Decoração

Como é possível criar uma horta num apartamento?

Como criar uma horta num apartamento

Viver num apartamento já não é desculpa para não ter a sua própria horta.

A ausência de espaço ao ar livre para cultivar flores ou hortícolas é um cenário que se pode contornar com a construção de uma horta vertical.

 

Mas o que é uma horta vertical?

É uma horta ideal para apartamentos porque é pendurada na parede e, por isso, não ocupa muito espaço. A sua estrutura pode ser construída com elementos comprados para o efeito ou através de materiais reutilizáveis.

Neste artigo explicamos como pode levar mais sabor e frescura aos seus cozinhados criando este tipo de horta no seu apartamento. 

 

As vantagens de cultivar os seus alimentos

Ter a sua própria horta traz inúmeros benefícios. A principal vantagem está relacionada com a alimentação. Ao fazer a sua horta caseira poderá obter produtos 100% biológicos, sem a adição de químicos nocivos para a sua saúde, e o custo de produção desses alimentos irá ser muito menor que o preço deles no supermercado.

Além de tudo isto, esta horta tornar-se-á parte da decoração do seu apartamento. As plantas em casa são atualmente uma das atuais tendências de decoração.

 

Ideias para construir a sua horta

Pode optar por construir a estrutura para a sua horta ou comprá-la. Há várias soluções à venda – por exemplo, no Leroy Merlin e no AKI – que permitem compor a sua horta num apartamento.  

Contudo, se preferir uma peça mais rústica e sustentável, recomendamos que aproveite materiais que tenha em casa e construa o seu próprio suporte.

Reunimos algumas sugestões:

  • Horta com garrafas de plástico: é talvez o modelo mais fácil e económico de se fazer. Pode prender as garrafas previamente lavadas à sua estrutura com peças de madeira ou cordas.
  • Horta de madeira: uma estrutura toda em madeira fica sempre bem! Por isso, se tiver paletes antigas em casa este é o suporte ideal. No entanto, tenha em mente de que é um pouco mais trabalhoso de executar porque envolve a criação de vasos entre as calhas das paletes.
  • Horta com latas de conservas: Esta é também uma ideia muito simples de concretizar! Basta criar uma estrutura em arame que permita pendurar as latas e decorá-las ao seu gosto. Pode seguir o exemplo abaixo e colocar etiquetas para identificar a planta.
  • Horta numa sapateira: quase todos temos em casa uma sapateira de colocar na porta, que em determinada altura pensamos que iria ter utilidade. Esse dia chegou: utilize-a para construir a sua horta vertical! Pode apenas servir de suporte para os vasos ou então semear diretamente nos espaços.

 

O que plantar?

Numa horta vertical deve optar por espécies de raízes mais curtas, como é o caso do pimento, do tomate cherry, da couve-flor e do alho.

Se a sua horta não estiver num local de muita luz, recomendamos que cultive ervas aromáticas, como a hortelã, o tomilho, a salsa, os coentros e o cebolinho.

 

Guia prático para criar a sua horta num apartamento.

1. Defina o local onde irá colocar a horta

O primeiro passo é definir em que parte do apartamento vai colocar a sua horta. O ideal é que escolha um local com acesso a luz e que seja arejado – na varanda ou perto de uma janela.

2. Escolha o modelo e compre os materiais necessários

Se for comprar procure no site qual o modelo desejado. Caso vá construir defina quais os materiais que precisa de adquirir. Não se esqueça de que, além da estrutura, pode precisar de outras peças, como parafusos e braçadeiras. 

3. Compre as sementes e utensílios de jardinagem

Quando comprar as sementes ou plantas lembre-se de poderá precisar de utensílios, como uma pequena pá de jardinagem e vasos.

4. Construa a estrutura e faça a sementeira

Chegou a hora de colocar mãos à obra! Construa aquilo que planeou e coloque as sementes nos vasos. Se tiver escolhido uma grande variedade de produtos hortícolas, assegure-se de que aqueles que irão atingir maiores dimensões ficam nos patamares de baixo.

5. Realize uma manutenção regular

Será necessário regar as plantas e aparar as suas folhas regularmente. Por isso, torne a manutenção da horta num hobby ou até numa atividade familiar!

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 29 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo