Finanças

Prazos máximos do Crédito Habitação

Prazos máximos do Crédito Habitação

Quem pretende solicitar um Crédito Habitação para a compra de casa terá as regras alteradas a partir de abril de 2022. De acordo com o Jornal Observador, o Banco de Portugal recomendou que “a maturidade média do conjunto de novos contratos deve convergir, de forma gradual, para 30 anos até final de 2022“. Esta medida influencia a concessão de crédito, já que estabelece limites máximos, considerando a idade dos mutuários. Isto significada que solicitar um empréstimo será mais complicado para pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 35+. É que a partir do próximo mês entram em vigor as seguintes normas:

  • O prazo máximo dos créditos à habitação permanece de 40 anos apenas para os mutuários até 30 anos.
  • Quem tem entre 30 e 35 anos, verá o prazo máximo recomendado descer para 37 anos.
  • Para os mutuários com mais de 35 anos, o prazo máximo do contrato recomendado pelo Banco de Portugal desce para os 35 anos.  

Esta alteração irá efetivamente afetar os casais mais jovens, cujas prestações mensais pesarão mais no orçamento mensal. Isto porque com a diminuição do prazo máximo para o pagamento do Crédito Habitação, a taxa de esforço irá inevitavelmente aumentar. Note que, mesmo que a sua idade se situe entre os 30 e 35 anos será considerado como um cliente jovem pelas instituição financeiras.

Para garantir as melhores condições possíveis para o seu Crédito Habitação, o ideal será sempre solicitar várias simulações de empréstimo junto de vários bancos, comparando as propostas. Isto porque, ao capital em dívida, acrescem ainda os juros, as comissões e os seguros, assim como variáveis como o spread, o LTV ou a Euribor.

Por isso faça contas à vida para perceber quais serão as melhores alternativas a longo prazo para a sua situação em concreto.

Conheça: Dicas para comparar propostas do Crédito Habitação

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Finanças

Ultima actualização: 16 março 2022
Botão Voltar ao Topo