Imobiliário

O Nosso Guia Para Comprar Moradia ou Apartamento

O Nosso Guia Para Comprar Moradia ou Apartamento

Chegou a hora de mudar de casa? Se a resposta se encaminha para o afirmativo, estamos do seu lado para partilhar algumas das melhores dicas que angariámos ao longo dos anos. São conselhos simples que nos poderão passar despercebidos enquanto facilmente nos deixamos encantar por uma localização em particular, por um jardim com piscina ou por um quarto com closet.

Não desespere, pois enquanto está prestes a partir na sua heróica odisseia, vai poder regressar a estas linhas sempre que desejar e verificar se algumas das nossas valiosas dicas foram tidas em conta antes de assinar o contrato.

Descubra de seguida algumas das mais importantes considerações em como comprar casa em Portugal de forma a tornar todo o processo muito mais célere.

 

Como Juntar Dinheiro Para Comprar Casa?

Uma questão com inúmeras respostas e nem sempre fáceis de obter. Gostávamos que não fosse assim, mas quem queremos enganar?

O dinheiro é um meio para um fim. Se esse fim tiver janelas que tornam a nossa sala de estar luminosa e aconchegante, muito melhor. Aquilo que torna um lar no ideal difere consoante o indivíduo, porém, uma das vertentes que a praticamente todos é transversal passa pela necessidade de estabelecer um orçamento realista.

Como comprar casa em Portugal pode facilmente assumir os contornos de um emprego a tempo inteiro, o mais importante é começar a planear de antemão. Não considere apenas o custo diretamente imputado ao imóvel, mas também todo um sem-fim de licenças e taxas que estão associadas a esta transação.

Se nunca perguntou aos seus pais e avós como se compra uma casa, perdeu a oportunidade de uma longa lição acerca da importância de poupar. Esse é o ponto fulcral para dar início ao seu sonho. Se lhes deu ouvidos, então já terá um pé-de-meia pronto para dar início aos seus sonhos.

A partir desse ponto fulcral, uma constante monitorização dos preços médios das propriedades nas zonas que lhe interessam vai dar-lhe uma imagem concreta daquilo a que pode ou não almejar. Por fim, as condições do crédito à habitação devem ser consultadas e comparadas entre si para obter a melhor oferta possível.

imovirtual

Como Comprar Uma Casa Com a Ajuda do Banco?

A questão poderia até ser “como comprar SEM a ajuda do banco”? E sinceramente, não nos ocorrem muitas respostas que sejam legais ou não passem pela sorte de ter uma família abastada e generosa. Neste ponto, os bancos são agentes praticamente incontornáveis no momento da aquisição.

As melhores condições costumam estar disponíveis para clientes que já possuam um historial na entidade bancária em questão, nomeadamente através da domiciliação do ordenado, de produtos de crédito ao consumo com bom historial de cumprimento, aos quais se juntam quaisquer garantias ou fiadores que possa apresentar. É também com o banco que muitas vezes se aprende o que é preciso para comprar casa, pois estas instituições estão nesse meio há bem mais tempo do que qualquer um de nós existe.

Fique sabendo que na maioria dos casos é possível obter financiamento até 80% do montante total do imóvel que pretende adquirir. Certo tipo de imóveis como terrenos para construção seguem regras distintas, dependendo da existência de um projeto de construção aprovado.

Se procura onde comprar casas baratas, pode ser pertinente consultar se o seu banco tem uma lista de imóveis disponíveis para venda. Quem sabe no meio dessa listagem não reside a casa dos seus sonhos? Além disso, muito frequentemente são esses os únicos imóveis dos quais pode usufruir de uma taxa de 100% no financiamento.

Certos elementos como um contrato de trabalho em vigor e recibos de vencimento são peças-chave para aceder ao crédito à habitação e a taxas mais vantajosas. O crédito varia bastante consoante a instituição bancária, motivo pelo qual nunca é demais pegar nas condições que o seu banco lhe oferece e partir à descoberta de outras ofertas.

 

Onde Comprar Casa?

Desde logo, há que definir uma zona abrangente para a sua busca. Saber onde procurar casas para comprar é essencial e aqui, a tecnologia atual ajuda. Nunca foi, aliás, tão fácil definir onde comprar casa em Portugal.

Felizmente para si, é cada vez mais cómodo encontrar toda a informação de que necessita para tomar uma decisão acertada. Poderá assim basear a sua busca no mais recente barómetro do mercado imobiliário e descobrir que distritos como Portalegre, Beja ou Guarda são os que apresentam os preços de venda mais baixos do país.

Opte por uma zona que corresponda às suas expectativas. Tal obriga a nunca perder de olho a sua capacidade financeira, porém, detalhes como a proximidade a familiares e amigos, a serviços públicos ou locais de comércio podem ser pontos fulcrais.

Pense de forma clara no estilo de vida que tem atualmente e naquele que gostaria de ter. De seguida, foque-se nos pontos menos positivos desse novo estilo de vida. Se não forem de todo incompatíveis com aquilo que é importante para si, estará mais perto de definir as linhas gerais e o que é preciso para comprar casa.

Procura uma zona com escolas? Com jardins para passear nos tempos livres? Locais para praticar desporto? Com pouco trânsito? Onde vai estacionar? Que transportes públicos tem ao seu dispor?

A lista de questões daria um artigo completo e corria o risco de adormecer muito antes do final. No fim, o importante é que encontre a zona perfeita para ser feliz durante os próximos anos e a qual não só corresponda às suas expectativas, mas tenha também o potencial de as superar.

 Nem sempre aquilo que pensamos desejar é o ideal para nós e muito frequentemente são nas pequenas coisas que desvalorizamos que reside o verdadeiro prazer do quotidiano.

imovirtual

Qual a Casa Ideal Para Mim?

Este ponto vem no seguimento do anterior e varia muito consoante o indivíduo ou a família em questão.

Se já decidiu onde comprar casa, uma grande parte do trabalho está completa. Agora pode-se focar na tipologia de habitação que responde às suas necessidades atuais e futuras. Pensa constituir família? Já tem dois filhos? O seu orçamento permite procurar uma casa com jardim? Gosta assim tanto de cortar relva? Vai precisar de garagem? Onde vai arrumar tudo?

Como é expectável, a lista de questões é praticamente interminável e estará sempre balizada pelo orçamento disponível e pela localização onde a busca decorre. Logo, saber como encontrar casas baratas para comprar torna-se rapidamente um trunfo a seu favor na hora de negociar pelo melhor lar possível.

Da igual forma, definir o que saber antes de comprar casa rapidamente se torna numa lista de múltiplas páginas, com algumas características a serem mais importantes que outras. Pode começar por definir 10 pontos fulcrais e outros 10 dispensáveis.

Características como a classe energética do imóvel são cada vez mais relevantes. Esta representa conforto e poupança tanto a médio como longo prazo. Uma casa com uma classe energética menos eficiente poderá ter um preço mais convidativo, mas resultará em maiores gastos energéticos ao longo do ano, sem sequer mencionar quaisquer investimentos para melhorar o seu isolamento térmico ou climatização.

Como comprar casas baratas é um objetivo comum à grande maioria dos interessados, muitas vezes questões essenciais como esta são minimizadas, com as suas consequências a regressar mais tarde para nos incomodar, nomeadamente com o frio do inverno, o calor do verão e as faturas de consumo energético excessivo a pesar no bolso.

Será uma Herdade o lar que procura? Descubra todas aquelas à sua disposição!

 

Como Funciona a Compra de um Apartamento ou Moradia?

Agora que já tem em mente aquele local onde gostaria mesmo de morar, chegou a hora de avançar. Para tal, é importante ter claro o que saber na hora de comprar um apartamento ou moradia. Independentemente se negoceia através de uma agência ou diretamente com um proprietário, é importante entender os trâmites de como comprar uma casa.

imovirtual

Uma Oferta que Eles Não Recusem

Comece por fazer uma oferta dentro das suas expectativas reais e que vá, dentro do possível, de encontro às expectativas do atual proprietário. A sua agência imobiliária também poderá ajudar neste sentido, pois o seu conhecimento do mercado local é um ponto a seu favor no que se refere à forma como comprar casas baratas.

Crédito Bancário

Uma vez alcançado um acordo relativamente ao preço do imóvel, já deverá ter em andamento diversas simulações para obter o melhor acordo de crédito e atempadamente apresentar as garantias que muitas vezes vêm associadas: hipoteca, fiança e seguro de vida.

Contrato de Promessa de Compra e Venda

É a partir deste momento que se pode avançar para o contrato de promessa de compra e venda. Não é obrigatório, mas é frequentemente utilizado para formalizar o acordo.

Registos Provisórios se Necessário

Uma vez aprovado o crédito, é necessário verificar os registos provisórios. Esta situação excecional assegura a transmissão da propriedade para o seu nome e uma possível hipoteca a favor do banco. Sem surpresa, o custo deste trâmite é da responsabilidade do comprador.

IMT – Imposto Sobre Transmissões Onerosas

Segue-se o IMT (Imposto sobre Transmissões Onerosas). Ao definir o que saber na hora de comprar um apartamento ou moradia, já percebeu que muito deste processo passa pelo pagamento de licenças e impostos. Este, em particular, aplica-se à transferência de proprietários e incide sobre a transação monetária. O comprovativo de pagamento deverá ser apresentado aquando da realização da escritura da casa.

Estamos Quase: A Escritura

Chegado a este ponto, já se consegue imaginar como a Rosa Mota ou o Carlos Lopes a alcançar a meta. Está perto. Tão perto que quase consegue sentir o peso dos móveis e das centenas de objetos que vai ter que transportar para a sua casa nova.

Para este último ponto terá de levar uma pequena enciclopédia de documentos. A saber, é pertinente ter consigo os seguintes:

●        Identificação;

●        Certificado energético;

●        Certidão de teor;

●        Ficha técnica de habitação (se aplicável);

●        Caderneta predial urbana (ou o comprovativo de pedido);

●        Licença de habitação (ou utilização);

●        Comprovativo de pagamento do IMT e do Imposto de selo

●        Proposta dos seguros obrigatórios

●        Distrate de hipoteca (se aplicável).

Quando questionar o que se precisa para comprar casa, já saberá responder. Muita paciência e resiliência. Felizmente, as agências tornam este processo o menos penoso possível, mas não sem os seus custos, os seus prazos e a sua ainda pesada burocracia.

Sonha com uma moradia ou apartamento novos a estrear? Descubra-os em maior detalhe!

 

Quanto Tempo se Demora a Vender Uma Casa?

Se tem já claro onde procurar casas para comprar, saiba que o tempo médio de compra ou venda variam bastante consoante o distrito. É expectável um prazo médio realista algures entre 3 e 8 meses para quem deseja vender.

Para quem compra, as notícias são mais animadoras, uma vez que o prazo médio tende a ser de até 3 meses uma vez eleito um imóvel.

Em distritos onde a procura seja menor, é normal que pela menor frequência de ofertas, os proprietários estejam mais dispostos a processar a venda. Já em distritos como Lisboa onde as ofertas poderão chegar às dezenas em apenas alguns dias, poderá ter de aguardar até que a sua oferta seja comparada com as demais.

Ficou a pensar nas casas da capital? Descubra aqui os imóveis disponíveis em Lisboa!

imovirtual

Devo Comprar Casa Numa Agência ou Diretamente?

Se quer saber como encontrar casas baratas para comprar, deve começar por levar a cabo uma pesquisa online. Essa base de conhecimento será essencial para lidar com agências ou proprietários. Saber exatamente o que se compra e onde se compra é sempre o fator primordial de sucesso na obtenção de um valor justo.

 

Optar por uma Agência Imobiliária

Uma agência apresenta desde logo muitas vantagens a seu favor. Sendo o processo de compra e venda moroso e burocrático, uma agência vai-lhe poupar imenso tempo. Saberão também aconselhá-lo de forma profissional em relação à melhor zona onde comprar apartamento ou moradia.

Todo o processo de mediação é levado a cabo por profissionais qualificados com base nas suas reais expetativas. Dessa forma pode ficar mais descansado em relação ao que saber antes de comprar casa. Uma única agência poderá apresentar-lhe diversas alternativas dentro da sua lista de critérios e um bom agente imobiliário não lhe venderá apenas as vantagens do imóvel, mas também alertá-lo-á para quaisquer defeitos ou melhorias que possa vir a ter de considerar.

Como deve calcular, as agências cobram uma percentagem considerável do montante de venda. Porém, o agilizar de todo o processo poupa-lhe igualmente imenso tempo e dinheiro, motivo pelo qual é uma opção a considerar.

 

Lidar com o Proprietário Diretamente

Nesta abordagem é essencial entender em detalhe como funciona a compra de um apartamento ou moradia. Uma vez interiorizados os inúmeros passos a que deve recorrer, pode e deve fazer uma oferta pelo imóvel em questão.

É a partir deste ponto essencial verificar se a pessoa com quem lida é efetivamente o proprietário do imóvel através de documentação que o comprove. O registo do mesmo deve ser verificado para garantir que não se encontra penhorado ou com qualquer ação legal pendente sobre o mesmo.

Se tiver dúvidas, não receie em recorrer a aconselhamento legal para levar a cabo a sua intenção de compra. Encare tais gastos como parte de um investimento que é demasiado importante para deixar ao acaso.

O processo será seguramente mais moroso se recorrer a esta abordagem, mas poderá conseguir poupar algum dinheiro nas despesas que teria ao optar por uma agência.

 

Como se Compra Uma Casa em Pandemia?

Por fim, não podíamos deixar de mencionar os desafios que a pandemia colocou ao setor imobiliário. Vendedores e possíveis compradores ficaram limitados em relação a um processo que era marcado pelas relações interpessoais. Tão ou mais importante como a questão de onde comprar casa, coloca-se a questão de como levar a cabo toda a interação para o fazer.

A tecnologia veio dar uma mão, não só ao demonstrar o que precisa para comprar uma casa através de inúmeros guias e outra informação facilmente acessível, mas também ao permitir definir inúmeros parâmetros para chegar à casa dos seus sonhos.

Mais recentemente, a crescente popularidade das visitas virtuais a imóveis deu-nos a possibilidade de espreitar para um futuro antecipado onde a partir do conforto das nossas casas podemos conhecer em detalhe várias casas no outro extremo do país ou ilhas.

As aplicações desta tecnologia em particular são benéficas para todos os envolvidos. Os interessados poupam tempo e dinheiro sem necessitarem de se deslocar, enquanto a outra parte obtém contactos mais fidedignos por parte dos interessados que muitas vezes já têm claro o que saber para comprar casa. Todo o tempo despendido em visitas e deslocações pode assim ser dedicado a cumprir com outras necessidades dos clientes.

imovirtual

Esperamos ter assim contribuído para ajudar na sua busca pelo lar perfeito. Desde os nossos conselhos em como juntar dinheiro para comprar casa até tudo o que se deve saber antes de comprar uma moradia ou apartamento, temos claro que o processo muitas vezes se assemelha a escalar uma montanha.

Com o auxílio de alguns elementos modernos, entre eles a tecnologia que nos permite encontrar de forma fácil e cómoda uma série de imóveis ideais, até ao profissionalismo de agentes imobiliários, é possível tornar todo o processo muito mais célere e conveniente.

Nem sempre são claros todos os trâmites relativos a como comprar casa em Portugal. Existem alguns pontos neste artigo que são incontornáveis e os quais deverão resultar numa opção bem ponderada. Acima de tudo, a sua escolha deve corresponder verdadeiramente às suas necessidades e expectativas.

No fim, cabe somente a si colocar a chave à porta, sentar-se e relaxar naquele lugar a que desse momento em diante chamará de lar.

Leia também

🏠 Vai mudar de casa durante a pandemia?

🏠 Ano Novo, Casa Nova

🏠 Afinal, como funcionam as cauções de arrendamento?

Ultima actualização: 04 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo