Lifestyle

Aquecedores: guia para escolher o ideal

O aquecedor ideal para a sua casa

O inverno chegou em força e com ele o tempo frio. Em Portugal, existem muitas famílias que ainda sofrem com as baixas temperaturas, sendo que, na maior parte dos casos, a culpa é do fraco isolamento térmico. Aliás, é por essa razão que o Governo Português “face à importância da melhoria do isolamento térmico enquanto medida de eficiência energética” criou o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis. Infelizmente nem toda a população tem a possibilidade de investir num bom isolamento térmico, o que significa que a solução para as baixas temperaturas são os aquecedores. Com opções bem em conta no mercado, para todo o tipo de ambientes, carteiras e espaços, certamente irá encontrar um aparelho que satisfaça as suas necessidades (e que sobretudo o mantenha quente durante o inverno rigoroso). Mas antes de investir neste eletrodoméstico deve prestar atenção a um conjunto de requisitos. Explicamos tudo neste guia.

Como o escolher o Aquecedor certo

É importante que avalie todos os prós e contras de determinado modelo de aquecedor. Assim, na hora de eleger um equipamento, não deve tomar a decisão de ânimo leve. A decisão deve ser tomada tendo por base um conjunto de fatores específicos, além da estética do aparelho e do gosto pessoal. Assim, apresentamos-lhe uma lista de itens que deve avaliar antes de investir no aquecedor ideal.

Custo/Eficiência Energética

Certamente que terá um valor adjudicado para a compra do aparelho e não vai querer fugir muito dele. E se assim for, deverá considerar o conjunto de eletrodomésticos que estão ao alcance do seu orçamento, assim como as suas características – potência, tipo de controlo, etc. Mas sem dúvida que um dos principais atributos que deve avaliar é a eficiência energética. É que esta componente irá certamente impactar o valor da sua fatura da luz ou gás. Quanto mais eficiente o aparelho for, mais poupa ao final do mês.

Dimensão do local a aquecer

Outro dos fatores a que deve prestar atenção é o tamanho da divisão que pretende aquecer, já que este é proporcional à capacidade do aparelho. Certamente que aquecer um quarto pequeno não é o mesmo do que aquecer uma sala de estar grande. Assim sendo, tome nota dos valores indicados para cada área:

  • 10 a 15m2 – 1000W
  • 30m2 – 2000 a 2500W

Segurança: avalie o local a aquecer

Na hora de escolher o seu aquecedor, deve avaliar se o local onde o pretende instalar é o mais indicado. É que existem certas divisões da casa onde é desaconselhável ter este tipo de aparelho. Falamos dos espaços mais húmidos, como as casas de banho, mas também de ambientes com cortinas ou materiais inflamáveis, que podem potenciar o risco de incêndio. Uma forma de aumentar a segurança com estes eletrodomésticos é escolher um que tenha termóstato. Além de conseguir poupar energia com esta solução, também irá ter uma segurança extra. Em alternativa, pode sempre eleger um aparelho com temporizador ou as famosas tomadas com temporizador, que lhe permitem ligar e desligar o aquecimento a horas específicas, mesmo quando está fora de casa.

 

Peso e volume

Se o seu objetivo para o aquecedor obrigar a que este se movimente entre as várias divisões da casa, então deve optar por uma solução lhe permita fazer o transporte. Existem vários modelos de aquecedores leves e portáteis, mas tenha em atenção que muitas vezes estes são pouco indicados para aquecer grandes dimensões. Lembre-se: quanto maior o aquecedor, mais área este irá cobrir.

Tipos de Aquecedores

Posto isto, é tempo de lhe apresentarmos os vários tipos de aquecedores à venda no mercado. Pondere bem qual é a melhor solução para o seu caso tendo em conta os factores acima citados, o seu orçamento e claro, a estética e gosto pessoal.

  • Termoventiladores: pequenos, fáceis de transportar e rápidos a aquecer, este tipo de aquecedor é ideal para divisões pequenas ou locais específicos da casa que necessitem de aquecimento pontual.
  • Convetores: oferecem calor de forma eficiente e homogénea. Os convetores têm a capacidade de aquecer divisões maiores, recorrendo à sua resistência. Quando não têm ventoinha conseguem ser bastante silenciosos.
  • Halógeneo: silenciosos e eficazes, os aquecedores de halógeneo distribuem o calor através de radiações de forma uniforme e por toda a casa.
  • Lareira elétrica: se procura uma solução esteticamente apelativa e suficientemente real, a lareira elétrica é uma boa opção. Não verá chamas verdadeiras, mas o convetor elétrico deste aparelho proporciona uma temperatura agradável.
  • A óleo: como o próprio nome indica, este tipo de aquecedores funciona a óleo e a maioria deve ser ligada à eletricidade. Uma das desvantagens deste aparelho é o tempo que demora aquecer. Mas uma vez quente, mesmo depois de desligado, consegue conservar o calor por um período de tempo considerável. Note que o tamanho do aquecedor vai ditar o tipo de divisão a aquecer e o tempo que demora a fazê-lo.
  • A gás: a nível de eficiência e preço, os aquecedores a gás são das melhores alternativas no mercado, já que utilizam uma das energias mais baratas: o gás. Aquecem de forma bastante rápida as divisões, mas atenção: não os deve colocar em espaços mal ventilado e com uma dimensão inferior a 20m2.

Leia também: Tudo sobre a leitura da eletricidade

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 29 dezembro 2021
Botão Voltar ao Topo