Lifestyle

Mitos relacionados com a casa

Mitos relacionados com a casa

É sabido que as histórias populares que vão passando de boca em boca, tem por vezes algum fundamento de verdade. Mas nem sempre estes mitos criados pela comunidade têm lógica e, por isso, muitas vezes há quem acabe a seguir práticas erradas sem qualquer tipo de explicação cientifica. Reunimos algumas assunções e crenças relacionadas com a casa para tentar perceber se existe algum fundamento de verdade. Serão estes mitos verdadeiro ou falsos? Foi isso que tentamos descobrir.

jornal para limpar vidros mito

“O jornal seco é bom para limpar vidros”

Resultado: Mito Falso

Apesar de ser uma ótima forma de tornar a leitura do jornal físico uma prática mais sustentável e de reciclar este material, este mito é falso, Todavia, tem algum fundamento uma vez que o papel de jornal é uma folha bastante absorvente, capaz de não deixar marcas numa passagem pela janela da sala lá de casa. Mas verdade seja dita: se depois de folhear as páginas de um jornal dá por si com os dedos sujos, os vidros vão padecer do mesmo mal. Não só este material é pouco eficaz na eliminação de pó, gordura e sujidade dos vidros, como também pode agravar a situação e chegar mesmo a riscar as suas janelas. O melhor mesmo é deixar a limpeza destes locais para quem melhor sabe, o pano de microfibras e o limpa vidros. Assim garante janelas brilhantes e sem qualquer tipo de precalços.

dormir com plantas faz mal

“Dormir com plantas faz mal”

Resultado: Mito Falso

Sabemos que as plantas melhoram a qualidade do ar, já que existem vários estudos que apontam para esse veredito. Então, não será um contra-senso pensar que ter plantas no quarto afeta a qualidade do sono? Na verdade, esta crença surgiu porque durante o dia, as plantas passam pelo processo de fotossíntese, produzindo oxigénio, mas à noite as plantas consomem-no e libertam CO2. Contudo, a quantidade consumida é pequena, o que significa que não chega para afetar o ser humano. Para ter uma noção, se dormir acompanhado com outra pessoa ou com um cão ou um gato, estará sujeito a que estes consumam mais oxigénio do que uma planta.

👉 Leia também E se os gatos pudessem escolher uma casa?

microondas afeta alimentos

“Microondas afeta os alimentos”

Resultado: Mito parcialmente verdadeiro

Há muitas pessoas que ainda receiam as radiações das micro-ondas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é tão seguro cozinhar alimentos no microondas como em outro qualquer tipo de utensílio de cozinha. Mas será que o valor nutricional da comida se mantém o mesmo após estar sujeito á radiação? De acordo com a Harvard Health Publishing não, mas é através dos microondas que se consegue manter a maioria dos nutrientes dos alimentos intactos. Um assunto um tanto controverso, mas a verdade é que ao cozinharmos a comida através de qualquer tipo de método, esta vai perder nutrientes.

Anthony L. Komaroff explica que “Cozinhar no micro-ondas é, na verdade, uma das formas menos prováveis danificar os nutrientes. Isto porque quanto mais tempo a comida cozinha, mais nutrientes tendem a se decompor e a preparação no micro-ondas leva menos tempo”. Por isso este mito é parcialmente verdadeiro, já que de facto o microondas afeta o valor nutricional dos alimentos, mas não é prejudicial à saúde.

router wifi

“Os eletrodomésticos interferem na ligação Wi-fi”

Resultado: Mito verdadeiro

Há várias razões que podem levar a uma diminuição do sinal Wi-fi em certas divisões da sua casa. Paredes densas, mobília com dimensões consideráveis, espelhos e até aquários podem ser alguns dos fatores que estão a interferir na sua ligação. Mas os eletrodomésticos também desempenham uma função fulcral neste departamento, especialmente se estivermos a falar de aparelhos smart.

É que construir uma casa inteligente pressupõe uma boa ligação Wi-fi e muitas vezes o que acontece é que os eletrodomésticos estão todos a trabalhar nas mesmas frequências o que sobrecarrega o sinal e torna as comunicações mais lentas. Além disso, outros eletrodomésticos como os microondas, os fornos, frigoríficos e os rádios podem também intrometer-se no sinal Wi-fi, já que afetam o campo electromagnético.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 15 junho 2021
Botão Voltar ao Topo