Lifestyle

Exaustor: passo a passo para uma limpeza eficaz

Exaustor: passo a passo para uma limpeza eficaz

O Exaustor é um dos eletrodomésticos que mais se suja em casa, por conta do contacto diário com poeiras, gorduras e cheiros. É conveniente que na hora de planear a sua Rotina de Limpeza Semanal, não se esqueça de incluir a higienização deste aparelho para evitar situações extremas de sujidade. Além de desagradáveis são muito mais difíceis de solucionar. A pensar nisso, elaboramos um guia para o ajudar a manter o exaustor a brilhar, sem grandes dores de cabeça. Ora veja.

Também lhe pode interessar: As diferenças entre o cilindro e esquentador

1. Desligue o aparelho

A segurança vem sempre em primeiro lugar, por isso é importante que antes de começar a higienizar o exaustor tenha o cuidado de o desligar e de o deixar arrefecer, caso o tenha estado a usar. Assim evitará acidentes indesejados.

2. Escolha dos detergentes certos

Nas grandes superfícies comerciais existem vários produtos, próprios para o efeito, que cumprem muito bem a sua tarefa. Mas na hora de desmontar o seu exaustor para o higienizar pode fazer-se valer de alguns detergentes caseiros.

É o caso da solução de vinagre, bicarbonato de sódio e água que possui um pH baixo, sendo por isso indicada como desengordurante natural, capaz de eliminar bactérias e outros microrganismos. Para isso basta juntar 1 litro de água e 500 ml de vinagre. Termine com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, mexa bem até estar tudo incorporado e coloque a mistura num pulverizador. Depois é só pôr mãos à obra.

3. Desmonte o seu exaustor

Os exaustores tradicionais são constituídos por várias engrenagens e peças que saem facilmente. É o caso dos filtros do exaustor, as redes que consegue visualizar a olho nu, que acumulam restos de gordura, muitas vezes difíceis de erradicar. Deve retirar estes filtros para fora para os higienizar na máquina de lavar a louça ou mesmo á mão com uma esponja, água quente e produto desengordurante. No interior do aparelho irá encontrar o ventilador, que muitas vezes também reserva vestígios de gordura. O mesmo acontece com a saída de luz e os cabos dentro do exaustor. Deve passar um pano humedecido com detergente em todas estas superfícies.

4. Não se esqueça de higienizar a parede

Muitas vezes as paredes onde se situam os exaustores também sofre com a acumulação de gordura. Por isso, na hora de higienizar o eletrodoméstico, também deve ter em conta a área que o cerca, como é o caso dos azulejos, móveis e até pequenos objetos – saleiro, porta utensílios, entre outros que costumam estar perto do fogão/placa.

5. Atente à periodicidade da limpeza

Opte por repetir esta rotina de limpeza ao exaustor de duas em duas semanas, para evitar mais tarde evitar ter de fazer higienizações profundas e lidar com a acumulação de sujidade difícil de remover.

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 15 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo