Finanças

Quais são as dúvidas que os compradores enfrentam atualmente?

Quais são as dúvidas que os compradores enfrentam atualmente?

A crise pandémica exige ajustes à realidade até então conhecida e, o caso do setor imobiliário não foi exceção. Com rotinas e hábitos alterados de um momento para o outro, é natural surgirem dúvidas quanto aos procedimentos e burocracias relacionadas com o setor imobiliário, nomeadamente para compradores de imóveis. Neste artigo, reunimos e procuramos responder às principais dúvidas que os compradores portugueses têm com o fim do Estado de Emergência.

 

Consigo fazer um crédito à habitação nesta altura?

Para as pessoas que já compraram casa e estão a pagar crédito à habitação, o Banco de Portugal anunciou medidas extraordinárias de proteção dos clientes. Como já tinha sido divulgado dia 27 de Março, entrou em vigor (até 30 de setembro) a moratória para os contratos celebrados com clientes bancários.

Para as pessoas que estão a pensar comprar um imóvel também há notícias animadoras. Segundo os dados divulgados dia 10 de Abril, os juros do crédito à habitação continuam abaixo do 1%. Contudo houve uma ligeira subida, sendo que em fevereiro a taxa de juro estava a 0,0997% e em março, subiu para 0,998%.

Se por outro lado ainda está à procura de um imóvel e necessita de recorrer a um crédito à habitação, converse com o seu gestor bancário e veja a viabilidade da aprovação de um crédito. Junto do mesmo, perceba quais as possibilidades de conseguir o crédito à habitação e quais os valores máximos que poderá atingir. Desta forma, evitará perder algum negócio, não conseguindo comprar uma casa, por falta de aprovação de crédito.

É possível calcular à distância os custos com a prestação mensal do crédito à habitação, através de vários simuladores online. Deste modo, ficará mais fácil definir o seu budget. Aproveite ainda para comparar diferentes ofertas bancárias.

 

Estava a pensar comprar um imóvel, mas falta fazer a avaliação do imóvel. É possível fazer agora a avaliação ou tenho de esperar?

Sim. A CMVM emitiu recomendações para que seja permitido dar continuidade aos negócios imobiliários. Pretende-se utilizar as tecnologias para garantir a continuidade dos processos de avaliação de imóveis. Agora passa a ser possível avaliar um imóvel com as plantas dos imóveis e com videoconferências, sem que os avaliadores tenham de estar presentes.

 

Posso fazer visitas ao imóvel? Se sim, como?

Com o fim do estado de emergência não há nada que o impeça de visitar o imóvel. As agências imobiliárias estão a efetuar visitas aos imóveis com todos os cuidados necessários , tais como: utilizar uma máscara de protecção, higienizar as mãos com uma solução à base de álcool caso não consiga lavar as mãos no imediato, manter pelo menos dois metros de distância. Contudo, muitas agências imobiliárias estão a promover visitas virtuais e reuniões por videochamada. Estas visitas remotas contam com as novas tecnologias, nomeadamente, a realidade virtual e vídeos em 3D. Com o objetivo de acompanhar a tendência da digitalização, já é possível no Imovirtual filtrar por visitas virtuais, vídeos 3D e a planta do seu imóvel.  Se por um lado poupa tempo nas deslocações, pode aproveitar para usar esse tempo para visitar mais imóveis, do que habitualmente faria presencialmente. 

A visita física continua a ser essencial antes de comprar uma casa, mas poderá realizá-la numa fase posterior, avaliando todos os pormenores que possam escapar na visita virtual.

Não se esqueça de verificar a informação financeira do imóvel e, para tal, recorra ao apoio de um consultor imobiliário, para verificar se existem encargos de que não tenha conhecimento.

Quero comprar um imóvel, posso fazer a escritura?

Sim, há algumas conservatórias ou cartórios notariais abertas. Contudo, o Ministério da Justiça anunciou que está a preparar, em conjunto com notários e imobiliárias, procedimentos que facilitem a realização de compra e venda de imóveis à distância. A ideia é as pessoas evitarem as deslocações para este tipo de serviços e tentar ajudar o mercado imobiliário.
Pode também recorrer ao serviço Casa Pronta para resolver situações relacionadas com os imóveis. Este serviço tem como objetivo facilitar num único balcão a otimização de toda a documentação relacionada com a compra e venda de casa, bem como agilizar todos os processos que tenham a ver com a preparação das escrituras.

Em alternativa à escritura notarial pode ser utilizado o Documento Particular Autenticado (DPA), sendo apenas necessário um advogado, um solicitador ou um conservador.

Dica: alerte o cliente que caso algum dos intervenientes manifeste algum sintoma ou faça parte de um grupo de risco deve adiar-se este momento e sugira para que cumpram as normas de segurança (distanciamento social, utilização de máscara e desinfetante).

Aproveite o momento para investir

Efetivamente, a pandemia não dita que se terminem as negociações ou que não seja esta uma boa altura para fazer um negócio. Existe, inclusive, grandes oportunidades de negócio para quem estiver atento e quiser comprar uma casa em tempos de covid-19.

Aproveite para fazer várias pesquisas no Imovirtual onde poderá encontrar as melhores ofertas para comprar uma casa, apartamentos e moradias, novas ou usadas. Faça várias visitas virtuais, fale com agentes imobiliários e simule créditos à habitação.

Durante o processo de decisão de comprar uma casa, deve ter em conta que se trata de um investimento a longo prazo e, como tal, deve acautelar-se de todos os cenários neste tipo de negócio. Se vai ser a sua primeira casa, pode parecer um desafio os primeiros passos a tomar, mas bastará seguir as fontes de referência no mercado para se assegurar que está a fazer a escolha certa.

Saiba que pode fazer as suas pesquisas quer pelo site oficial do Imovirtual, ou mesmo através pelo telemóvel e tablet, através da aplicação disponível gratuitamente. Selecione todos os imóveis que lhe agradam e faça uma lista dos seus favoritos.

Com o abrandamento das operações de compra e venda de imóveis, este pode traduzir-se num excelente momento para encontrar uma oportunidade de negócio, mesmo que o faça, inicialmente, de forma remota.

Se está neste momento à procura da sua futura casa, aconselhe-se junto de um consultor imobiliário para esclarecer todas as suas dúvidas e encontrar a casa dos seus sonhos.

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Leia também:

  • Quais as questões que deve colocar ao agente imobiliário antes de comprar uma casa?
  • Saiba onde pode marcar a escritura de um imóvel durante o Estado de Emergência
  • As rendas de imóveis tornam-se mais acessíveis

Ultima actualização: 15 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo