Lifestyle

6 lugares estranhos que se tornaram casas

Os lugares mais estranhos para se viver

Os ingleses têm um conhecido ditado: “Home is where the heart is”, que em tradução literal significa “A casa é onde está o coração”. Uma expressão que se aplica totalmente às casas que lhe mostramos de seguida. Isto porque, muitas delas nem sequer são esteticamente aprazíveis, ou têm o tamanho ideal ou sequer uma planta lógica. Mas são casas, tetos para albergar famílias incrivelmente estranhos e onde surpreendentemente é possível criar um lar. Estes são o lugares mais estranhos do mundo para se viver.

Uma casa num guindaste na Holanda

casa guindaste holanda

É provavelmente um dos lugares mais inusitados desta lista e também um dos mais originais. Chama-se The Yays – Crane Apartament e trata-se de um apartamento moderno, com dois quartos, área de estar e cozinha totalmente equipada, construído num guidaste situado na zona portuária de Amesterdão, Holanda. A estrutura original data de 1957, mas só em 2016 é que foi completamente restaurada com o objetivo de se transformar num apartamento de luxo que contou com o design de Edward van Vliet. Note-se que o The Yays está listado no site da Booking para reserva de qualquer pessoa que deseje uma experiência bem diferente. Com uma classificação de 9,2, os hóspedes mostram-se satisfeitos com o apartamento e a vista RIo que este proporciona.

O apartamento mais pequeno do mundo fica na Polónia

Keret House

Idealizada pelo arquitecto polaco Jakub Szczesny, a The Keret House fica situada em Varsóvia, na Polónia, no meio de dois edifícios históricos. De acordo com o jornal Arch Daily, a casa terá entre 92 centímetros no ponto mais estreito e 152 centímetros no ponto mais largo. A esta publicação o autor do projeto contava em 2012 que a “Keret House é um exemplo perfeito do chamado “não-matching” no tecido urbano da cidade”. Atualmente, é possível visitar esta construção, adquirindo bilhetes para o efeito através do site da Keret House.

A Alemanha tem casas de 1m2

casas 1m2

One-Sqm-House é o nome destas casas com 1m2 criadas pelo arquiteto Van Bo Le-Mentzel, que viveu parte da sua vida como refugiado e em habitações sociais. Estas são provavelmente as estruturas habitacionais mais pequenas do mundo, feitas em madeira, que podem ser utilizadas como um escritório móvel ou um quarto extra num apartamento. Dispõe de um mecanismo que lhes permite serem utilizadas tanto em formato vertical como horizontal, pesam 40kg e ofecerem rodas para ser mais fácil de as deslocar. “É o único metro quadrado no mundo onde posso decidir a direção da janela, em que direção a porta se abre, quais os vizinhos”, disse o responsável pelo projeto à publicação Architecture Art Designs.

Os Estados Unidos vão ter um prédio construído a partir de contentores

Hope on Alvarado

O projeto foi pensado para alojar a população sem-abrigo de Los Angeles. Trata-se de uma construção modular que resulta da junção de contentores de carga em formato de prédio habitacional. Hope on Alvarado é o nome deste edifício que contará com cinco andares e apartamentos de tipologias T0 e T1. Será construído em torno de um pátio comum, para “transmitir a ideia de comunidade”, lê-se no site da KTGY, a empresa responsável pelo projeto. Cada residente terá ainda um espaço para guardar bicicletas..

E que tal viver em tubos de água em Hong Kong?

Casas Tubo Opod

Em Hong Kong há pouco espaço para novas construções e o preço do metro quadro é exorbitante. Com o objetivo de proporcionar aos cidadãos com pouco poder económico a possibilidade de encontrarem um lar, o arquiteto James Law criou as Casas Opod, cuja construção está prevista ser concluída ainda este ano. Trata-se de um projeto minimalista que reutiliza os tubos de cimento normalmente usados para o transporte público de água para criar infraestruturas habitacionais com 9,2 metros, totalmente equipadas. Existem várias variações das Casas Opod, inclusivamente em versão flutuante: situadas no topo de um navio de carga.

Em Portugal também temos casas estranhas…

casa do penedo fafe

Fica na Serra de Fafe e há quem lhe chame a Casa dos Flinstones, pela sua estrutura peculiar feita em pedra que se integra perfeitamente na paisagem natural e serve como um abrigo. Falamos da Casa do Penedo, inaugurada pouco depois do 25 de abril em 13 de outubro de 1974. Além do seu formato inóspito, esta habitação foi construída de forma inversa: pelo telhado. Atualmente, é um ponto de interesse para turistas de todo o mundo que podem, inclusivamente, marcar uma experiência na casa que foi considerada uma das mais estranhas do mundo.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 26 junho 2021
Botão Voltar ao Topo