Decoração

Ideias para reformular o sótão ou cave

Reformule o seu escritório ou cave com estas dicas

Apesar de todo o seu potencial, normalmente o sotão e a cave são divisões esquecidas e pouco aproveitadas por quem tem a sorte de poder contar com elas em casa. Talvez por serem mais recônditos e escondidos são muitas vezes considerados locais escuros, desarrumados e propícios à acumulação de tralha e lixo. Mas com algum planeamento, investimento e dedicação pode criar espaços verdadeiramente impressionantes e funcionais nestas divisões mal afamadas. Deixamos-lhe uma lista de sugestões para se inspirar e começar a pensar na próxima mudança que irá fazer em sua casa

Um ginásio caseiro

ginásio caseiro no sotão

Se é adepto do exercício físico então o sotão ou a cave é um ótimo espaço para criar um ginásio caseiro. Atualmente, já não necessita de fazer um grande investimento para conseguir ter um local de treino bem abastecido. Existem várias opções no mercado de equipamentos para todas as carteiras e planos de treino. É claro que num ginásio que se preze não podem faltar algumas das peças chave para o treino: pesos, colchões, fitas de musculação, cordas, fit balls, entre outros. A vantagem é que pode sempre adaptar os equipamentos às suas necessidades de treino e objetivos. E não se esqueça: como é um local onde irá realizar um nível de atividade física elevado, é crucial manter a divisão arejada para evitar os maus odores.

Faça o seu próprio cinema em casa

cinema em casa

Ter um cinema em casa é o sonho de qualquer amante da 7ª arte. Pode sempre transformar a sua sala de estar numa sala de cinema, como aliás já sugerimos aqui, mas as caves são as divisões mais indicadas para recriar essa atmosfera, já que possuem uma luminosidade reduzida por natureza. Para isso só precisa de um bom ecrã, um sistema de som de qualidade, um sofá confortável, várias almofadas e muitas pipocas à mistura. Já sabe qual vai ser o filme que vai ver na sua futura sala de cinema caseira?

Sim, é possível ter um quarto no sótão

quarto no sotão

E por falar em cinema, a ideia de quartos no sótão é muitas vezes passada através dos filmes e séries, onde as personagens, na sua maioria adolescentes, criam o seu mundo à parte nestas divisões. De facto, o sotão é uma divisão tão boa como outra qualquer para ser aproveitada como quarto. Para isso basta garantir que dispõe de um bom isolamento. O resto é com a imaginação de cada um.

Crie uma adega

adega de vinhos

Para construir uma adega em casa necessita de alguma paciência e investimento. É claro que o local ideal será a cave, por se tratar de um espaço escuro, fresco e com circulação de ar. O vinho é um produto bastante delicado por isso é necessário ter atenção a pormenores como a iluminação, a temperatura e a humidade. Todos estes fatores podem influenciar a qualidade da bebida, por isso se tiver possibilidade de fazer um investimento mais avultado, considere apostar numa adega climatizada, que mantém os valores ideais para a boa conservação do vinho.

Mude o escritório

escritório no sotão

Com o aumento da tendência do trabalho em casa são muitos aqueles que se viram obrigados a designar um espaço em casa para o escritório ou simplesmente a arranjarem soluções mais temporárias. E porque não trabalhar a partir da cave ou do sotão? Pode criar um espaço inteiramente designado ao trabalho, separando as divisões destinadas ao lazer das divisões destinadas às obrigações. Desta forma, aproveitará muito melhor o espaço da sua casa e também terá a possibilidade de decorar a divisão ao seu gosto (como se fosse mesmo o escritório da sua empresa).

Construa um atelier

atelier no sotão

Os mais criativos certamente apreciaram a possibilidade de terem um atelier em casa. Dependendo do seu hobbie – desenho, trabalhos manuais, pintura, escultura, música – pode sempre adaptar o seu sotão ou cave às suas necessidades. Faça um planeamento do espaço e crie áreas: o local de trabalho, locais para armazenar os materiais de trabalho e locais para guardar eventuais criações. Se o seu hobbie for a leitura, pode sempre criar uma biblioteca recorrendo a um conjunto de estantes e designando um cantinho da divisão para um cadeirão e candeeiro.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 13 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo