Imobiliário

Tudo sobre Isolamento Térmico

Qual a importância de ter um bom Isolamento Térmico em casa?

O Isolamento Térmico é o sistema que isola uma casa do calor do verão, conservando a temperatura fresca no seu interior, e do frio do inverno, mantendo a casa quente. Desde que o isolamento seja de qualidade e bem feito, não terá de recorrer a equipamentos de climatização, como o ar condicionado, a lareira e os aquecedores. No fundo uma casa bem isolada é aquela que limita as perdas e trocas de calor com o exterior, o que lhe permitirá poupar energia no final do mês e usufruir de um bom nível de conforto térmico durante todo o ano.

Quem vive num imóvel mal isolado, está sujeito a perder até 25% da energia pelas paredes e tetos. Note que além de estar a desperdiçar energia e dinheiro, também estará a contribuir para o aumento das emissões de CO2 que diminuem o conforto do lar.

Logicamente que ao investir num bom Isolamento Térmico terá de gastar algum dinheiro, que efetivamente irá render a longo prazo. Até porque existem várias áreas a que deve tomar atenção e que requerem diferentes tipos de materiais. O tipo de isolamento será diferente nas paredes interiores, fachadas, tetos/coberturas ou pavimento, assim como o tipo de instalação. Neste ponto o ideal será sempre poder contar com uma empresa especializada no assunto para lhe apresentar soluções e efetuar o trabalho. Mas enquanto isso, fique a conhecer mais sobre o Isolamento térmico.

Vantagens de um bom Isolamento Térmico

Como já deve ter percebido pela introdução deste texto, um bom Isolamento Térmico irá trazer-lhe várias vantagens. Entre as quais destacamos:

  • Manutenção da temperatura ideal
  • Poupança na fatura da luz, já que reduz a necessidade de uso de equipamentos de aquecimento e ar condicionado;
  • Redução da pegada energética, pois ao reduzir o consumo de energia, está também a reduzir a emissão dos gases estufa;
  • Repressão da humidade e a condensação, já que certos materiais contêm o vapor de água presente no ar, além de manterem as paredes e tetos secos evitando assim a sua deterioração;
  • Redução do ruído, pois existem materiais de isolamento térmico que também melhoram o isolamento acústico;
  • Criação de espaço útil, nos casos de isolamento de sotãos, águas furtadas ou caves, que podem assim tornar-se zonas habitáveis.

Materiais utilizados no Isolamento Térmico de espaços

Vários são os materiais utilizados para criar um isolamento de espaços, sendo que alguns deles funcionam em simultâneo para isolamentos térmicos e acústicos. Assim sendo, é importante determinar quais são os seus objetivos para o isolamento para assim melhor determinar o que é necessário usar. De um modo geral, as matérias mais utilizadas são:

ISOLAMENTO TERMO-ACÚSTICO

  • Lã de rocha: usadas em coberturas, fachadas, pavimentos, tetos falsos, sótãos ou divisórias interiores, estas lãs minerais são fáceis de manusear e instalar. O seu custo é moderado, e pode escolher entre as mais simples ou as revestidas de diferentes materiais como o papel kraft (para aumentar a resistência à humidade) ou alumínio.
  • Lã de vidro: semelhante à lã de rocha, é capaz de criar um melhor isolamento acústico, sendo mais resistente à humidade. É adequada a quase todas as utilizações que não estejam submetidas a muita humidade.
  • Aglomerado de cortiça expandido: de origem 100% natural e 100% reciclável, é muito utilizado nas construções mais sustentáveis.

ISOLAMENTO TÉRMICO

  • Poliestireno expandido (EPS): trata-se de um material sintético muito denso, com baixa condutividade térmica. É muito usado para isolar habitações, oferece uma alta capacidade isolante com uma menor quantidade de material usado. Pode ser utilizado em divisões interiores e coberturas (tanto planas, como inclinadas), desde que estejam impermeabilizadas. Não deve ser usado em pavimentos.
  • Poliestireno extrudido (XPS): contrariamente ao material anterior, pode ser molhado sem probelmas, pois é pouco absorvente. É o material mais utilizado para isolar moradias, já que oferece uma grande resistência á humidade, baixa condutividade térmica e a capacidade de aguentar pesos sem deformações. É normalmente utilizado em fachadas, nos interiores ou exteriores e em coberturas ou muros de sótãos enterrados.
  • Refletores: usados em zonas com temperaturas mais uniformes – ou seja sem invernos rigorosos ou verões excessivamente quentes.

Dicas para melhorar o seu Isolamento Térmico facilmente

  • Pense em substituir as suas janelas, tendo sempre em mente que os vidros duplos só serão verdadeiramente eficientes se o resto da casa estiver bem isolado;
  • Se já tem isolamento em casa, pense em substituir o sistema antigo, danificado ou acumulado no fundo das paredes;
  • Para evitar o chão frio no inverno, coloque uma base isolante sob o seu pavimento;
  • Isole a chaminé ou feche a lareira para evitar desperdiçar e energia;
  • No verão, aposte em toldos nas zonas exteriores para se proteger do calor.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Imobiliário

Ultima actualização: 07 fevereiro 2022
Botão Voltar ao Topo