Imoblog

Como posso valorizar o meu imóvel no mercado?

Como posso valorizar o meu imóvel no mercado?

Um bom projeto de renovação ou melhoramento do seu imóvel poderá começar ainda antes da intenção de venda surgir, tanto pelo fator estético, quer para melhorar a função da sua casa para o momento que nela habita, quer para aumentar a sua valorização no futuro.

Perceber quais os pontos fortes e fracos do seu imóvel é primeiro e mais importante passo para a valorização do mesmo.

Para além do estado do mercado e da relação procura/oferta, a localização, o terreno em que está inserido, a data, tipo e qualidade da construção, os seus acabamentos, a conservação, a tipologia e disposição, os equipamentos e comodidades que oferece, tal como, a zona circundante, podem ser pontos que favorecem ou não o valor do seu imóvel no mercado.

Caso um ou mais dos indicadores referenciados não estejam a seu favor, atente aos pormenores, ao interior da sua habitação, evitando que a carência de obras de manutenção, por exemplo, baixe o valor da sua propriedade.

Pequenas remodelações no seu imóvel podem fazer com que o valor do mesmo aumente, porque efetivamente os pormenores fazem a diferença.

É fundamental perceber quanto pode investir nestas mudanças para a sua valorização, permitindo um negócio de venda que lhe seja mais compensador.

Na escolha dos materiais a substituir, pense em todos os detalhes, como a durabilidade dos mesmos e o que é mais procurado no mercado. O Imovirtual destaca alguns exemplos:

Cozinha

Aposte em bancadas de cozinha de material durável. Uma ótima opção são as de quartzo, sendo as escuras resistentes a manchas, cortes e conferem uma aparência elegante. A cozinha permite um retorno sobre o investimento que lhe é destinado, pelo que vale a pena o seu esforço e a sua atenção.

Casas de banho

São das áreas comuns mais utilizadas quer pelos residentes, quer pelas visitas, por isso, merecem um investimento em materiais que suportem o uso e desgaste ao longo dos anos.

Por norma, as suas dimensões não são tão grandes quanto as restantes divisões da habitação, portanto, tenha particular atenção para a sua organização e praticidade.

A iluminação é bastante importante e, na falta de iluminação natural, aposte na interior sem receios.

Pavimentos

Tenha presente que os pisos de madeira mantêm o seu valor ao longo do tempo, pelo que valem o seu custo, tempo e esforço.

Soluções eficientes

Se na lista de comodidades do seu imóvel incluir equipamentos eletrónicos na cozinha, nas casas de banho, aquecimento central ou outros de classificação energética eficiente, poderá usar essa vantagem junto do potencial comprador. Aparelhos inteligentes e eficientes valorizam o seu imóvel.

O isolamento também deverá ser revisto e a classificação energética ditará igualmente o seu valor no mercado.

Pintura do imóvel

É normal que o uso da habitação leve alguma sujidade às paredes da sua casa. Alguns móveis e quadros deixam marcas.

Viver com crianças pode ser um desafio no que diz respeito ao estado das paredes, que dificilmente estão imaculadas. Esta é uma remodelação que não carece de um orçamento muito alargado e leva à valorização do seu imóvel para o momento da venda

Substituição de móveis, portas e janelas

Se tem móveis antigos, velhos, sem possibilidade ou interesse de remodelação, tal como, se as portas e janelas se encontram deterioradas, o ideal será trocar antes de iniciar as visitas.

Em caso de troca, aproveite e aposte nas soluções modernas. Será certamente uma valorização ao seu imóvel.

Acabamentos

Verifique o estado dos seus rodapés, dos interruptores, iluminação, puxadores de portas, entre outros. Se necessitarem de intervenção, aposte nela. Os acabamentos são aqueles pormenores que fazem a diferença.

Rentabilização do imóvel

Pequenas alterações na planta do seu imóvel podem fazer a diferença total na valorização do mesmo.

Entre a divisão de uma sala ou quarto muito amplo em duas divisões ou, por exemplo, a abertura de uma parede para aumentar uma divisão, podem cativar um público maior.

Se o seu imóvel for pequeno, analise a hipótese de transformá-lo num open space. Seja qual for a sua opção, consulte um técnico especializado de forma a informá-lo das questões legais que possam estar envolvidas e a desenhar-lhe um projeto com um orçamento de acordo com a sua conveniência.

Espaços exteriores

Se tem a vantagem de ter um terraço, um pequeno pátio, jardim ou outras comodidades no exterior, note que estas serão importantes, quer pela aparência com que se apresentam, quer pela segurança que vão conferir aos novos residentes. Tenha especial atenção para piscinas, muros, portões e outros que possam requerer manutenção.

Se tem um orçamento limitado, concentre-se nas reformas consistentes, isto é, reformas mais superficiais em toda a habitação, remetendo-se para a pintura das divisões, troca de rodapés, interruptores e outros pormenores que peçam uma intervenção mais imediata e, ao mesmo tempo, mais simples e económica.

Independentemente das características da sua habitação, um anúncio cuidado e apelativo fará a diferença no destaque e valorização do seu imóvel.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Imobiliário

Ultima actualização: 04 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo