Finanças

O que é o LTV?

Saiba o que é o LTV

É de conhecimento geral que ao comprar uma casa recorrendo a um Crédito Habitação, as instituições financeiras não vão emprestar a totalidade do valor. Exceto nos casos em que o próprio banco é proprietário do imóvel e sendo assim, o cliente poderá beneficiar de imóveis com financiamento a 100%. Mas nas outras construções, é quase certo que terá de dar um valor de entrada com capitais próprios, podendo apenas usufruir de 60% a 80% do valor do imóvel a partir do Crédito Habitação.

Por isso, é importante que esteja a par da função do LTV, uma sigla que se traduz pela expressão inglesa Loan to Value. Este estrangeirismo é bastante utilizado no meio bancário e no fundo trata-se do rácio que corresponde à percentagem a ser solicitada aos bancos relativamente ao valor do imóvel. Note que, o LTV representa o risco para os bancos de determinado empréstimo, sendo que quanto maior for o valor do crédito comparativamente ao valor do imóvel, maior será o risco que as instituições financeiras vão assumir ao financiar um cliente. E um eventual aumento do risco irá resultar num aumento do spread.

Leia também: Saiba as situações em que não pode haver agravamento de spread

Existem dois valores fulcrais para a determinação do LTV: o valor de compra e o valor da avaliação. O primeiro está associado ao preço a que o imóvel irá ser negociado e que constará da escritura. O segundo corresponde ao valor do imóvel determinado por um perito credenciado, dependendo da qualidade da construção, localização, tipologia, estado do imóvel, valorização da zona habitacional

Em português, o Loan to Value é também conhecido como “rácio financiamento garantia” e pode ser calculado a partir da seguinte fórmula:

  • LTV (%) = (Montante do empréstimo / valor de garantia do imóvel) x 100

Em suma, podemos dizer que para este indicador contribuem fatores como o montante da entrada inicial, o preço de venda e o valor da avaliação do imóvel, sendo que este é um rácio dinâmico. Isto significa que durante a vida do empréstimo, o LTV vai diminuir à medida que saldar a dívida para com o banco, ao mesmo tempo que o valor da casa acaba por aumentar.

Note ainda que existem limites máximos para o LTV de novos contratos de crédito à habitação, crédito com garantia hipotecária ou equivalente. São eles:

  • 90% para crédito habitação destinado à aquisição ou construção de habitação própria e permanente;
  • 85% para crédito habitação e créditos com garantia hipotecária ou equivalente destinada a outras finalidades.

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Finanças

Ultima actualização: 09 março 2022
Botão Voltar ao Topo