais dicas para proteger a sua casa da humidade, leia o nosso artigo.

Como pintar com humidade

Quer pintar as paredes interiores de sua casa, mas estão húmidas e não sabe o que fazer? Utilizar uma tinta anti-humidade não chega. Primeiro, é aconselhável que recorra à utilização de alguns produtos próprios para resolver a situação.

Existem produtos específicos para tirar manchas de humidade, que pode começar por aplicar antes de iniciar a pintura das paredes, como um desumidificador, um selador para parede ou um produto de impermeabilização. No entanto, se a humidade persistir após tentar resolver a situação, deve averiguar qual é a raiz do problema e corrigi-lo antes de prosseguir com a pintura.

Quando a limpeza estiver feita, pode então dar início à aplicação de uma tinta com proteção contra fungos para que aumente a resistência da parede a qualquer contaminação. Não se esqueça de utilizar uma tinta própria para revestimentos de paredes interiores com humidade.

Para mais conteúdos relacionados com casas, explore a secção de Lifestyle do nosso blog! Esteja atento a novos artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo